Nutrientes

Dissacarídeos: o que é, fontes e tipos

Por Alan Costa, em 21/12/2017 (atualizado em 06/10/2021)

Os dissacarídeos são o resultado da ligação entre dois monossacarídeos. Na reação de formação de um dissacarídeo há formação de uma molécula de água, portanto se trata de uma síntese por desidratação para cada ligação. Um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (H) e o outro perde a hidroxila (OH).

Além disso, essa duas moléculas se unem, formando uma molécula de água (H2O). a ligação que ocorre entre as extremidades dos monossacarídeos é chamada de ligação glicosídica.

dissacarídeos

O que são dissacarídeos?

Os dissacarídeos são açúcares ou carboidratos produzidos pela ligação de dois monossacarídeos. Isso ocorre através de uma reação de desidratação e uma água da molécula é removida para cada ligação.

Pode formar-se uma ligação glicosídica entre qualquer grupo hidroxilo no monossacarídeo, portanto, mesmo que as duas subunidades sejam o mesmo açúcar, existem muitas combinações diferentes de ligações e estereoquímica, produzindo dissacarídeos com propriedades únicas.

Dependendo dos componentes de açúcares, os dissacáridos podem ser doces, pegajosos, solúveis em água ou cristalinos. São conhecidos dissacarídeos naturais e artificiais.

Tipos de dissacarídeos:

1. Sacarose:

Glicose + Frutose A

Sacarose é açúcar de mesa. É purificado a partir de cana-de-açúcar ou beterraba açucareira.

2. Maltose:

Glicose + Glicose

Maltose é um açúcar encontrado em alguns cereais e doces. É um produto de digestão de amido e pode ser purificado a partir de cevada e outros grãos.

3. Lactose:

Galactose + glucose A

Lactose é um dissacárido encontrado no leite. Tem a fórmula C 12 H 22 O 11 e é um isômero de sacarose.

4. Lactulose:

Galactose + Frutose A

Lactulose é um açúcar sintético (artificial) que não é absorvido pelo organismo, mas é quebrado no cólon em produtos que absorvem água no cólon, suavizando as fezes.

Seu principal uso é tratar constipação. Também é usado para reduzir os níveis de amônia no sangue em pessoas com doença hepática, uma vez que a lactulose absorve amônia no cólon (removendo-o do corpo).

5. Trealose:

Glicose + Glicose A

Trealose também é conhecida como tremalose ou mycose. É um dissacárido natural alfa-ligado com propriedades extremamente altas de retenção de água. Na natureza, ajuda as plantas e os animais a reduzir longos períodos sem água.

6. Cellobiose:

Glucose + Glucose

Cellobiose é um produto de hidrólise de celulose ou materiais ricos em celulose, como papel ou algodão. É formado por ligação de duas moléculas de beta-glicose por uma ligação β (1 → 4).

dissacarídeos

Tabela de dissacarídeos:

Além disso, aqui está um resumo rápido das subunidades de Dissacarídeos comuns e como eles estão ligados entre si.

Existem muitos outros dissacáridos, embora não sejam tão comuns, incluindo isomaltose (2 monómeros de glicose), turanose (um monómero de glicose e frutose), melibiose (uma galactose e um monómero de glicose), xilobiose (dois monómeros de xilopiranose), sophorose ( 2 monómeros de glicose) e manobiose (2 monómeros de manose).

Propriedades de dissacarídeos:

Notem que são possíveis vários dissacáridos quando os monossacarídeos se ligam entre si, uma vez que uma ligação glicosídica pode formar entre qualquer grupo hidroxilo nos açúcares componentes.

Por exemplo, duas moléculas de glicose podem se unir para formar maltose, trealose ou celobiose. Além disso, mesmo que estes dissacarídeos sejam feitos com os mesmos componentes de açúcares, eles são moléculas distintas com diferentes propriedades químicas e físicas umas das outras.

Sair da versão mobile