Carboidratos – O que são, Fontes e Benefícios

Revisado por

Biomédico pela UFRGS

Especialista do Cura Natural

Carboidratos – O que são, Fontes e Benefícios
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Carboidratos – O que são, Fontes e Benefícios que você deve conhecer. Além disso, os Carboidratos têm vários papéis em organismos vivos, incluindo o transporte de energia. São também componentes estruturais de plantas e insetos.

carboidratosEles ainda são importantes para saúde geral do corpo. Isso porque os Carboidratos possuem a função de manter nossa corpo ativo e saudável.

O que São Carboidratos?

Os Carboidratos são encontrados em uma ampla gama de alimentos saudáveis ​​e não saudáveis: feijão, pão, pipoca, leite batatas, biscoitos, espaguete, refrigerantes, torta de cereja e milho. Eles também vêm em uma variedade de formas. As formas mais comuns e abundantes são açúcares, amidos e fibras.

Os alimentos ricos em Carboidratos são uma parte importante de uma dieta saudável. Os Carboidratos fornecem ao corpo glicose, que é convertido em energia usada para suportar funções corporais e atividade física. Mas a qualidade dos Carboidratos é importante.

Lembrando também que, os Carboidratos saudáveis são digeridos e absorvidos muito mais devagar enquanto os Carboidratos “não saudáveis” são digeridos muito rapidamente.

A ingestão mínima recomendada de Carboidratos é de 130 gramas por dia para a população em geral. A quantidade de Carboidratos que deve ser consumida depende do tamanho do corpo e dos níveis de atividade: pessoas maiores e / ou mais ativas precisam de mais enquanto pessoas menores e mais sedentárias exigem menos.

Alimentos Ricos em Carboidratos:

Agora, confira em detalhes os Benefícios dos Carboidratos Para Saúde.

Melhora a Digestão:

As frutas e vegetais são fontes de Carboidratos. Além disso, esses Carboidratos são ricos em fibras solúveis que previnem problemas digestivos e problemas de intestino preso.

Aliado do Coração:

Uma dieta rica em cereais integrais previne o aumento do colesterol ruim (LDL) e contribui para evitar derrames e infartos. Tudo isso é devido a presença dos Carboidratos nesses alimentos.

Aliado do Cérebro:

O cérebro também progride mal sem carboidrato, ou melhor, sem a energia da glicose proveniente dos Carboidratos. Em dietas com baixa ingestão de Carboidratos, o organismo queima músculos para muda-los em corpos cetônicos. Os corpos cetônicos no sangue em excesso têm um efeito tóxico, provocando tremores, fraqueza muscular e enxaqueca.

Controle de Peso:

Parece até brincadeira, mas o carboidrato simples faz engordar, principalmente em doces e massas. Neste caso, estamos falando dos Carboidratos de cadeia complexa que proporcionam sensação de saciedade, diminuição do apetite e faz o intestino funcionar.

Melhora do Humor e Bem-estar:

Os açúcares encontrados nos Carboidratos podem afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Não é por acaso que uma dieta restritiva de carboidrato pode aumentar a irritabilidade e provoca mau-humor.

Deficiência de Carboidratos:

A deficiência de Carboidratos pode levar a fraqueza do sistema imunológico, uma vez que nossos músculos são os responsáveis em fornecer glutamina para formação de células imunes. Além disso, Os principais sintomas da falta de Carboidratos na dieta são: tontura, náuseas, nervosismo, tremores e fraqueza.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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