Nutrientes

Betacaroteno: o que é, fontes, benefícios e malefícios

quais os benefícios do betacaroteno?

O betacaroteno é um micronutriente essencial para o crescimento e manutenção saudáveis ​​dos tecidos esqueléticos, pele e bom funcionamento dos olhos. Além disso, entre os inúmeros benefícios do betacaroteno um dos principais é sua atuação como antioxidante.

Pesquisas recentes comprovaram que este nutriente atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.

o que é betacaroteno?

O que é betacaroteno?

Este nutriente, também conhecida como vitamina A, vitamina anti-infecciosa, retinol ou antixeroftálmica, foi a primeira vitamina ser identificada como essencial aos seres humanos e outros vertebrados.

O termo betacaroteno inclui os carotenoides, precursores de origem vegetal, também conhecidos como pró-vitamina A e responsáveis pela coloração dos alimentos. Existem por volta de 600 tipos diferentes de carotenoides e 500 deles já isolados, mas somente alguns possuem atividade biológica. Para terem atividade pró-vitamínica, devem conter pelo menos um anel B-ionona não-hidroxilado. As formas mais ativas são: A-caroteno, B-caroteno, licopeno, luteína e zeaxantina.

No Brasil, a hipovitaminose A é considerada uma das principais deficiências na área de Saúde Pública. Em 1983, Simpson estimou que os carotenoides provenientes de vegetais contribuem com cerca de 68% deste nutriente da dieta em termos mundiais e 82% nos países em desenvolvimento.

Alimentos ricos em betacaroteno:

  1. Melão,
  2. Manga,
  3. Mamão,
  4. Ervilhas,
  5. Abóbora,
  6. Pimenta,
  7. Tomates,
  8. Pêssegos,
  9. Espinafre,
  10. Mostarda,
  11. Cenouras,
  12. Batata doce,
  13. Manjericão,
  14. Pimentão Vermelho,
  15. Óleo de Fígado de Bacalhau,

Para quem procura ganhar massa muscular, estamos falando de um nutriente que deve esta presentes em nosso dia a dia. No sentido nutricional, este nutriente é especialmente necessária para as crianças, uma vez que garante o bom desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso, conduzindo a um aprendizado mais eficaz.

Quais os benefícios do betacaroteno?

1. Ajuda cabelos e unhas:

A vitalidade dos cabelos possui relação direta com este mineral em seu organismo. Porém, neste caso, a melhor maneira de adquiri-la é pelos alimentos como a cenoura ou beterraba, por exemplo, e não por meio de suplementos. Isso porque o betacaroteno, contido em grande quantidades nesses alimentos, será transformado em betacaroteno.

No entanto não acarretará em excesso e agirá diretamente nos cabelos e nas unhas. Alguém que ingere betacaroteno abaixo do recomendável costuma ter queda de cabelo, assim como unhas que se quebram facilmente.

2. Ossos e dentes:

Este Mineral também fortalece os ossos e dentes. O betacaroteno ajuda na formação da dentina, uma camada de material duro logo abaixo da superfície dos dentes, aumentando assim a sua resistência.

3. Mantem ossos e pele saudáveis:

Outro dos benefícios do betacaroteno é manter ossos e dentes saudáveis, pois influencia no processo de crescimento de ambos. Por isso, este nutriente é indispensável durante a infância e o desenvolvimento.

4. Olhos:

Este Nutriente melhora a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho. A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares. Em casos extremos, pode levar à cegueira total.

5. Reparação e substituição de tecidos velhos:

betacaroteno desempenha um papel importante na substituição de tecidos antigos e desgastados por outros novos, bem como mantém seus ossos e dentes fortes.

6. Aumenta o sistema imunológico:

Este nutriente é essencial para manter um sistema imunitário forte que nos ajude a lutar contra as infeções e doenças, pois favorece a produção de defesas e melhora a resposta aos anti-corpos. Esta vitamina também participa na criação de membranas que protegem das infeções os órgãos como os pulmões ou o trato digestivo.

