Vitamina K – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Vitamina K – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências!
4.7 (93%) 20 vote[s]

Benefícios da Vitamina K, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que você vai conhecer a partir de agora. Além disso, a Vitamina K é necessária para a coagulação do sangue, o que significa que ajuda as feridas a cicatrizar adequadamente. Há também algumas evidências de que a Vitamina K pode ajudar a manter os ossos saudáveis.

Vitamina K – O que é:

Essa vitamina refere-se a um grupo de vitaminas lipossolúveis que desempenham um papel na coagulação do sangue, no metabolismo ósseo e na regulação dos níveis de cálcio no sangue.

Vitamina K

Essa vitamina engloba um grupo de compostos solúveis em gordura relacionados quimicamente conhecidos como naftoquinonas.

Este grupo inclui vitaminas K, K1, K2 e K3. A vitamina K1 (phytonadione) é a forma natural dela; é encontrado nas plantas e é a principal fonte dela que os seres humanos obtêm através dos alimentos.

O corpo precisa dela para produzir protrombina, uma proteína e um fator de coagulação que é importante na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo.

As pessoas que usam medicamentos para diluir o sangue, como a varfarina ou Coumadin, não devem começar a consumi-la sem antes consultar um médico.

Fontes de Vitamina K:

Consumir alimentos ricos nessa vitamina pode ajudar na saúde do coração, melhorar a densidade óssea, restaurar a saúde bucal, combater o câncer e reduzir infecções. Veja quais alimentos são esses:

Quando em quantidade certa, ela traz diversos Benefícios a Saúde, veja mais sobre a Vitamina K e saiba O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências:

1. Benefícios da Vitamina K Para o Funcionamento do Organismo:

A Vitamina K proporciona um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonóides e outros ingredientes fundamentais para a saúde.

2. Benefício da Vitamina K Para Coagulação do Sangue:

Possui um aminoácido que faz com que uma ferida aberta coagule, pare de sangrar e, com isso, evita um excesso de sangramento, essa vitamina também contribui para melhor cicatrização. A deficiência dela causa sangramento nasal, sangramento menstrual intenso, fácil nódoas negras, hemorragias e anemia.

3. Benefícios da Vitamina K Para Saúde Óssea:

A Vitamina evita a desmineralização óssea no organismo, ajuda na fixação do cálcio nos ossos. O cálcio ajuda na construção e manutenção da estrutura dos ossos e dentes por isso é importante a ação de ambos no organismo.

Veja Também: Gravidez Ectópica – O que é, Sintomas e Tratamentos

4. Benefício da Vitamina K Para Recém-Nascidos:

Crianças que nascem antes do tempo podem apresentar diversos problemas, entre eles a hemorragia espontânea, a Vitamina K ajuda muito com esse problema visto que seu papel mais importante é a coagulação.

5. Benefícios da Vitamina K Para o Funcionamento Cerebral:

Para manter uma adequada função cerebral e nervosa, é necessário que a bainha de mielina que envolve os nervos se forme adequadamente e ela é conhecida como sendo essencial para essa síntese.

6. Benefício da Vitamina K Previne a Aterosclerose:

Os pesquisadores sabem há quase 20 anos que a ingestão insuficiente dela na dieta está relacionada à aterosclerose na aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo.

Desde então, uma série de estudos básicos de ciência e laboratório indicaram que uma maior ingestão dessa vitamina é essencial para prevenir a aterosclerose em vasos principais de todos os tipos.

7. Benefícios da Vitamina K na Gravidez:

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência dessa vitamina, uma dose adequada ajuda a controlar esse mal estar.

8. Benefício da Vitamina K Para Saúde das Gengivas e Dentes:

Ela é um nutriente que trabalha com outros minerais e vitaminas para matar bactérias que destroem o esmalte dental, resultando em cárie dentária e também fornece dentes com os minerais adequados que precisam permanecer fortes.

9. Benefícios da Vitamina K Para Saúde Cardíaca:

Ela demonstrou ajudar a prevenir a calcificação das artérias, uma das principais causas de ataques cardíacos. Ele funciona carregando cálcio das artérias e não permitindo que ele se forme em depósitos de placas duras e perigosas.

10. Benefício da Vitamina K Como Anti-inflamatório:

O consumo de alimentos com alto índice dela faz com que seja reduzida a libertação da glicoproteína de interleucina-6, um importante fator para as inflamações no interior do organismo.

11. Benefícios da Vitamina K Para Sintomas Comuns na Gravidez:

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência dela, uma dose adequada ajuda a controlar esse mal estar.

Veja Também: Os 18 Alimentos que Ajudam a Controlar a Diabetes!

12. Vitamina K Previne o Diabetes:

Os diabéticos Tipo II apresentam um risco aumentado de fratura óssea. Isto é provavelmente devido em parte à ativação incompleta da osteocalcina (proteína Gla) (causada pela falta dessa vitamina), e a diminuição do cálcio que está sendo depositado no osso que ocorre como resultado. Em contrapartida, as pessoas com maior consumo dessa vitamina têm reduções nos marcadores inflamatórios relacionados à diabetes.

fontes de Vitamina K

13. Benefício da Vitamina K no Controle do Açúcar no Sangue:

No pâncreas, é produzido a insulina do corpo, ela é muito importante, pois reduz a taxa de glicose no sangue e é no pâncreas também que se encontra o segundo mais alto teor de Vitamina K no corpo, o pâncreas precisa da vitamina para trabalhar bem e se isso não ocorre pode causar doenças como a Diabetes.

14. Vitamina K Combate o Câncer:

Ela demonstrou ser eficaz na redução do risco de câncer de próstata, cólon, estômago, nasal e oral. Um estudo até descobriu que altas doses dessa vitamina ajudaram os pacientes com câncer de fígado a se estabilizar e até melhorar a função hepática.

15. Benefício da Vitamina K Alivia Dores Menstruais:

Por ser uma grande aliada para o sangue ela ajuda também a regularizar a menstruação e ajuda no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

Deficiência de Vitamina K:

Embora seja raro, uma deficiência dessa vitamina pode levar a uma coagulação sanguínea defeituosa, hemorragia aumentada e osteopenia. Os sintomas incluem hematomas fáceis, sangramento gastrointestinal, sangramento menstrual excessivo e sangue na urina.

Os que correm o maior risco de uma deficiência dessa vitamina incluem pessoas com desnutrição crônica, pessoas com dependência de álcool e qualquer pessoa com condições de saúde que limitem a absorção de vitaminas dietéticas.

Sangramento é o principal sintoma, pode ser fatal em recém-nascidos.

A deficiência dessa vitamina pode causar doença hemorrágica no recém-nascido, caracterizada por uma tendência à hemorragia. Deve-se administrar uma injeção dela aos recém-nascidos para os proteger dessa doença.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

24 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

  7. Pingback:

  8. Pingback:

  9. Pingback:

  10. Pingback:

  11. Pingback:

  12. Pingback:

  13. Pingback:

  14. Pingback:

  15. Pingback:

  16. Pingback:

  17. Pingback:

  18. Pingback:

  19. Pingback:

  20. Pingback:

  21. Pingback:

  22. Pingback:

  23. Pingback:

  24. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *