Nutrientes

Carboidratos: o que são, fontes, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
carboidratos

Os carboidratos têm vários papéis em organismos vivos, incluindo o transporte de energia. São também componentes estruturais de plantas e insetos. Além disso, eles ainda são importantes para saúde geral do corpo. Isso porque os Carboidratos possuem a função de manter nossa corpo ativo e saudável.

carboidratos

O que são carboidratos?

Os carboidratos são encontrados em uma ampla gama de alimentos saudáveis ​​e não saudáveis: feijão, pão, pipoca, leite batatas, biscoitos, espaguete, refrigerantes, torta de cereja e milho. Eles também vêm em uma variedade de formas. As formas mais comuns e abundantes são açúcares, amidos e fibras.

Os alimentos ricos neste nutrientes são uma parte importante de uma dieta saudável. Além disso, eles fornecem ao corpo glicose, que é convertido em energia usada para suportar funções corporais e atividade física. Mas a qualidade é importante.

Lembrando também que, os carboidratos saudáveis são digeridos e absorvidos muito mais devagar enquanto  “não saudáveis” são digeridos muito rapidamente.

Além disso, a ingestão mínima recomendada é de 130 gramas por dia para a população em geral. Além disso, a quantidade que deve ser consumida depende do tamanho do corpo e dos níveis de atividade: pessoas maiores e / ou mais ativas precisam de mais enquanto pessoas menores e mais sedentárias exigem menos.

Quais são os alimentos ricos em carboidratos?

  • Arroz;
  • Macarrão;
  • Batata Cozida;
  • Ervilha;
  • Lentilha;
  • Feijão;
  • Soja;
  • Grão-de-bico;
  • Pão francês.

Benefícios dos carboidratos para saúde:

1. Melhora a digestão:

As frutas e vegetais são fontes de carboidratos. Além disso, eles são ricos em fibras solúveis que previnem problemas digestivos e problemas de intestino preso.

2. Aliado do coração:

Uma dieta rica em cereais integrais previne o aumento do colesterol ruim (LDL) e contribui para evitar derrames e infartos. Tudo isso é devido a presença dos carboidratos nesses alimentos.

3. Aliado do cérebro:

O cérebro também progride mal sem carboidrato, ou melhor, sem a energia da glicose proveniente dos Carboidratos. Em dietas com baixa ingestão , o organismo queima músculos para muda-los em corpos cetônicos. Os corpos cetônicos no sangue em excesso têm um efeito tóxico, provocando tremores, fraqueza muscular e enxaqueca.

4. Controle de peso:

Parece até brincadeira, mas o carboidrato simples faz engordar, principalmente em doces e massas. Neste caso, estamos falando da cadeia complexa que proporcionam sensação de saciedade, diminuição do apetite e faz o intestino funcionar.

5. Melhora do humor e bem-estar:

Os açúcares encontrados nos carboidratos podem afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Não é por acaso que uma dieta restritiva de carboidrato pode aumentar a irritabilidade e provoca mau-humor.

6. Deficiência de carboidratos:

A deficiência deste nutriente pode levar a fraqueza do sistema imunológico, uma vez que nossos músculos são os responsáveis em fornecer glutamina para formação de células imunes. Além disso, Os principais sintomas são: tontura, náuseas, nervosismo, tremores e fraqueza.

Sair da versão mobile