Aminoácidos – O Que é, Benefícios e Deficiência

Aminoácidos – o que é, Benefícios e Deficiência, Veja essa Analise completa sobre tudo dos Aminoácidos!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Cura Natural

Benefícios dos Aminoácidos, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que ele pode trazer para saúde. Além disso, primeiramente, saiba que o Aminoácido é compostos de átomos de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. O corpo humano precisa de 20 tipos de Aminoácido diferentes para funcionar corretamente e, para formar as proteínas, o Aminoácidos é unidos através de ligações peptídicas.Aminoácidos benefícios

As proteínas são fundamentais para ganhar massa muscular e também parar restaurar os músculos. Sendo assim, quem pratica exercício físico precisa do Aminoácido, tanto os essenciais como ou os não essenciais.

O Que é Aminoácidos?

Os Aminoácidos nada mais são do que monômeros (composto constituído de moléculas capazes de se combinarem entre si para formarem polímeros) que constituem proteínas.
De forma mais simplificado, podemos definir que são pequenos pedaços de proteínas, mas que quando unidos formam uma grande proteína que desempenha funções específicas.

Existem diferentes tipos de Aminoácidos, que em diferentes situações desempenham diversas funções, como recuperação de tecido muscular até bom funcionamento do sistema imunológico.

Os nove Aminoácido essenciais incluem: Histidina (crianças), Lisina, Leucina, Metionina, Isoleucina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano e Valina. Os Aminoácidos de cadeia ramificada são três Aminoácidos deste grupo, incluindo a Leucina, a Isoleucina e a Valina.

Principais Alimentos Ricos em Aminoácidos:

Fornecer Aminoácido ao nosso corpo é muito importante, tanto antes como depois do treinamento físico, porque eles cumprem a função de produzir proteínas e energia para que os músculos se recuperem corretamente após o esforço, entre outras coisas. Então, confira Os Principais Benefícios dos Aminoácidos Para Organismo:

1. Benéficos dos Aminoácidos Para Fortalecer Unhas, Cabelos e Pele:

A metionina fortalece o cabelo, unhas e peles de quem a ingere em níveis corretos. Além disso esse Aminoácido é benéfico para a degradação de gorduras, evitando acumulo em fígado, veias e artérias. O que proporciona um melhor funcionamento do coração, rins e cérebro.

2. Benéficos dos Aminoácidos na Regeneração de Tecidos:

Muitos praticantes de atividades se submetem a grandes esforços que acabam por lesionar tecidos corporais, como a musculatura e os tendões.
A valina é um potente reconstrutor muscular capaz de regenerar esse tipo de tecido.

3. Benéficos dos Aminoácidos Para Manter o Organismo Estabilização:

Para um bom funcionamento, o organismo precisa estar estabilizado. A isoleucina, entre outros Aminoácido, é capaz de estabilizar os níveis de colesterol e glicose, algo fundamental para a produção de hormônios e também da hemoglobina – responsável por carregar oxigênio por todo organismo.

4. Benéficos dos Aminoácidos na Manutenção de Funções Corpóreas Básicas:

Para funcionar corretamente o organismo necessita que glândulas, vasos e órgãos estejam trabalhando em harmonia. A fenilalanina, por exemplo, auxilia no funcionamento da tireoide (glandula secretora de hormônios que contribuem para o bom funcionamento harmonioso de todo o organismo) além de manter a elasticidade dos vasos sanguíneos.

5. Benéficos dos Aminoácidos no Crescimento e Desenvolvimento Tecidual:

Durante a fase de crescimento são formados tecidos ósseos, musculares e cartilaginosos.
Aminoácido treoninia, histidina e argininina são responsáveis por essa formação de novos tecidos, que tem início ainda quando somos bebês e nos acompanhará por toda a vida.Aminoácidos benefícios

6. Benéficos dos Aminoácidos no Alívio do Estresse:

Atualmente as pessoas vivem estressadas e com elevadas taxas de cortisol, o hormônio do estresse. Sendo assim, a ingestão adequada do triptofano é capaz de proporcionar uma sensação de tranquilidade e calma, aliviando o estresse e trazendo benefícios a todo organismo. Veja Também: Receita Caseira Para Reduzir o Estresse Rapidamente

7. Beneficio do Aminoácido Para Diminuir a Dor Muscular:

Mas espere, há mais! O dano reduzido e a recuperação melhorada também foram mostrados para limitar a dor que geralmente se instala após um exercício intenso.

