Os 10 Benefícios da Moringa Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 10 Benefícios da Moringa Para Saúde
4.6 (92.73%) 11 votes

Benefícios da Moringa Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, a Moringa traz uma série de benefícios, tanto para saúde e nutrição, quanto para economia e meio ambiente. Se cada família que habita os trópicos tivesse uma árvore da planta plantada no quintal de casa, haveria menos fome e desnutrição no mundo.

Sementes da planta e raízes são usadas para extrair óleo e as flores podem ser cozidas e comidas. Além destes, sua casca, seiva, sementes, óleo, folhas, raízes e flores são usados ​​na fabricação de medicamentos tradicionais em muitos países.

É uma planta polivalente e suas folhas, vagens, frutos, flores, raízes e casca são benéficas de uma forma ou de outra. A Moringa cresce facilmente no clima semi-árido, tropical e subtropical e é considerada benéfica para os seres humanos, pois suas várias partes são comestíveis. Algumas das partes mais usadas são as folhas e sementes da planta.

 

Valor Nutricional:

Folhas da planta e vagens são uma potência nutricional que fornece uma grande variedade e quantidade de proteínas essenciais, vitaminas e minerais. É uma rica fonte de aminoácidos essenciais, que são os blocos de construção das proteínas.

Ele também contém uma quantidade significativa de vitaminas, como vitamina A, vitamina B1 (tiamina), B2 ( riboflavina ), B3 ( niacina ), B6, folato e ácido ascórbico (vitamina C). Sua riqueza mineral inclui cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Ele contém uma quantidade muito baixa de gorduras e não oferece colesterol prejudicial.

Veja Também: Receita Caseira de Chá de Moringa Para Tratar Diabetes!

1. Benefícios da Moringa Oferece Excelente Suporte Nutricional:

Ter uma árvore Moringa no jardim é suficiente para atender às necessidades nutricionais de toda a família. As folhas têm a maior pontuação a esse respeito. Folhas de Moringa são uma excelente fonte de cálcio e um depósito de muitos outros minerais e vitaminas.

100 gramas de folhas secas de Moringa contêm 17 vezes mais cálcio do que leite e 25 vezes mais ferro que espinafre. Seu teor de beta-caroteno é 10 vezes maior do que as cenouras. Eles são ricos em minerais como potássio, ferro e zinco e em vitamina C e vitaminas do complexo B.

As folhas de Moringa também são surpreendentemente ricas em proteínas, contendo 4 vezes mais do que os ovos fornecem. Existem 2 gramas de proteína em cada xícara de folhas frescas de Moringa. Embora a maioria das fontes vegetais de proteína sejam consideradas inferiores às fontes animais, a Moringa tem a vantagem de conter todos os aminoácidos essenciais, tornando-a uma proteína completa.

2. Proporcionam o Aumento de Energia:

Nosso corpo está em constante necessidade de energia apenas para funcionar normalmente. As necessidades de energia do nosso corpo para o crescimento e reparação dos tecidos são atendidas pelos alimentos que comemos, mas à medida que envelhecemos, nosso corpo enfrenta mais danos celulares e se torna menos eficiente no processo regenerativo.

Isso nos deixa cansados ​​e apáticos. Muitas vezes dependemos de impulsionadores de energia, como a cafeína, mas eles só fornecem surtos temporários. Além disso, tendemos a precisar de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito.

Veja Também: As 6 Dicas de Como Consumir a Moringa

3. Benefícios da Moringa Atua no Controle do Açúcar no Sangue:

Comer uma colher de sopa de folhas de Moringa levemente tostadas no início da manhã é um remédio herbal tradicional para a hiperglicemia. Estudos laboratoriais recentes utilizando pó de folha em animais diabéticos mostram que isto é realmente útil na regulação do açúcar no sangue.

O efeito benéfico é parcialmente atribuído ao teor de fibras, mas a quercetina-3-glicosídeo em Moringa, bem como os isotiocianatos e o ácido clorogênico, podem estar desempenhando um papel importante.

Estudos em pequena escala sobre pessoas diabéticas mostraram-se promissores com apenas 7 gramas de folhas de Moringa em pó, tomadas por um período de 3 meses. Descobriu-se que 50 gramas de folhas frescas, como parte da dieta normal, reduzem significativamente os picos de açúcar no sangue após a refeição.

4. Atua no Combate de Vários Tipos de Câncer:

O arsenal anti-câncer da Moringa é impressionante. Além das vitaminas antioxidantes A, C e E, contém kaempferol, quercetina e ramnetina. Uma vez que os crescimentos cancerígenos são desencadeados por danos causados ​​pelos radicais livres a nível celular, não é surpreendente que a Moringa deva ter um efeito anti-cancerígeno.

