Nutrientes

Riboflavina: o que é, fontes, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/12/2017 (atualizado em 06/10/2021)
para que serve a vitamina B2?

A riboflavina, é importante e atua como antioxidante. Por ser solúvel em água, deve ser obtida por uma dieta saudável e reabastecida com frequência. Além disso, a riboflavina é importante para o metabolismo das gorduras, dos hidratos de carbono e das proteínas. Essa vitamina também é responsável por regular a enzima da tiroide e na produção de corticosteroides.

quais os benefícios da riboflavina?

O que é a riboflavina?

A riboflavina, também conhecida como Vitamina B2, é uma vitamina do importantíssimo complexo B, essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas, pois participa de diversos processos químicos dentro do organismo.

Mas este não é o único motivo para procurar esta vitamina, uma vez que existem diversos benefícios da Vitamina B2 para a nossa saúde.

Fontes da riboflavina:

Leite e seus derivados, carne vermelha, ovos, nozes, farinha, pães ou cereais enriquecidos, peru, peixe, vegetais verdes, aspargos, alcachofra, abacate, brócolis, feijão, feijão branco, batata doce, abóbora são as principais fontes e alimentos com Vitamina B2.

Quais os benefícios da riboflavina?

1. Contra a anemia:

Uma das causas da anemia é a baixa produção ou excesso de glóbulos vermelhas defeituosas, acarretando numa distribuição deficiente de nutrientes e oxigênio pelo corpo.

2. Combate a perda de memória:

Um dos benefícios da riboflavina é auxiliar na formação da bainha de mielina, peça fundamental em torno das fibras nervosas e permitir o fluxo de mensagens entre os neurônios.

3. Liberação de hormônios:

A Vitamina B2 é responsável por liberar hormônios muito importantes ao serem durante as atividades físicas, como a adrenalina, garantindo a sensação de bem estar e satisfação.

4. Prevenir danos aos nervos do pé:

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos do pé é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação.

Por isso, seu consumo é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

a riboflavina previne o câncer cervical

5. Previne o câncer cervical:

A riboflavina ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios desta vitamina.

6. Ajuda na produção de energia:

Esta vitamina desempenha um papel importante na produção de energia através do apoio do metabolismo das gorduras, hidratos de carbono e proteínas.

7. Enxaqueca:

Inúmeros estudos comprovam que a enxaqueca, independente da causa do seu desencadeamento, pode ser combatida com o uso de altas doses de Vitamina B2 sob supervisão médica.

8. Fortalece o sistema imunológico:

A Vitamina B2 também ajuda a aumentar a imunidade natural através do reforço das reservas de anticorpos e do reforço do sistema de defesa contra infecções

Lembre-se de ter uma dieta bem equilibrada para garantir o fornecimento de riboflavina, que precisa ser reabastecida diariamente.

9. Combate a acne:

A riboflavina é capaz de restaurar tecidos danificados e é a responsável pelo combate à acne, já que ela nada mais é do que tecidos inflamados por causa do entupimento dos poros.

10. Contra a Catarata:

A concentração de Vitamina B2 é essencial para que as enzimas responsáveis pelo combate à opacidade do cristalino funcionem de maneira saudável, protegendo os nossos olhos de possíveis problemas, como a catarata.

Outros benefícios da riboflavina para saúde:

  1. Manter o bom funcionamento do sistema nervoso;
  2. Manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  3. Mantém a saúde da pele e da boca;
  4. Participar da produção de energia no corpo;
  5. Favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  6. Atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose;
quais os sinais da deficiência da riboflavina?

Quais os sinais da deficiência da riboflavina?

Efeitos causados pela ausência de Vitamina B2:

  1. Descamação na pele;
  2. Falta de energia;
  3. Sensibilidade visual;
  4. Anemia;
  5. Vascularização da córnea;
  6. Inflamações na boca (língua vermelha e feridas no canto da boca);
  7. Sensação de frio ou dor nas extremidades do corpo;
  8. Cansaço;
  9. Coceira na pele.

Apesar desses serem os sintomas de maior ocorrência por conta da falta de Vitamina B2, para que se identifique a ausência desse nutriente no organismo não é preciso passar por todas essas reações.

A falta desta vitamina pode causar problemas, sendo mais comum em pessoas que fazem dietas vegetarianas sem a inclusão de leite e ovos no cardápio.

Sair da versão mobile