Nutrientes

Ácido fólico: O que é, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 06/10/2021)
o que é ácido fólico?

O ácido fólico e folato são termos para a vitamina B9. A diferença é que o ácido fólico é sintético, enquanto o folato é a forma natural da vitamina. Além disso, o ácido fólico pertence à família de vitaminas solúveis em água. É essencial incluir esta vitamina em seu plano de dieta de rotina. O corpo humano não é capaz de produzir esta vitamina essencial e é então armazenada no fígado.

o que é ácido fólico?

O que é ácido fólico?

Acido fólico, também conhecido como folato, metilfolato ou vitamina B9. É uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos itens da dieta diária. O folato ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.

Principais funções do ácido fólico:

Atua em conjunto com a vitamina B12 na transformação e síntese de proteínas. É necessária na formação dos glóbulos vermelhos, no crescimento dos tecidos e na formação do ácido desoxiribonucleico, que interfere na hereditariedade.

O ácido fólico tem um papel na prevenção de doenças cardiovasculares. Principalmente nos portadores de distúrbios metabólicos em que há um aumento da hemocisteína no sangue. Onde atua como redutor dessa substância tóxica.

Esta vitamina sintética seria mais bem absorvido pelo organismo humano, um dado apregoado principalmente pela indústria farmacêutica.

O ácido fólico ajuda o corpo a produzir e manter novas células. Também ajuda a prevenir mudanças no DNA que podem levar ao câncer.

Como medicamento, o ele é usado para tratar a deficiência de ácido fólico e certos tipos de anemia (falta de glóbulos vermelhos).

Fontes de ácido fólico:

Os alimentos ricos em folato são todas as folhas verdes escuras, com ênfase para espinafre, Brócolis, couve, alface e salsa.

Os cereais integrais, feijões, cogumelos, vísceras (fígado de galinha), abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, levedo de cerveja e germe de trigo também possuem boas quantidades do nutriente. O Ácido Fólico é essencial para a boa saúde.

Quais os benéficos do ácido fólico?

1. Para as grávidas:

Para gestantes, o folato é especialmente importante para um bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez.

quais os benéficos do ácido fólico?

É essencial nas primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.

2. Aliado do cérebro:

Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

3. Imunidade:

Para que o sistema imunológico esteja fortalecido, uma série de fatores são necessários, entre eles as vitaminas do complexo B, inclusive o folato.

4. Pele, unhas e cabelos:

Todo o complexo B, incluindo o folato, tem papel importante na saúde da pele, unhas e cabelos. O folato ajuda no crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, deixa a pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada.

5. Para o coração:

O folato se combina com a vitamina B6 e B12 formando uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que em excesso afeta o aparelho cardiovascular (sistema circulatório e coração) de forma negativa, impedindo a reparação celular (um processo conhecido por metilação).

Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial.

6. Formação celular:

Eficaz componente na formação de células vermelhas sanguíneas, o folato é ainda um fator de grande relevância para a reparação e construção das células da pele e do corpo.

A vitamina também é responsável pela fabricação das células da mucosa do intestino delgado. Além disso, folato substitui as velhas células por novas.

7. Melhorar o nível de hemoglobina:

Capaz de melhorar os níveis de hemoglobina, componente essencial que contribui para a transferência de oxigênio no nosso organismo, o folato é considerado um grande colaborador para a formação de hemoglobina.

8. Trata transtornos emocionais e mentais:

Esta vitamina é eficaz no tratamento de transtornos mentais e emocionais, como depressão e ansiedade, problemas comuns da saúde mental.

9. Organismo:

A formação de proteínas e da hemoglobina é garantidas pela vitamina. Além disso, ela é fundamental para o crescimento e a divisão celular, além de contribuir para o funcionamento saudável do trato intestinal e para que a gente se recupere de diversas doenças, como a anemia.

10. Ajuda na construção muscular:

Contribui para a manutenção e crescimento de tecidos musculares, sendo considerada um componente de construção muscular.

benéficos do ácido fólico

11. Prevenir câncer:

Considerada um componente essencial para a redução do desenvolvimento de câncer no organismo, esta vitamina é capaz de combater alguns cânceres, como o câncer de cólon, o câncer cervical e o câncer de pulmão.

12. Prevenir o AVC:

A homocisteína não somente causa ataques cardíacos, como também é uma das causas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma doença que é mortal para o cérebro.

Grandes quantidades de homocisteína no nosso corpo ainda contribuem para o enfraquecimento ósseo. Algo que aumenta as probabilidades de fraturas acontecerem com frequência.

Por contribuir no controle da quantidade de homocisteína, a vitamina ajuda a reduzir a probabilidade de um acidente vascular cerebral vir a acontecer.

Outros benefícios:

  1. Evitar alguns tipos de anemias;
  2. Diminui as chances de mal de Alzheimer;
  3. Evita doenças cardíacas e derrame;
  4. Ajuda a controlar a hipertensão;
  5. Controla a queda de cabelo e unhas.

Agora que já conhecemos os benefícios deste mineral para saúde, conheça também os sinais da deficiência de ácido fólico:

Deficiência de ácido fólico: 

Na maior parte das vezes a deficiência de folato é assintomática. Em casos graves pode haver fadiga, falta de ar após esforço leve, dor de cabeça e feridas na boca. O diagnóstico é feito pela dosagem de folato no sangue.

Uma deficiência de folato pode levar a anemia em adultos e desenvolvimento mais lento em crianças. No caso das gestantes, a ausência desta vitamina pode fazer com que o feto tenha malformações neurológicas.

Sair da versão mobile