Vitamina B4 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitamina B4 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências
4.6 (92.43%) 37 votes

A Vitamina B4 é um nutriente muito importante para o nosso organismo. Além disso, a Vitamina B4 ajuda no processo de várias funções do nosso corpo. E para que você seja beneficiado com essas qualidades trouxemos algumas informações importantes. A Vitamina B4 ou também conhecida por adenina tem a função de estimular a formação de algumas células do sangue sendo por isso indicada a sua ingestão em casos clínicos de algumas doenças deste fluido.o que e a vitamina b4

Esta pode ser encontrada nalguns grãos de cereais, na levedura e no fígado entre outros alimentos. Quando esta vitamina se encontra ausente do organismo pode ser detetada a polineurite, dando origem a uma diminuição da quantidade de glóbulos brancos ou leucócitos.

A Vitamina B4 não é mais considerada uma vitamina verdadeira. Porém, duas vitaminas B, niacina e riboflavina, ligam-se com a Vitamina B4 para formarem os co-fatores essenciais dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e o dinucleotídeo flavina-adenina (FAD) respectivamente.

Alguns cientistas acreditam que, na origem da vida na terra, a primeira adenina foi formada pela polimerização de cinco moléculas de cianeto de hidrogênio (HCN). Porém, há quem questione tal acontecimento.

O que é a Vitamina B4

A Vitamina B4 ou adenina é uma purina que possui uma grande variedade de papéis em bioquímica participando da respiração celular, na forma de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinucleotídeo flavina-adenina (FAD). Na síntese de proteínas participa como um componente químico do ADN e ARN

Fontes de vitamina Vitamina B4

Entre os alimentos que possuem a Vitamina B4, encontram-se:

Benefícios da Vitamina B4

Uma das funções da Vitamina B4 é manutenção da sanidade mental e emocional do ser humano (a Vitamina B4 tem ajuda de outros intervenientes nesta área, mas é o maior responsável). Consequentemente são aconselháveis em casos de ansiedade ou depressão.

Por outro lado são, também, essenciais na saúde de pele, olhos, nervos, fígado, cabelo e boca. Também tem um papel importante a nível muscular no aparelho gastrointestinal.

Outra vantagem da Vitamina B4 é que este ajuda na digestão e, posterior, absorção de gorduras, carboidratos e proteínas. Depois deste complexo chegar ao estomago, estimula a libertação e controla o suco gástrico e a sua ação, o que ajuda na digestão e absorção de nutrientes.

Este último fato pode ajudar no emagrecimento. Para quem pratique desporto, é importante uma alimentação rica neste complexo.

Deficiência de de Vitamina B4

A deficiência de Vitamina B4 é rara, mas, no entanto, pode ser um dos seguintes sintomas:

  • O aumento da fadiga e apatia,
  • Sangramento,
  • Crises nervosas,
  • A ocorrência freqüente de mau humor,
  • Irritabilidade.

Também é reforçada a probabilidade de desaceleração processos de regeneração de tecidos danificados no corpo, o crescimento e o desenvolvimento ativo.

Pode piorar o funcionamento do fígado, desenvolver a predisposição para jirovomy gepatozy, substituição de gepatocitov (células do fígado) sobre o tecido conjuntivo.benefícios da vitamina b4

Indiretos sinais de deficiência de Vitamina B4 pode ser excesso de peso, o aumento do nível de colesterol no sangue, a insuficiência da produção de leite materno em mulheres lactantes, o prejuízo da memória.

A deficiência deste conexão implica uma diminuição da síntese de carnitina, responsável pelo processo de engajamento de ácidos graxos na reação de clivagem, com a liberação de energia.

As causas da deficiência de Vitamina B4 – ingestão insuficiente de proteínas, abuso de álcool, a ingestão prolongada de antibióticos, problemas com os rins.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *