Nutrientes

Iodo: o que é, fontes, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 06/10/2021)
iodo

O iodo é fundamental para o nosso corpo, pois, de fato, segundo muitos estudos, é o mineral que mais faz falta na população mundial, já que nosso corpo não o sintetiza e deve provir diretamente das nossas refeições.

O problema se dá também pelo fato de ter pouco iodo nos alimentos, a menos que as grandes industrias incluam este elemento em seus produtos (como, por exemplo, o sal Iodado), mas, geralmente, a maior parte do iodo está no oceano, em especial, nas algas marinhas.

iodo

O que é iodo?

Este elemento é uma substância responsável por sintetizar os hormônios da tireoide que influenciam diretamente no nosso organismo. Além disso, e a reposição e por meio medicamentos é uma forma bastante eficiente, segura e eficaz de equilibrar esse elemento e prevenir uma série de doenças.

Fontes de iodo:

Este elemento está presente em grandes quantidades tanto em animais quanto em plantas marinhas, incluindo crustáceos, peixe branco de águas profundas e algas marinhas marrons, que absorvem iodo da água do mar.

Certifique-se de incluir abundantes quantidades de sardinhas e atum em lata, lagosta, ostra, mexilhão, bacalhau, arinca, linguado, poleiro de arenque, salmão, badejo e camarões na sua dieta mensal.

Dulse, algas, alho, feijões de lima, acelga, abobrinha, sementes de gergelim, soja, nabo verde e espinafre são algumas outras fontes de iodo. O sal Iodado é outra importante fonte e padeiros frequentemente adicionam este mineral ao fermento como um agente estabilizante.

Principais benefícios do iodo para saúde:

1. Combater a fadiga:

O iodo é um recurso significativo para aliviar o corpo humano quando exposto a fadiga e fraqueza. Além disso, tem o potencial para melhorar a resistência geral do corpo humano para resistir à pressão de trabalhos pesados.

2. Baixar o colesterol:

Entre os benefícios do iodo encontra-se também a manutenção de níveis baixos de colesterol, o que é extremamente benéfico para o sistema circulatório, uma vez que previne ou ao menos alivia significativamente a hipertensão arterial e o processo de arteriosclerose.

3. Previne o câncer da mama:

Verificou-se que as mulheres que sofrem de câncer da mama são muitas vezes deficientes em iodo.

4. Para os nível de energia no corpo:

Também desempenha um papel importante em manter excelentes níveis de energia do corpo, garantindo uma ótima utilização de calorias, sem permitir que sejam depositadas como gorduras em excesso.

5. Sistema reprodutivo:

Ajuda no crescimento normal e na maturidade dos órgãos reprodutores. Além disso, uma quantidade suficiente de iodo em mulheres grávidas é essencial para evitar natimortos ou condições cognitivas como cretinismo dos bebês.

7. Prevenir alzheimer:

E eficaz no tratamento da doença de Alzheimer. Esta doença é acompanhada por sintomas como confusão e degeneração cognitiva. Além disso, tem sido relatado por médicos especialistas que em geral, os pacientes que sofrem desta doença contêm quantidades inferiores de iodo no seu corpo.

8. Para os cabelos:

Tem a capacidade de restaurar o cabelo. Na verdade, este mineral mata o fungo que come o final dos folículos pilosos.

9. Ajudar a combater a infecção:

Contém varias propriedades antibacterianas e anti-parasitárias, também ajuda a combater a infecção no couro cabeludo, que limpa os folículos e raízes.

10. Livrar de toxinas:

Ajuda na remoção de substâncias residuais e elementos tóxicos do seu corpo. Além disso, ele ajuda na liberação de elementos tóxicos, como mercúrio, chumbo, flúor, etc, e fortalece o sistema imunológico. Ele ainda ajuda a prevenir a criação de bactérias nocivas em seus aparelhos digestivos.

11. Previne o câncer:

Suas propriedades anti-câncer. Estudos têm demonstrado que as células cancerosas são reduzidas quando administrado iodo.

12. Para perda de peso:

Aumentar a taxa metabólica do seu corpo, que ajuda a queimar calorias e induz a perda de peso eficaz. Além disso, ele mantém o nível de energia ideal em seu corpo, sem causar qualquer depósito de gordura.

Outros benefícios do iodo para saúde:

  • Prevenir problemas na tireoide, como o hipertireoidismo, bócio e câncer;
  • Além disso, prevenir infertilidade em mulheres, pois mantém a produção adequada de hormônios da
  • tireoide;
  • Além disso, prevenir câncer de próstata, mama, útero e ovários;
  • Aumento da pressão arterial em mulheres grávidas;
  • Além disso, deficiências mentais no feto;
  • Prevenir doenças como diabetes, problemas cardíacos e infarto;
  • Além disso, combater infecções causadas por fungos e bactérias.

ATENÇÃO: A dieta com iodo deve ser feita durante a internação, pois durante as primeiras horas e radioativo. Além disso, solicitamos aferir no local que receberá a dose se é necessário levar o sal ou até a comida de casa, pois em alguns locais a dieta durante a internação.

Sair da versão mobile