Nutrientes

10 principais alimentos ricos em vitamina B5

Por Alan Costa, em 19/02/2018 (atualizado em 06/10/2021)
benefícios dos alimentos ricos vitamina B5

Os alimentos ricos em vitamina B5 trabalham juntos no corpo para desempenhar diferentes funções. Cada um deles é essencial para o corpo humano. Além disso, é basicamente uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel importante nos processos celulares e na manutenção ótima da gordura. Isso ajuda na conversão de carboidratos em energia, assim, processando alimentos em combustível. Ele também oferece suporte às glândulas suprarrenais, o que nos permite responder a situações de alto estresse.

benefícios dos alimentos ricos vitamina B5

A deficiência de vitamina B5 é bastante rara, mas quando ocorre, ela pode levar a fraqueza, fadiga, cãibras musculares, apatia, dormência, parestesia, irritabilidade e sensação de queimação e formigamento nos membros. Portanto, há uma necessidade de prevenir esta deficiência incorporando alimentos ricos em vitamina B5 em sua dieta.

A vitamina B5 é encontrada em uma variedade de alimentos, incluindo vegetais, carne, cereais, legumes, ovos e leite. Dado abaixo, os melhores alimentos que contêm os níveis mais altos de vitamina B5.

Quais os alimentos ricos em vitaminas B5?

1. Cogumelos:

Os Cogumelos são alimentos que contêm vários nutrientes, sendo a vitamina B5 uma delas. Os cogumelos Shiitake têm os níveis mais elevados de ácido pantotênico com 100 gramas servindo 3,59 mg ou 36% do valor diário recomendado desta vitamina. Outras variedades de cogumelos que são boas fontes de vitamina B5 são Cogumelos brancos cozidos (34% VD), portabello grelhado (15% VD), Cogumelos castanhos crus e chanterelle crua (6% VD) em uma porção de um copo. Você pode incluir os cogumelos em sua dieta para aumentar seus níveis de vitamina B5. No entanto, uma vez que alguns Cogumelos crescem na natureza, evitem comer variedades venenosas.portanto Os Cogumelos faz parte da listo dos alimentos ricos em vitamina B5.

2. Ovos:

Os ovos são outros alimentos ricos em vitamina B5. Eles são uma excelente fonte de proteína. Um único ovo cozido fornece 0,70 mg ou 7% valor diário recomendado de vitamina B5. Na verdade, uma boa maneira de aumentar seu consumo de vitamina B5 é consumir ovos mexidos ou cozidos no café da manhã!

3. Peixe oleoso:

O peixe é conhecido por seu incrível valor nutricional. Além de ser rico em ácidos graxos ômega 3, o peixe oleoso também é uma ótima fonte de vitamina B5. O peixe truta é o melhor a este respeito com 100 gramas oferecendo 2,24 mg ou 22% do valor diário de vitamina B5. Outros peixes oleosos que contêm quantidades abundantes de vitamina B5. Alem disso os peixes São um dos alimentos ricos em vitamina B5.

4. Carne:

As carne também são boas fontes de vitamina B5. Um pedaço de vitela cozido contém 2,93 mg ou 29% do valor diário de ácido pantotênico. Outros cortes de carne que são boas fontes de vitamina B5 incluem costela de vitela, vitela e bife de carne magra em 85 gramas. O fígado de vitela também está densamente embalado com vitamina B5, mas é raro e difícil de ser cozinhado. A carne e um dos principal alimentos ricos em vitamina B5 por causa do seu grande teor em Vitaminas D5.

5. Abacates:

Os abacates são conhecidos por ser um dos alimentos ricos em vitamina B5. Um único abacate contém 1,99 mg ou 20% de vitamina B5. Então, essa fruta saudável deve fazer parte da sua dieta. No entanto, ele deve ser consumido com moderação, pois também é rico em calorias. Apenas meio abacate contém 113 calorias e 1,4 gramas de gordura saturada.

alimentos ricos vitamina B5

6. Queijo:

O queijo possui várias variedades e é amplamente utilizado em sanduiches, pizzas e outras receitas. Sendo um produto lácteo, é considerado bastante nutritivo. Entre as variedades de queijo, o queijo norueguês é a melhor fonte de vitamina B5 que fornece 3,35 mg ou 34% do valor diário recomendado em uma dose de 100 gramas. Outras variedades de queijo que contêm vitamina B5 só que em quantidades menores incluem qoquefort e queijo azul (5% VD), e feta (3% VD) em uma porção de 28 gramas. e Parece Mentira mais o Queijo possuir uma grande Riqueza e também entrou na lista dos alimentos ricos em vitamina B5 por ser bastante nutritivo e ser rico em Vitamina D5.

7. Batata doce:

A batata doce também é uma boa fonte vegetariana de vitamina B5. Uma batata doce cozida fornece 1,01 mg ou 10% de vitamina desta vitamina. É relativamente alto em calorias (103 calorias), mas com baixo teor de gordura (menos de 0,2 gramas). Você pode usar batata doce como ingrediente em pratos doces e salgados para melhorar seu consumo de vitamina B5.

Sair da versão mobile