Manganês – O Que é, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Manganês – O Que é, Benefícios e Deficiência!
4.7 (94.49%) 156 vote[s]

Manganês – O Que é, Benefícios e Deficiência que poucos conhecem. Além disso, O Manganês está presente em pequenas doses no organismo e é um dos componentes da enzima um poderoso antioxidante que ajuda a combater radicais livres.

O Manganês é um poderoso antioxidante que procura os radicais livres no corpo e consegue neutralizar estas partículas prejudiciais e prevenir qualquer perigo potencial que elas possam causar.

O corpo pode conter no máximo 20 mg de Manganês concentrado em nossos rins, pâncreas, fígado e, mais importante em nossos ossos.

O que é Manganês?

Manganês é um mineral que é vital para a vida. O corpo humano contém cerca de 15 a 20 miligramas do mesmo.

A maior parte é encontrada nos ossos, com o resto distribuído por todo o corpo em tecidos como o pâncreas, rins, fígado, glândulas adrenais e glândulas pituitárias.

Embora o esta vitamina seja necessário em apenas vestígios, estima-se que cerca de 1/3 da população norte-americana não se cansa disso.

Isto é devido principalmente à dieta altamente processada moderna que comemos. Uma grande proporção desta vitamina nos alimentos é perdida no processamento. Grãos integrais, por exemplo, são alimentos ricos em Manganês.

mas grãos refinados ou farinha que são muito mais consumidas, fornecem apenas metade da quantidade. Então, confira agora Manganês – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Alimentos Ricos em Manganês:

1. Germe de Trigo:

O germe de trigo é uma das melhores fontes alimentares desta vitamina entre grãos integrais. Um quarto de xícara de grãos de trigo fornece 1.1 mg de Manganês.

2. Sementes de Abóboras:

As Sementes de Abóboras são uma boa opção de alimentos ricos em manganês. Pois, a a cada 100 g do seu consumo contém cerca de o,5 mg de Manganês.

3. Nozes:

As nozes como a Castanha do caju, castanha do pará, Avelã entre outras são uma excelente fonte desta vitamina. A deficiência total de Manganês é muito rara e normalmente não ocorre a menos que o Manganês seja eliminado da dieta.

No entanto, muitas pessoas podem não estar obtendo os níveis ideais necessários para a saúde.A causa mais comum de baixo teor desta vitamina é a má ingestão dietética,

devido a uma dieta que não tem fontes de Manganês ou devido a distúrbios do trato intestinal que dificultam a absorção de nutrientes dos alimentos.

Benefícios do Manganês:

4. Saúde Óssea:

o manganês é essencial para o crescimento saudável e normal da estrutura óssea. É um mineral muito efetivo no que se refere ao aumento da densidade óssea. Isso se faz muito útil durante a menopausa em mulheres.

Já que muitas sofrem de deficiência de Manganês depois da menopausa. Dessa forma, aumentar a quantidade desse mineral na dieta das mulheres é um importante fator na prevenção de fraturas.

5. Radicais Livres:

devido à suas propriedades antioxidantes, seus benefícios incluem a função especial de monitorar a atividade dos radicais livres no corpo humano.

Esses radicais são capazes de causar grandes danos às células e até mesmo cânceres e outras doenças perigosas.

Portanto, adicionar suplementos de manganês ou manter uma dieta rica no mineral é uma ótima escolha, particularmente se você possui fatores de risco para outras doenças.

6. Níveis de Açúcar:

o manganês também exibe grande eficiência no controle de açúcar no sangue. Isso pode prevenir a ocorrência de doenças como a diabete. Para controlar o nível de açúcar no sangue.

O Manganês normaliza a síntese de insulina e sua secreção, para que os picos de glicose sejam melhor regulados, promovendo uma vida melhor e mais funcional para pacientes diabéticos.

7. Epilepsia:

baixos níveis de Manganês podem agir como um gatilho para convulsões epiléticas. O mecanismo exato para isso não é totalmente compreendido, mas foi mostrado que o manganês age como um vasodilatador, sendo que alguns pesquisadores creem que isso é a chave para desvendar sua propriedade antiepilética.

8. Metabolismo:

a regulação do metabolismo do corpo é uma das funções vitais do Manganês. As enzimas ativadas por esse mineral ajudam no metabolismo de colesterol, aminoácidos e carboidratos.

Ele é também importante para o metabolismo de vitaminas como a E e a B-1. Além disso, ajuda o fígado a funcionar de forma adequada e fluida, sendo parte essencial no metabolismo de glutamina, sendo o aminoácido mais abundante no corpo e uma parte chave do DNA polimerase.

9. Inflamações e Distensões:

o manganês é um remédio muito conhecido para distensões, assim como para inflamações, já que ele ajuda a aumentar os níveis de superóxido sudismase.

Esse nível aumentado se deve às propriedades antioxidantes do mineral. O superóxido sudismase, é normalmente achado em baixos níveis em pacientes com artrite.

Ele possui qualidades anti-inflamatórias que pessoas com artrite precisam desesperadamente, dessa forma, adicionar o Manganês de volta ao corpo para aumentar a síntese e função do superóxido pode ser conectado à diminuição de sintomas dessa condição.

10. Prevenção da Osteoporose:

suplementos de manganês foram conectados ao alívio de osteoporose e osteoartrite porque é um mineral essencial comprovado no que se refere à adição de densidade óssea e mineral.

Contudo, como um elemento individual na criação e reparo de ossos, estudos mais conclusivos ainda precisam ser feitos.

Em testes com humanos, ao menos a maior parte de pesquisas relacionadas à saúde óssea é feita com uma tabela completa de minerais, e não apenas a vitamina.

