Nutrientes

Vitamina B3: o que é, fontes, benefícios e malefícios

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A vitamina B3 chamada de niacina, é uma das vitaminas mais importantes pois o corpo necessita de vitamina B para desempenhar inúmeras funções, sendo uma das principais auxiliar o corpo a produzir energia.

Além disso, por conta da série de benefícios da vitamina B, a suplementação desta vitamina muitas vezes é indicada, mas somente em casos que realmente há necessidade. Por isso, só consuma as niacinas por indicação medica.

Os suplementos de niacina podem ser utilizados para melhorar o controle do colesterol alto segundo orientação médica, sendo importante destacar que podem causar efeitos colaterais como formigamento, dor de cabeça, coceira e vermelhidão na pele.

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O que é vitamina B3:

A vitamina B3, ou niacina, compõe o grupo das vitaminas do complexo B. É uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) essencial para as reações envolvidas para a produção de energia a partir dos alimentos. Além disso, a absorção de niacina ocorre no intestino delgado, mas o excesso dessa vitamina não é estocado, e sim eliminado pela urina.

Fontes de vitamina B3:

Além disso, a vitamina B3 é abundante na natureza, pode ser encontrada em alimentos de origem animal ou vegetal. Os principais alimentos ricos em niacina são:

  • fígado;
  • Peixes (bacalhau, atum e sardinha);
  • Cereais, especialmente na forma de farelo, como o farelo de arroz e o farelo de trigo ou gérmen de trigo;
  • Sementes e oleaginosas (como gergelim e amendoim);
  • Vegetais (batata-doce e abóbora);
  • Frutas (nectarina, pêssego e goiaba).

Benefícios da vitamina B3 para saúde:

1. Fornece energia:

A niacina Age dentro do corpo melhorando os níveis de energia, em parte, porque ajuda o corpo a atingir a absorção de nutrientes ideais. Além disso, quando o corpo está recebendo os nutrientes que são necessários, você vai se sentir mais enérgico, porque tudo está funcionando normalmente.

2. Redução do colesterol:

O consumo regular de niacina tem sido comprovada que reduz consideravelmente os níveis de colesterol “ruim” LDL e eleva o bom colesterol HDL, o que impede o espessamento das paredes e condições das artérias como aterosclerose.

3. Contra a impotência sexual:

Estudos recentes revelaram que a niacina ajuda na criação de hormônios sexuais para pessoas que sofrem através de distúrbios sexuais como impotência e disfunção erétil.

4. Combate a problemas neurológicos:

O consumo regular de nutrientes como a niacina ajudam a corrigir deficiências associadas com sintomas neurológicos chamados de psiquiatria ortomolecular.

Além disso, a abordagem não foi incluída na prática psiquiátrica; no entanto, os recentes avanços científicos e novas hipóteses sobre o benefício de suplementação nutricional no tratamento de transtornos psiquiátricos têm sugerido a reavaliação da medicina ortomolecular pela comunidade médica.

5. Tratamento da diabetes:

A niacina é conhecida por tratar a diabetes e elevados níveis de açúcar no sangue. A maioria dos pacientes diabéticos são capazes de controlar eficazmente os níveis de HbA1c com a ajuda de niacina.

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6. Saúde digestiva:

Como relatado anteriormente, a niacina é um membro de vitaminas do complexo B, ela ajuda no funcionamento normal do sistema digestivo humano, promovendo um apetite saudável. Além disso, os nervos funcionam adequadamente e pele fica brilhante.

7. Contra a artrite:

Pesquisas recentes relataram que a niacina pode melhorar os sintomas da artrite, incluindo o aumento da mobilidade articular e reduzindo a quantidade de drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs) necessários.

8. Saúde cardiovascular:

Estudos revelaram que o consumo regular de alimentos ricos em niacina, pode prevenir doenças do coração e manter uma boa circulação. As niacinas podem diminuir os níveis do colesterol e prevenir o colesterol que se deposita nas artérias e no fígado.

9. Contra irritações na pele:

Além disso, as pessoas com músculos fracos, problemas digestivos, irritação na pele ou pelagra pode ter uma deficiência grave de niacina. Essas pessoas precisam administrar um aumento da dosagem de suplementos desta vitamina em sua dieta.

10. Equilíbrio da umidade da pele:

niacina é quase como uma substância milagrosa para manter a pele saudável, macia e brilhante. Além disso, melhora as células da pele de forma eficiente e make torna firme. A vitamina é melhor assim para evitar bolhas na pele, como espinhas e acne. O consumo regular de niacinamida ajuda a aumentar o equilíbrio de umidade da pele.

Sinais de deficiência de vitamina B3:

A deficiência severa de niacina causa uma doença chamada pelagra, que provoca distúrbios em várias partes do corpo. De modo geral, é caracterizada por : dermatite, diarreia e demência. Conheça melhor os sintomas da pelagra:

Alterações digestivas: vômitos, diarreia ou prisão de ventre, baixa produção de ácido clorídrico (prejudica a digestão), além de língua inchada.

Distúrbios neurológicos: confusão mental e desorientação, podendo gerar psicose, delírio e demência profunda, além de depressão, tremores, dor de cabeça e perda de memória.

Alterações na pele: descamação, pigmentação escurecida nas pernas e braços, pele craquelada e dermatite.

Além disso, outros sintomas que podem estar relacionados com a deficiência de niacina são: inflamações e erupções na pele, cirrose, diabete e anemia hipocromia.

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