Nutrientes

Cálcio – o que é, fontes, benefícios e deficiência!

quais as funções do cálcio no corpo?

O cálcio é importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes, bem-estar em geral e para evitar o risco de desenvolver osteoporose. Além disso, O cálcio é um mineral essencial para o organismo, porém o consumo ainda é muito baixo entre os brasileiros. as principais funções desse Mineral e aumenta o desempenho do corpo.

Vale ressaltar que 99% do cálcio no nosso organismo estão nos ossos e nos dentes e 1% restante está no sangue, nos fluidos extracelulares (fora das células) e no interior das células, regulando funções essenciais.

quais as funções do cálcio no corpo?

Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que esse mineral seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva desse Mineral em casos de deficiência.

O que é o cálcio?

O cálcio é um elemento comum no corpo humano. É vital para a saúde dos seus ossos, dentes e órgãos corporais, incluindo a pele. Esse Mineral desempenha um papel na regulação das muitas funções da pele. A maioria dos cálculos na pele é encontrada na epiderme, ou na camada mais externa da pele. Muito pouco desse Mineral na dieta pode prejudicar a saúde da sua pele.

Quais as funções do cálcio no corpo?

O cálcio está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo, desempenhando funções como:

  1. Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes.
  2. Participar da coagulação sanguínea.
  3. Transmitir impulsos nervosos.
  4. Permitir a contração muscular.
  5. Manter o equilíbrio do pH sanguíneo.

Quais os benefícios do cálcio?

1. Crescimento ósseo e desenvolvimento esquelético:

A osteoporose é a condição que causa o desenvolvimento esquelético anormal em crianças e está diretamente relacionada à deficiência desse Mineral, não só prejudica seu desenvolvimento ósseo mas também, o que é essencial para o crescimento ósseo em crianças pequenas e adultos jovens.

2. Previne o aparecimentos de cálculos renais:

É um equívoco comum de que e esse Mineral  é o principal culpado por trás da ocorrência de cálculos renais. Pesquisas científicas e dados sugerem que a quantidade certa de ingestão desse Mineral pelo corpo protege você contra cálculos renais dolorosos que podem destruir os revestimentos dos rins.

3. Regulação da pressão sanguínea:

Embora a maioria do cálcio (cerca de 99%) do seu corpo esteja presente nos ossos, a pequena quantidade desse Mineral no sangue ajuda na regulação da pressão arterial baixa.

4. Prevenção de câncer nos ossos:

É uma crença comum de que os antioxidantes são os principais agentes de combate de células cancerígenas.

5. Ajuda no desenvolvimento fetal em mães expectantes:

Esse Mineral é um dos principais elementos do corpo e o sistema esqueleto é inteiramente construído.

Durante a gravidez, as mães são sugeridas para aumentar a ingestão desse Mineral, pois não é apenas necessária para o sustento de seu corpo, mas também para o crescimento ideal e desenvolvimento do bebê.

7. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares:

quais os benefícios do cálcio?

A deficiência desse Mineral no corpo pode afetar o sistema nervoso, que está diretamente conectado a órgãos vitais, como o coração.

8. Manter um sorriso saudável:

O seu sistema esquelético, incluindo os ossos e os dentes do maxilar, são compostos desse mineral e são reforçados com fósforo. Com uma ingestão suficiente desse Mineral, seus dentes e gengivas não só permanecem fortes, mas são protegidos do ataque contra bactérias e formação de placas.

9. Ajudar na perda de peso:

Esse Mineral atua como um catalisador natural no metabolismo, o que aumenta os processos digestivos. Isso ajuda a queimar as células de gordura no corpo, o que diretamente ajuda você a perder peso.

10. Prevenção de danos na pele:

Sabe-se que a deficiência desse Mineral causa o aparecimento de manchas brancas no rosto e na pele.

11. Previne anormalidades hormonais:

Um uso efetivo desse mineral é a estabilização dos níveis hormonais no organismo. Com uma dieta rica em desse Mineral, seu corpo regula os hormônios, como a adrenal, a tireoide e outros de forma eficiente, o que é útil para o ótimo funcionamento do corpo.

12. Reduz o risco de doenças crônicas:

Vários estudos profundos afirmam que esse Mineral pode desempenhar um papel crucial na prevenção da ocorrência de doenças crônicas.

o cálcio reduz o risco de doenças crônicas

13. Transporte de nutrientes:

Esse mineral juntamente com a vitamina D atua como o principal transportador de nutrientes de uma célula para outra. Isso significa que esse Mineral não só fornece o suporte básico para a estrutura esquelética, mas também garante que cada célula receba os nutrientes para replicar e crescer.

Perigos excessivos nesse mineral:

Apesar de ter bastante desse Mineral em seu sangue é essencial para um crescimento saudável e prevenção de doenças, ter demais pode causar muitos outros problemas.

Sair da versão mobile