Estudos adicionais devem ser concluídos para que se demonstrem os papéis específicos e mecanismos do Manganês no corpo.

11. Alívio da TPM:

o manganês ajuda a aliviar mudanças de humos, dores de cabeça, depressão e a irritabilidade a um nível considerável. Estudos demonstraram uma conexão entre baixos níveis de vários minerais (incluindo a vitamina) em mulheres que sofriam sintomas de TPM particularmente severos, dessa forma, suplementação é aconselhada.

Dito isso, o impacto do Manganês na função hormonal do corpo pode ser notável, portanto, fale com um médico antes de usar a suplementação de manganês para aliviar sintomas de TPM, já que ele é profundamente conectado aos hormônios.

12. Saúde da Tireoide:

o manganês é um importante co-fator para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina.

O funcionamento adequado da glândula tireoide e sua síntese hormonal beneficia uma grande variedade de mecanismos no corpo, incluindo a perda de peso, apetite, metabolismo e eficiência dos sistemas orgânicos.

13. Auxilia na Absorção de Vitaminas:

A vitamina ajuda na absorção de vitaminas vitais como a Vitamina B e E e minerais como o magnésio. Isso se deve ao seu papel nas reações enzimáticas que são requeridas para absorver e utilizar vitaminas provindas dos alimentos.

O Manganês é um dos mais versáteis co-fatores para reações enzimáticas, e se existe risco de possuir deficiência de algum vitaminam certifique-se de aumentar os níveis de manganês da sua dieta, tomando sempre cuidado para que eles sejam seguros e não tóxicos.

14. Cérebro e Sistema Nervoso:

o Manganês é essencial para o funcionamento saudável do cérebro e é também usado para tratar desordens nervosas específicas.

Isso se deve ao superóxido sudismase, que rastreia os radicais livres por todo o corpo, incluindo lugares neutros.

A oxidação promovida por radicais livres se dão por todo o corpo, sendo que o cérebro pode ser negativamente afetado tão facilmente quanto qualquer outra parte do organismo.

À parte de seu importante papel antioxidante, esta vitamina também pode se ligar com neurotransmissores e estimular transmissões mais rápidas e eficientes de impulsos elétricos pelo corpo, intensificando a função cognitiva.

15. Metabolismo de Glicose:

o Manganês auxilia na regulação do metabolismo de glicose no corpo humano. Esse é um dos mais importantes benefícios providos pelo mineral, já que fornece recursos, energia e eficiência funcional a todas as partes do corpo.

Além disso, quando a glicose é devidamente absorvida e utilizada pelos órgãos e músculos, existe menos chance de ganho de massa, que é especialmente perigoso para pacientes diabéticos. A administração adequada da diabete é definitivamente auxiliada por bons níveis de manganês no corpo.

16. Trato Digestivo:

o Manganês é um mineral, que é útil na manutenção do funcionamento do trato digestivo. Isso melhora a absorção de gordura no processo de digestão, assim como também reduz problemas como a constipação e desconfortos intestinais. esta vitamina também é importante em termos de eficiência de conversão de alimentos em energia útil.

17. Feijão:

O Feijão é uma das melhores fontes de proteína e contém uma dose elevada de desta vitamina. Uma xícara de feijão contém quasse a metade exigência de Manganês por dia.

18. Chá Verde:

O Chá Verde é uma boa opção de alimentos ricos em dessa vitamina. Pois, Uma xícara de chá verde pode fornecer 0,8 mg de Manganês.

Sintomas de Deficiência de Manganês:

Alguns sintomas podem alertar uma deficiência em Manganês. Entre eles estão dor nas articulações e ossos frágeis que se quebram facilmente, fadiga, apatia e sensação de estar constantemente cansado. Fique atento ainda a problemas na menstruação e dificuldade na cicatrização de feridas.

Nesse último caso isso acontece porque esse mineral tem papel importante na produção de colágeno. Por isso, a deficiência da vitamina que também é capaz de estar associada a outros problemas dermatológicos, como dermatite ou pele sem brilho.

A deficiência nesse mineral é capaz de resultar em problemas como tolerância à glicose e ao metabolismo da gordura, anormalidades esqueléticas, desmineralização óssea e malformações.

Há casos também de atraso no crescimento, diminuição dos níveis séricos de colesterol, erupção cutânea e cálcio elevado no sangue.

Em certos casos esse déficit pode levar também a infertilidade, convulsões, fraquezas, náuseas ou vômitos, tonturas, perda de audição, anemia por deficiência de ferro, cabelos e unhas fracas, convulsões, cegueira ou paralisia em crianças. Por isso, fique sempre atento aos níveis desse mineral em seu corpo.

Caso queira evitar esse tipo de problema, há alguns alimentos ricos nesse mineral. Frutas como abacaxi, uvas, kiwi e legumes como beterraba, batata-doce, aipo, abóbora e cenoura são boas opções. Além disso, invista em nozes e sementes, bem como produtos de soja como tofu e tempeh.

Gemas de ovo, grãos integrais como arroz integral, aveia, farelo de passas, quinoa, cevada, e especiarias como canela, cravo e tomilho são excelentes alternativas. Os valores médios estimados de ingestão variam entre 2 a 5 mg.

É importante ainda estar atento com alimentos capazes de inibir a absorção mineral. São aqueles que contêm ácido fítico, como feijão, ou ácido oxálico, como o repolho.

Não é preciso deixar de ingeri-los, mas uma boa dica é cozinhá-los bem para neutralizar esse efeito. Além disso, às vezes a ingestão excessiva de outros minerais como fósforo, cálcio e ferro pode limitar a capacidade do corpo de reter o Manganês – ou seja, dê preferência à dieta equilibrada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO: