Nutrientes

10 principais alimentos ricos em vitamina B1

principais alimentos ricos em vitamina B1

Os alimentos ricos em vitamina B1 são variados, pois, possuem propriedades e nutrientes fundamentais para ter uma boa saúde e prevenir doenças. Alem disso, Também conhecida como tiamina, faz parte do conjunto de vitaminas pertencentes ao complexo B.

Ela possui várias funções no nosso organismo, como regular os gastos de energia, estimular o apetite e também auxiliar o metabolismo dos carboidratos. A vitamina B1 também desempenha um papel importante para a saúde do fígado, pele, unha e cabelo.

principais alimentos ricos em vitamina B1

Por que a vitamina B1 é importante?

O consumo adequado de vitaminas é vital para a saúde e o funcionamento do nosso corpo. A vitamina B1, também conhecida como tiamina é uma dessas vitaminas B que é fundamental para fornecimento de energia natural e boa saúde.

Esta vitamina ajuda no mantimento da função celular e várias outras funções de órgãos. A manutenção do sistema nervoso central recai sobre esta vitamina. Desta forma, a vitamina, que de outra forma é ignorada, tem um papel importante em sua boa saúde.

Deficiência de vitamina B1:

A deficiência pode causar fraqueza ou falta de energia. Pode até levar à degeneração de todo o corpo, particularmente os sistemas nervoso e circulatório e o desenvolvimento do beribéri. Os sintomas da deficiência incluem fadiga grave e degeneração de sistemas musculares, nervosos e gastrointestinais.

A melhor maneira de conseguir o consumo recomendado e prevenir ou curar a deficiência desta vitamina é adicionando alimentos ricos em vitamina B1 em sua dieta. Os itens alimentares apresentados abaixo são algumas das melhores fontes de vitamina B1 e, portanto, devem ser incluídos em sua dieta.

Principais alimentos ricos em vitamina B1:

1. Nozes:

As nozes caem na categoria de alimentos densos em nutrientes e que contêm a vitamina também. As nozes Macadâmia são a melhor fonte com 100 gramas fornecendo 0,71 mg ou 47% do valor diário desta vitamina.

Outras nozes que são boas fontes de vitamina B1 incluem pistache (13% VD), nozes do Brasil (12% VD), nozes (9% VD) e castanha de caju (7% VD). Então, é hora de desistir de lanches processados não saudáveis e começar a consumir nozes para um impulso nutricional.

2. Peixe:

Os peixes são conhecidos por sua alta concentração de ácidos graxos ômega 3. A maioria dos peixes são boas fontes também. O atum contém os níveis mais altos de vitamina, contribuindo com mais de 35% das exigências diárias.

Além disso, o peixe truta fornece 0,43 mg ou 28% de vitamina B1 em uma dose de 100 gramas. Outras variedades incluem salmão (19% VD) e cavala (9% VD). Por isso, caso seja fã de frutos do mar, você pode considerar incluir alguns desses peixes na sua refeição para conseguir a quantidade necessária de vitamina.

3. Carne de Porco Magra:

O porco magro é outra fonte não vegetariana de vitamina B1. Fornece 1,12 mg ou 74% do valor diário de vitamina em uma dose de 100 gramas. Outros cortes de carne de porco que contêm quantidades significativas de vitamina incluem lombo de porco magra (58% do valor diário) e costeletas de porco magras (51% do valor diário).

4. Ervilhas:

Caso seja vegetariano, não precisa se preocupar com seu consumo de vitamina B1 porque existem certos vegetais que são boas fontes dessa vitamina. Além disso, as ervilhas verdes são um desses exemplos, que fornece 0,28 mg ou 19% valor diário de vitamina em uma dose de 100 gramas.

As ervilhas verdes frescas são uma fonte excelente que contribui com 28% de valor em uma xícara enquanto uma quantidade igual de milho doce congelado contribui com 19% do valor diário.

5. Abóbora:

A abóbora está disponível em várias variedades e algumas delas são boas fontes de vitamina B1. Por exemplo, a abóbora de bolota é a melhor fonte fornecendo 0,17 mg ou 11% do valor diário em uma dose de 100 gramas.

6. Feijão:

Todas as variedades de feijão, incluindo feijão marinho, feijão preto e feijão pinto contêm altos níveis deessa vitamina, bem como proteínas saudáveis para o coração. Os feijões marinhos são as melhores fontes fornecendo 0,24 mg ou 16% de vitamina B1 em uma dose de 100 gramas. Além disso, outros feijões que são boas fontes de vitamina B1 incluem feijão rosa (29% VD), feijão preto (28% VD) e feijão mung (22%).

7. Soja Torrada:

Além de ser rico em proteínas, a soja assada ou o edamame são uma ótima fonte de vitamina B1, fornecendo 0,43 mg ou 28% do valor diário desta vitamina em uma dose de 100 gramas. No entanto, ele deve ser consumido com moderação, pois também é rico em calorias.

alimentos ricos em vitamina B1

8. Sementes:

Várias sementes também são boas fontes dessa vitamina. As sementes de girassol têm a maior concentração de vitamina B1, fornecendo 1,48 mg ou 99% do valor diário em uma dose de 100 gramas.

As sementes de sésamo vêm em segundo lugar com 100 gramas fornecendo 1,21 mg ou 80% do valor diário. Além disso, outras sementes que contêm quantidades significativas incluem sementes de chia (16% VD) e sementes de abóbora e abóbora (5% DV cada).

9. Aspargos Cozidos:

Entre os vegetais verdes, os espargos cozidos são uma boa fonte de vitamina B1. 100 gramas de espargos cozidos fornecem 0,16 mg ou 11% do valor diário desta vitamina. Além disso, os aspargos cozidos em conserva fornecem 5% do valor diário em uma meia xícara, enquanto uma quantidade igual de aspargos congelados cozidos contribui com 4% de valor diário.

10. Pão:

O pão feito com farinha de trigo também contém quantidades significativas. Além disso, uma única fatia deste pão fornece 0,14 mg ou 9% valor diário.

Sair da versão mobile