Veja Também: As 5 Formas de Usar a Moringa Para Rejuvenescer a Pele

Testes de laboratório provaram que tem uma ação benéfica contra câncer de fígado, pulmão, ovário e pele. Enquanto mais estudos estão sendo feitos para avaliar o significado clínico desses achados, não faz mal incluir mais Moringa em nossa dieta ou usar apenas 7 gramas de pó de folhas (1 ½ colher de chá) (disponível para compra nesta página na Amazon ) como suplemento nutricional.

5. Benefícios da Moringa Para Reduzir o Colesterol Sérico:

A medicina tradicional está começando a reconhecer alguns dos benefícios da planta, sendo um deles a sua capacidade de reduzir o colesterol. Muitos sistemas de medicina tradicional da Ásia têm usado o extrato de folhas de Moringa e raiz como tônicos do coração.

Estas preparações à base de plantas demonstraram reduzir o colesterol sérico e a formação de placas ateroscleróticas. Estudos laboratoriais em coelhos mostraram redução de 50% do colesterol sérico e redução de 86% da formação de placa aterosclerótica em 12 semanas de administração do extrato de Moringa.

6. Ajuda a Melhorar a Função Renal:

A árvore Moringa também é conhecida como rábano, porque um condimento picante semelhante ao molho de rábano pode ser preparado a partir de sua raiz. No entanto, os compostos ativos encontrados nas folhas ocorrem na raiz em concentrações muito maiores; Portanto, é usado principalmente para fins medicinais.

Veja Também: Moringa – Receitas, Benefícios e Propriedades Para a Saúde

As propriedades diuréticas e desintoxicantes do extrato de raiz de planta ajudam a melhorar a função renal e a resolver infecções do trato urinário. Extrato de raiz de Moringa é usado para tratar pedras nos rins, uma vez que ajuda a expulsar o excesso de cálcio dos rins. Ao ajudar a expulsar as pedras, pode reduzir a dor e inflamação associadas também.

7. Benefícios da Moringa Melhora a Função Imunológica:

Incluindo folhas de Moringa e frutas na dieta ajuda a aumentar a imunidade e oferece proteção contra doenças sazonais. Na Índia, as folhas de Moringa são geralmente adicionadas às sopas de lentilhas durante a temporada de gripes e resfriados para aumentar a resistência a doenças.

Esta prática é um salva-vidas nas comunidades pobres, onde as pessoas vivem em condições de insalubridade, com pouco ou nenhum acesso a instalações médicas. As folhas da Moringa são parte do suplemento herbáceo dado aos pacientes HIV como um adjuvante à terapia anti-retroviral.

8. É Útil Para Tratar Problemas Gastrointestinais:

Adicionando um punhado de folhas de Moringa para sopas e pratos de vegetais é a melhor maneira de manter as coisas em movimento. folhas de Moringa têm um efeito laxante suave. O alto teor de fibras facilita a movimentação do conteúdo estomacal ao longo do trato digestivo e alivia a constipação. Moringa pode cuidar de pequenos problemas digestivos causados ​​por vermes e micróbios gastrointestinais. O extrato de raiz é um remédio herbal para vermes de helmintos.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Azeite de Moringa Para Beleza

9. Benefícios da Moringa Ajuda a Reduzir a Inflamação no Corpo:

A resposta inflamatória às lesões é parte integrante do mecanismo de cura natural do corpo, mas a inflamação crônica, provavelmente resultante dos danos causados ​​pelos radicais livres, pode ter um efeito adverso em nosso sistema metabólico. A doença cardíaca e os distúrbios metabólicos, como a resistência à insulina e o diabetes, são considerados resultado de uma inflamação crônica.

Não só as folhas de Moringa, mas os seus frutos e flores utilizados como vegetais, bem como o extracto das suas sementes, têm ação anti-inflamatória. Incluí-los em sua dieta ou na forma de suplementos pode ajudar a afastar essas condições de doença.

10. Regula a Função da Tireioideo:

Moringa parece estar tendo uma ação reguladora sobre a glândula tireoide. Por exemplo, pessoas com doença de Graves ou tireoide hiperativa encontram melhora significativa em seus sintomas no uso regular de suplementos de Moringa. As condições inflamatórias da tiroide, como a doença de Hashimoto, podem ser resolvidas sem medicação se a Moringa for consumida regularmente.

Efeitos Colaterais:

Folhas de Moringa, flores e baquetas podem ser usadas livremente na culinária, mas as preparações de ervas devem ser usadas de forma criteriosa, pois são altamente concentradas e muito potentes. Problemas gastrointestinais leves são naturais quando novos itens, como pó de folhas da planta, são introduzidos na dieta, mas devem ser resolvidos em poucos dias.

Veja Também: Como Usar Óleo de Moringa Para Combater as Rugas!

Se as reações adversas persistirem ou se surgirem alergias, esta deve ser descontinuada. Cozinhar folhas de planta na manteiga ou outro tipo de gordura saudável e, em seguida, um pouco de amassar aumenta a biodisponibilidade de nutrientes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *