Nutrientes

Vitamina b17: o que é, fontes, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
beneficios da vitamina b17

A vitamina B17, ou laetrile, é a chamada vitamina anticancro, é um tratamento alternativo para o cancro, porque ela trabalha para reduzir tumores e evitar metástase ou a propagação da doença para outras partes do corpo. Ela mata e impede o desenvolvimento de células cancerosas no futuro, e ainda fortalece o sistema imunológico, de acordo com o câncer Tutor.

fontes de vitamina B17

Ela possui potencial tóxico devido à sua composição, já que contém uma molécula de cianido de hidrogênio (também conhecido como cianureto de hidrogênio). A vitamina C pode agravar sua toxicidade, além de dificultar a destoxificação, por isso, não deve ser consumida em conjunto.

Porém, dentro de dosagens seguras, não apresenta risco para saúde. Em células saudáveis, há a presença de enzima chamada rhodanese, que metaboliza e neutraliza as substâncias tóxicas, gerando dois subprodutos necessários para a produção de vitamina B12.

O que é vitamina b17:

Laetrile é uma das vitaminas mais controversas da nossa época. Quimicamente, é composta por duas moléculas de açúcar (uma de benzaldeído e outra de cianeto) designadas por amigdalina.

São conhecidas como nitrosidas quando usadas em doses terapêuticas. É extraída do caroço do alperce.

É uma das vitaminas do complexo B que a levedura de cerveja não contém. Ainda não foi aceite pela maior parte dos estados dos EUA como tratamento contra o cancro. (É legal em vinte e quatro estados.)

Benefícios da vitamina b17:

Mais comumente conhecido como Amigdalina, esta vitamina anticancerosa é um membro da família da vitamina do complexo B. Uma cura alternativa para o Câncer, esta vitamina é bastante eficaz na redução de tumores e redução da metástase.

Além de ser uma medicina alternativa reconhecida para o Câncer, acredita-se que pode prestar outros benefícios para a saúde: As propriedades anti-hipertensivas desta vitamina ajuda a manter os níveis de Pressão Arterial sob controle, que, por sua vez, ajudam a inibir várias doenças cardiovasculares. É conhecida por aumentar o potencial do Sistema Imunitário. Esta vitamina também é usada como um tônico completo para aumentar a sua saúde geral.

Fontes de vitamina b17:

Alimentos com alto teor da vitamina são chamados de nitrilosides e incluem uma variedade de sementes, grãos, nozes, brotos e tubérculos, além de folhas e feijões.

  • Caroços e sementes: Caroço de damasco é a mais rica fonte de vitamina B17. O núcleo do damasco pode ser aberto para se obter o caroço. Outras frutas com caroços ricos em vitamina B17 são pêssegos, ameixas, cerejas e nectarinas. As sementes pequenas de maçãs, uvas e frutas pequenas de coloração escura, tais como, morangos, framboesas, amoras são ricas em vitamina B17. Lembre-se de que as frutas em conserva que têm sementes também são boa fonte de vitamina B17.
  • Grãos e Nozes: Grãos como milho, trigo, cevada e linhaça são boas fontes. Nozes como amêndoa amarga, castanha de caju e macadâmia são excelentes fontes de vitamina B17.
  • Brotos e Tubérculos: Broto de bambu contém alta quantidade de vitamina B17, enquanto alfafa, fava, grão de bico e broto de feijão-mungo têm quantidade média. Tubérculos como inhame, batata doce e mandioca são também uma boa fonte.
  • Folhas e Feijão: Folhas que são fontes ricas em vitamina B17 incluem a alfafa, folhas de beterraba, espinafre, agrião e eucalipto. Grãos que são boas fontes incluem feijão fradinho, feijão preto, ervilhas, favas e lentilhas. Estas folhas e grãos podem ser preparados como acompanhamento saudáveis ou podem ser usados em sopas.

Estas sementes, grãos, nozes, brotos, tubérculos e folhas também são ricos em outras vitaminas, minerais, omega-3 e antioxidantes. De acordo com RS Pharmchem, não há nenhum dado que demonstre problemas causados pela falta da vitamina B17. No entanto, teoricamente, a sua deficiência poderia aumentar a probabilidade de desenvolver cancro.

deficiencia de vitamina b17

Deficiências:

Ainda não se sabe os sintomas da deficiência dessa vitamina e vale ressaltar que a causa do Câncer não é a falta de vitamina B17 no organismo.

O mecanismo de desenvolvimento do Câncer é complexo e pode envolver fatores emocionais, ambientais e genéticos. O que é defendido por alguns pesquisadores é que, em casos de deficiência, a capacidade do organismo de combater o Câncer cer é muito baixa.

Sair da versão mobile