8. Beneficio do Aminoácido Para Aumentar o Foco Mental:

Ao manter o monstro de triptofano afastado, os suplementos deste composto melhoram suas habilidades de processamento e memória de curto prazo. Durante competições – especialmente aquelas que duram várias horas – essa pode ser a chave para a vitória.

9. Beneficio do Aminoácido na Queima de Gordura:

Então, como você acha que os Aminoácidos protegem o glicogênio desses atletas? Ao queimar gordura, em vez disso. Para aqueles que tentam perder um pouco de gordura corporal ou treinadores de atletas com uma dieta baixa em carboidratos. Então, os Aminoácidos ajudarão seu corpo a mudar a dependência de gordura por combustível. Veja Também: Suco Detox de Canela Para Queimar Gordura Abdominal

10. Beneficio do Aminoácido Para Reduzir a Fadiga:

Relacionada com as descobertas acima mencionadas, o Aminoácido demonstra a capacidade de evitar a fadiga mental que às vezes acompanha exercícios longos. Principalmente, isso ocorre porque a relação entre baixos BCAAs e triptofano.

Normalmente, quando seus níveis de Aminoácido caem, seu corpo produz mais triptofano, que então se torna serotonina em seu cérebro e leva a sentimentos de cansaço e fadiga mental. O suplementos de Aminoácido impedem esse processo.

Outros Benefícios dos Aminoácidos:

Cada Aminoácido possui um papel diferente e importante no organismo. Porém, de um modo geral, seus principais benefícios são:

  • Promover a síntese proteica;
  • Agem como substratos energéticos, proporcionando maior energia durante os treinos;
  • Estimulam o crescimento;
  • Melhoram o sistema imunológico;
  • Regulam os hormônios;

Os Aminoácidos são indicados para esportistas, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas de forma geral. Além disso, os médicos também podem indicar o suplemento para o tratamento de doenças como encefalopatia hepática e degeneração espino cerebelar.

Sinais de Deficiência de Aminoácidos:

Embora a causa principal de uma deficiência em Aminoácidos seja uma alimentação errada (particularmente uma dieta pobre em proteínas), os Aminoácidos podem também ser afetados por infecções, traumas, stress, medicação, idade e desequilíbrios químicos do organismo.

Fazendo uma análise de sangue para determinar se sofre de deficiência de Aminoácidos. Os suplementos de Aminoácidos podem compensar essa deficiência, e podem igualmente tomar-se como terapêutica para aliviar muitos outros problemas de saúde.

Efeitos Colaterais dos Aminoácidos:

Assim como outros suplementos, os Aminoácidos podem vir acompanhados de efeitos colaterais. Da mesma forma que cada tipo de aminoácido tem seus benefícios e funções especificas, os efeitos colaterais também podem variar de acordo com o tipo de Aminoácido ingerido.

O BCAA, por exemplo, tem como efeito colateral náusea, dor (mal estar) e dores de cabeça. Além disso, ele também pode interferir nos níveis de glicose do sangue, mas em apenas em determinados casos. Se o aminoácido BCCA foi ingerido junto com outros medicamentos, como para diabetes, podem causar outros problemas e/ou prejudicar os efeitos do mesmo.

De um modo geral, os Aminoácidos podem causar inquietação, ansiedade, agitação e até mesmo taquicardia. Os efeitos colaterais costumam aparecer em casos de superdosagem ou quando o suplemento é consumido junto com outros remédios. Por esse motivo é fundamental o acompanhamento médico antes de iniciar qualquer suplementação ou medicamento novo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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