7. Contribui para o crescimento:

Este nutriente contribui para o crescimento de diferentes maneiras. Ela é essencial para a proliferação e divisão celular e também regula a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento, o GH.

quais os benefícios do betacaroteno?

8. Ajuda na prevenção da distrofia muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a este mineral desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

9. Redução do colesterol:

Ela reduz os níveis de colesterol no sangue, protegendo-o assim contra os riscos graves de doenças do coração e acidente vascular cerebral.

10. Efeito antioxidante:

betacaroteno tem um efeito antioxidante. Assim ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros.

11. Ajuda a manter uma pele saudável:

Ajuda na saúde da pele pois age na reparação do epitélio da pele. Alguns estudos tentaram comprovar que este nutriente ajuda a prevenir ou tratar o câncer de pele, porém nada ainda foi comprovado.

12. Aumenta o nível celular:

Uma das contribuições e benefícios do betacaroteno mais importantes ocorre a nível celular. Este nutriente influencia no processo de crescimento e reparação das células que compõem a nossa visão, mucosas, pele, unhas, esmalte dentário e cabelo.

13. Sistema imunológico:

Este Mineral aumenta a imunidade do corpo contra infecções, aumentando as respostas dos linfócitos contra antígenos que causam doenças. Mantem-se as membranas mucosas úmidas para assegurar uma melhor imunidade e também aumenta a atividade de células brancas do sangue.

Ela não só impede os germes de entrar em seu corpo, mas também ajuda a combater as infecções uma vez que os germes ganham a entrada no sistema do corpo, garantindo assim um duplo núcleo de proteção. Veja Também: Suco Detox de Uva Para Fortalecer o Sistema Imunológico

14. Acne:

betacaroteno ajuda a reduzir a produção de oleosidade em excesso, reduzindo assim o risco de acne. E também reforça os tecidos da pele, aumentando, assim, a saúde geral e a vitalidade da superfície da pele.

Esse nutriente é essencial para a manutenção adequada dos tecidos da pele e membranas mucosas. Ela libera as toxinas do corpo e purifica o sistema em virtude de suas propriedades antioxidantes.

15. Auxiliar o sistema reprodutivo:

Este Mineral é amplamente conhecida por ajudar a saúde e funcionalidade do sistema reprodutivo.

16. Ajuda na prevenção de pedras nos rins:

betacaroteno previne a formação dos cálculos urinários, devido à formação de cálcio fosfato. Ela também ajuda a manter o revestimento do trato urinário em forma. Além disso, reduz assim a possibilidade de retorno de pedras.

17. Prevenção de alguns tipos de câncer:

Ele também é um poderoso antioxidante, que pode evitar certas formas de câncer.

18. Retarda o processo de envelhecimento:

betacaroteno é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade. Ela pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

19. Evita infecções e melhora a imunidade:

É importante destacar que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Desta forma, o betacaroteno é importante porque mantém as funções e a integridade dessas células.

betacaroteno

Deficiências do betacaroteno:

A deficiência deste nutriente é identificada por meio de um exame de dosagem de retinol sérico. A deficiência do nutriente pode causar uma série de problemas de saúde Como:

  1. Cegueira noturna
  2. Ressecamento da escalera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira
    Inflamação da pele (dermatite)
  3. Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário
  4. Risco de infecções e morte

A melhor maneira de incluir este mineral no nosso dia a dia, é ingerir boas doses de óleo de fígado de bacalhau, porém, para muitos é difícil. Nos alimentos comuns do dia a dia dificilmente conseguimos boas doses deste mineral, justamente a conversão do betacaroteno presente neste nutriente sempre acontece de forma eficiente. Então, existe a possibilidade de suplementação. Nesse caso, 10.000UI por dia é razoável, e pode ser feito em farmácia de manipulação.

Sair da versão mobile