Ômega 3 – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Ômega 3 – o que é, Fontes, Benefícios e Deficiência, Análise completa!

Ômega 3 – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência
4.8 (95%) 92 votes

O que é Ômega 3 ? Suas principais Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos desconhecem. Além disso, o Ômega 3 nos últimos tempos, ganhou um currículo de causar inveja nos demais nutrientes, pertencente à família da gordura poli-insaturada, o Benefício do Ômega 3 foi notícia no mundo nutricional por exibir habilidades notáveis no combate e prevenção de doenças, assim como seus vários benefícios para saúde do corpo humano.

omega 3

Composto de três gorduras, nomeadamente ALA – α-linolénico, EPA – ácido eicosapentaenóico e DHA – ácido docosa-hexaenóico, o Ômega 3 é um ácido gordo essencial que não pode ser suficientemente produzido pelo corpo e, portanto, tem que ser obtido através de fontes alimentares.

O que é Ômega 3:

O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados.

As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta.

Fontes de Ômega 3:

O Ômega 3 é encontrado em certos tipos de peixe como salmão, cavala, peixe-espada, anchovas e truta. E, para se ter uma dieta saudável e equilibrada, é preciso consumir de duas a três porções de peixe por semana. A ingestão diária de Ômega 3 no ser humano é de, aproximadamente 3 g ao dia, para que não ocorra deficiência nutricional.

Mas, vegetarianos e vegans, que não comem nenhum alimento de origem animal, como poder suprir, naturalmente, essa necessidade em ômega? Existem alguns alimentos de origem vegetal que contêm alguma quantidade de Ômega 3, apesar de ser pouco, se comparado com o que há nos peixes de águas frias, confira-os:

  • Linhaça;
  • Nozes, amêndoas;
  • Cereais;
  • Vegetais de folhas verdes;
  • Leguminosas;
  • Leguminosas.

Agora que já conhecemos o que é, e as principais fontes, vamos conhecer também os Benefícios do Ômega 3 Para Saúde:

1. Benefícios do Ômega 3 no Combate a Diabetes:

Os nível de triglicérides alto e o baixo nível de colesterol HDL no corpo são duas das principais preocupações para as pessoas que sofrem de diabetes. A gordura poli-insaturada ajuda a diminuir o nível de triglicerídeos e eleva o nível de HDL em tais casos, que contribui para combater a diabetes de forma eficaz.

Veja Também: Os 18 Alimentos que Ajudam a Controlar a Diabetes…

2. Benefício do Ômega 3 na Prevenção do Câncer:

Estudos revelaram que esta gordura poli-insaturada possui propriedades de combate ao cancro e é benéfico no tratamento e prevenção do câncer de mama, do cólon e da próstata.

beneficios do omega 3

3. Benefícios do Ômega 3 Para Combater Dores Musculares:

As propriedades anti-inflamatórias presente nesta gordura poli-insaturada ajuda o corpo se proteger contra inflamações, reduzindo inchaços no corpo e aliviando dore musculares.

4. Benefício do Ômega 3 na Saúde Óssea:

Substancias presentes na gordura poli-insaturada melhoram a saúde óssea, aumentando os níveis de cálcio no corpo e, assim, ajudando a tratar artrite reumatoide, lúpus e osteoporose. Elas melhoram a saúde óssea, aumentando os níveis de cálcio no corpo e, assim, ajudando a tratar artrite reumatoide, lúpus e osteoporose.

5. Benefícios do Ômega 3 Para Saúde do Cérebro:

O DHA presente nesta gordura poli-insaturada ajuda a isolar as células cerebrais e promover uma melhor neurotransmissão, auxiliando assim no tratamento da depressão, perturbação bipolar, doença de Alzheimer, demência, esquizofrenia, etc. Portanto, por conseguinte, assegura uma boa saúde mental.

Veja Também: Os 10 Melhores Alimentos Para Fortalecer o Cérebro…

6. Benefício do Ômega 3 na Saúde Ocular:

A gordura poli-insaturada ajuda a evitar o problema da degeneração macular, que é uma patologia do olho relacionada com a idade e que pode ainda levar à cegueira, e, assim, garantir uma acuidade visual apropriado, mesmo durante a velhice.

7. Benefícios do Ômega 3 Para Combater o T.D.A:

Essas gorduras fornecem EPA e DHA ao corpo, que são essenciais para combater o transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) em crianças e, assim, garantir a sua devida atenção e crescimento comportamental.

8. Benefício do Ômega 3 no Controle da Pressão Arterial:

Desde que a gordura poli-insaturada foi considerado uma gordura insaturada, é conhecido por ter numerosas propriedades para ajudar a tratar doenças cardiovasculares. Diminuir a ingestão de gorduras saturadas e aumentar o consumo de gorduras insaturadas ajuda a combater doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, problemas de colesterol e pressão arterial, aterosclerose, etc.

beneficio do omega 3

9. Benefícios do Ômega 3 Para Saúde da Pele:

A gordura poli-insaturada com o seu vital ERP e teor de DHA é útil no tratamento e prevenção de doenças de pele como psoríase, acne e alergias. Possui propriedades de proteção solar naturais que ajudam a proteger a pele dos raios UV prejudiciais do sol e, assim, ajudar na prevenção e tratamento da dermatite e sensibilidade ao sol.

Veja Também: Suco Detox de Laranja e Cenoura Para Hidratar a Pele Seca…

10. Benefício do Ômega 3 na Saúde Capilar:

A gordura poli-insaturada é conhecido por sua capacidade de combater problemas de cabelos secos e quebradiços, coceira no couro cabeludo, escamosidade, caspa, queda de cabelo e circulação sanguínea inadequada no couro cabeludo. DHA e EPA fornece alimento para os folículos pilosos fazer o seu cabelo ficar forte e saudável.

Outros Benefícios da gordura poli-insaturada:

  • Melhora a mente e a memória.
  • Fortalece o cérebro.
  • Combate radicais livres.
  • Diminui o colesterol.
  • Diminui os triglicérides.
  • Possui ação antiinflamatória.
  • Previne doenças cardiovasculares, evitando o entupimento dos vasos sanguíneos.
  • Combate a depressão.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Aumenta a absorção de cálcio, auxiliando o combate à osteoporose.
  • Combate o diabetes.
  • Diminui os sintomas da TPM.
  • Auxilia no combate às crises de asma.
  • Se consumido em doses corretas, poderá atuar no processo de emagrecimento.
    Alguns estudos apontam benefícios também para o humor, aprendizado, e o sistema imunológico.
  • Intervém na atividade dos órgãos reprodutivos.
  • Pode prevenir degeneração macular.
  • Reduz a incidência de bebês prematuros quando consumido durante a gravidez.
  • Alivia o desconforto da artrite.

Veja no vídeo abaixo, um dos alimentos mais ricos em Ômega 3:

Sinais de Deficiência de Ômega 3:

Um dos sinais clínicos da deficiência de ácidos graxos essenciais mais característico é, sem dúvidas, a pele seca. Este sinal é muito comum nas crianças quando são pequenas, caso estas não alimentam corretamente.

Muitas vezes os problemas de pele são o resultado direto de não consumir bastante ômega 3. São as épocas em que somos mais sensíveis a infecções e à má cicatrização de feridas.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enxofre – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Os 28 Benefícios das Algas Marinhas Para Saúde