Riboflavina – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Riboflavina – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!
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Riboflavina – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência, que devemos conhecer. Além disso, a Riboflavina é importante para o metabolismo das gorduras, dos hidratos de carbono e das proteínas. Essa vitamina também é responsável por regular a enzima da tiroide e na produção de corticosteroides.

Riboflavina - O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

O Que é a Riboflavina?

A Riboflavina, também conhecida como Vitamina B2, é uma vitamina do importantíssimo complexo B, essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas, pois participa de diversos processos químicos dentro do organismo.

Mas este não é o único motivo para procurar esta vitamina, uma vez que existem diversos benefícios da Vitamina B2 para a nossa saúde.

Fontes da Riboflavina:

Leite e seus derivados, carne vermelha, ovos, nozes, farinha, pães ou cereais enriquecidos, peru, peixe, vegetais verdes, aspargos, alcachofra, abacate, brócolis, feijão, feijão branco, batata doce, abóbora são as principais fontes e alimentos com Vitamina B2. Agora conheça, os 20 Benefícios da Riboflavina Para Saúde:

1. Benefícios da Riboflavina Contra a Anemia:

Uma das causas da anemia é a baixa produção ou excesso de glóbulos vermelhas defeituosas, acarretando numa distribuição deficiente de nutrientes e oxigênio pelo corpo.

2. Combate a Perda de Memória:

Um dos benefícios da Riboflavina é auxiliar na formação da bainha de mielina, peça fundamental em torno das fibras nervosas e permitir o fluxo de mensagens entre os neurônios.

3. Liberação de Hormônios:

A Vitamina B2 é responsável por liberar hormônios muito importantes ao serem durante as atividades físicas, como a adrenalina, garantindo a sensação de bem estar e satisfação.

Veja Também: Os 12 Alimentos Rico em Riboflavina…

4. Benefícios da Riboflavina Para Prevenir Danos aos Nervos do Pé:

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos do pé é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação.

Por isso, seu consumo é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

Riboflavina - O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

5. Previne o Câncer Cervical:

A Riboflavina ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios desta vitamina.

6. A Riboflavina Ajuda na Produção de Energia:

Esta vitamina desempenha um papel importante na produção de energia através do apoio do metabolismo das gorduras, hidratos de carbono e proteínas.

7. Enxaqueca:

Inúmeros estudos comprovam que a enxaqueca, independente da causa do seu desencadeamento, pode ser combatida com o uso de altas doses de Vitamina B2 sob supervisão médica.

8. Fortalece o Sistema Imunológico:

A Vitamina B2 também ajuda a aumentar a imunidade natural através do reforço das reservas de anticorpos e do reforço do sistema de defesa contra infecções

Lembre-se de ter uma dieta bem equilibrada para garantir o fornecimento de Riboflavina, que precisa ser reabastecida diariamente.

9. Combate a Acne:

A Riboflavina é capaz de restaurar tecidos danificados e é a responsável pelo combate à acne, já que ela nada mais é do que tecidos inflamados por causa do entupimento dos poros.

10. Benefícios da Riboflavina Contra a Catarata:

A concentração de Vitamina B2 é essencial para que as enzimas responsáveis pelo combate à opacidade do cristalino funcionem de maneira saudável, protegendo os nossos olhos de possíveis problemas, como a catarata.

Outros Benefícios da Riboflavina Para Saúde:

  • Manter o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  • Manter a saúde da pele e da boca;
  • Participar da produção de energia no corpo;
  • Favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  • Atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose;

Riboflavina - O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Sinais da Deficiência da Riboflavina:

Efeitos causados pela ausência de Vitamina B2:

  • Descamação na pele;
  • Falta de energia;
  • Sensibilidade visual;
  • Anemia;
  • Vascularização da córnea;
  • Inflamações na boca (língua vermelha e feridas no canto da boca);
  • Sensação de frio ou dor nas extremidades do corpo;
  • Cansaço;
  • Coceira na pele.

Apesar desses serem os sintomas de maior ocorrência por conta da falta de Vitamina B2, para que se identifique a ausência desse nutriente no organismo não é preciso passar por todas essas reações.

A falta desta vitamina pode causar problemas, sendo mais comum em pessoas que fazem dietas vegetarianas sem a inclusão de leite e ovos no cardápio.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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