Tiamina – O que é, Benefícios e Deficiência!

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Tiamina – O que é, Benefícios e Deficiência!
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Tiamina, o que é, Benefícios e Deficiência que não devemos ignorar. Alem disso, a Tiamina (vitamina B1) é classificada como uma das vitaminas do complexo B.

Todas as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, o corpo não as armazena e precisam ser repostas diariamente.

TiaminaPequenas quantidades de Tiamina (vitamina B1) são encontradas em praticamente todos os alimentos.

Além disso, a combinação de vitamina B1 com outras vitaminas da família B regula o sistema endócrino e digestivo.

Mas uma vez que é uma vitamina solúvel em água, é fácil expulsar do nosso corpo através da urina, por isso é importante que consumamos vitamina B1 se quisermos manter níveis adequados. É por isso que devemos incluir alimentos ricos em tiamina no nosso dia-a-dia.

Alimentos Ricos em Vitamina B1:

Embora a deficiência de vitamina B1 seja rara, os especialistas recomendam manter níveis adequados desta vitamina, se possível através de fontes naturais, como alimentos ricos em vitamina B1.

Entre eles estão sementes, grãos, legumes e nozes, bem como algumas carnes de porco.

Embora seja verdade que a metabolização dos alimentos para a energia é uma das principais propriedades da vitamina B1, existem múltiplos benefícios que aumentam a lista dos efeitos saudáveis da Tiamina. Então, confira os beneficios da tiamina para saude.

Benefício da Vitamina B1 Para Metabolismo Saudável:

Graças à vitamina B1, o corpo pode converter carboidratos, proteínas e gorduras em energia para células, além de participar da geração de glóbulos vermelhos.

Benefícios da Tiamina Para o Sistema Nervoso:

A capacidade da Tiamina para nos fornecer energia ajuda a evitar que os nervos e o cérebro sofram danos que causam, por exemplo, problemas de mobilidade.

Veja também: Os 30 Benefícios do Aspargo Para Saúde!

Benefício da Tiamina Para Sistema Cardiovascular:

vitamina B1 gera parte da energia que os músculos do coração precisam para funcionar corretamente e manter a freqüência cardíaca adequada.

Também ajuda a manter a função ventricular e tratar a insuficiência cardíaca.

Benefícios da Tiamina Para o Sistema Imunológico:

A vitamina B1 cuida da saúde digestiva, tanto quando mantém os músculos do sistema digestivo quanto quando é hora de secretar o ácido necessário para digerir completamente os alimentos e absorver nutrientes.

Benefício da Tiamina Para Previne Problemas Cerebrais:

A vitamina B1 ajuda a manter a conexão entre o cérebro e o corpo, evita alguns distúrbios de memória resultantes de uma deficiência de tiamina e diminui o risco de doença de Alzheimer.

Benefícios da Vitamina B1 Para Concentração:

Nosso aprendizado pode ser melhorado graças à tiamina porque gera a energia necessária para aumentar a concentração, lutar contra o estresse crônico, prevenir a perda de memória e facilitar reações rápidas e lucidez.

Tiamina

Benefícios da Vitamina B1 Para Problemas de Visão:

A tiamina ajuda a combater alguns problemas de visão, como cataratas ou glaucoma.

Deficiência de Vitamina B1:

A falta de vitamina B1 tem efeitos diretos na força e energia do corpo, de modo que a fadiga e os problemas do sistema nervoso e do coração serão as principais conseqüências.

Algumas pessoas com alcoolismo podem ter deficiência de vitamina B1.

É conhecida como síndrome de Wernicke-Korsakoff e é porque, além de beber um monte de álcool, não coma o suficiente.

Sintomas de Falta de Vitamina B1:

Normalmente, esse déficit de vitamina B1 não é usual nos países desenvolvidos, mas, quando parece, manifesta alguns destes sintomas:

  • Anorexia ou perda de peso rápida;
  • Diminuição do apetite;
  • Colite;
  • Problemas digestivos como diarreia;
  • Nervos danificados e inflamação dos nervos (neurite);
  • Fadiga;
  • Diminuição da memória de curto prazo;
  • Confusão;
  • Irritabilidade;
  • Fraqueza muscular;
  • Alterações no humor, como apatia ou depressão;
  • Efeitos cardiovasculares, como um coração alargado;

Se quisermos evitar uma deficiência de tiamina, é essencial cuidar da nossa dieta e ingerir o suficiente desta vitamina diariamente, uma vez que a vitamina B1 é facilmente expulsa do corpo e o corpo não tem muito tempo para absorver grandes quantidades.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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