Nutrientes

Zeaxantina – o que é, benefícios e deficiência!

zeaxantina

O principal beneficio da zeaxantina na dieta é promover uma visão saudável. Atualmente, existem estudos que apoiam o uso de seu suplemento e também a ingestão de alimentos ricos em  zeaxantina para tratar condições de saúde, incluindo degeneração macular e catarata.

Ela, juntamente com a luteína, atua como uma vitamina que migra para os olhos e é aspirada para a lente, a mácula e penetra no centro da retina. Na mácula e retina, ela ajuda a construir um escudo de pigmento amarelo que protege as células oculares de frequências de luz perigosas. Também fornece um potente antioxidante, neutralizando os radicais livres que destroem as células oculares.

zeaxantina
zeaxantina

O que é zeaxantina?

A zeaxantina um tipo de carotenoide comumente encontrado na natureza. É classificado como um antioxidante lipídico natural. Ela se acumula na lente do olho e na região macular da retina. O composto também tem concentrações mais altas na mácula em comparação com as encontradas no plasma e outros tecidos.

Ela também é um bioflavonoide, que, além de seus benefícios para a saúde ocular, tem sido associada ao fornecimento de muitos benefícios para a saúde, incluindo sua propriedade anti-inflamatória.

Alimentos ricos em zeaxantina:

Frutas e vegetais são a fonte mais significativa de zeaxantina. Esses alimentos, ricos em muitas vitaminas e minerais essenciais, já devem ser o alicerce da sua dieta saudável, mas, se não estiverem, você agora tem outro motivo para acertar o mercado e se abastecer com produtos frescos. Pelo bem dos seus olhos, adicione estes alimentos ricos em zeaxantina à sua lista de compras:

Quais são as funções da zeaxantina?

Este carotenoide juntamente com outra poderosa luteína antioxidante, é mais conhecida por seus efeitos benéficos sobre a saúde dos olhos. Juntas são particularmente eficazes na redução do risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.

Pessoas com maior consumo de zeaxantina e luteína apresentam um risco menor de 57 por cento de ter a doença ocular do que aqueles que tomaram as quantidades mais baixas.

Saiba mais: Degeneração Macular- O que é, Sintomas e Tratamentos

Benefícios da zeaxantina para saúde:

1.  Atua contra a degeneração macular:

A degeneração macular relacionada com a idade, comumente chamada de DMRI, é a principal causa de perda de visão em pessoas com 65 anos ou mais. A mácula é uma área pigmentada, localizada próximo ao centro na retina, responsável pela acuidade da visão.

Uma dieta rica em carotenoides pode ser associada com um risco mais baixo de DMRI. Entre os carotenoides específicos, a zeaxantina é fortemente associada com risco reduzido da incidência de degeneração macular relacionada à idade.

Um grande estudo mostrou também que suplementos contendo luteína e zeaxantina podem retardar a progressão da degeneração macular depois da condição já iniciada.

2. Prevenir a incidência de catarata:

A catarata ocorre quando a lente transparente do olho fica opaca, impedindo a visão. Os sintomas da catarata incluem visão turva ou fraca, sensibilidade à luz, visão dupla e visão noturna deficiente.

Em um estudo, os pesquisadores estudaram a relação entre a ingestão de carotenoides e vitaminas C e E e o risco de catarata em mulheres. A equipe descobriu que uma alta ingestão de destes dois carotenoides e vitamina E de alimentos e suplementos foi associada a uma redução significativa do risco de incidência de catarata.

Outro estudo descobriu que pessoas com dietas ricas em alimentos ricos neste carotenoide, especialmente espinafre, couve e brócolis, têm até 50% menos probabilidade de desenvolver catarata.

Veja também: Os 5 Benefícios do Betacaroteno Para Saúde da Pele

3. Saúde da pele:

A pele humana, assim como os olhos, está exposta diretamente ao ambiente externo e aos raios ultravioletas do sol. Estudos mostram que ela pode proteger a nossa pele da oxidação causada pelos radicais livres.

Este carotenoide pode ajudar a melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, trazendo muitos benefícios se consumido o suplemento ou alimentos ricos em zeaxantina. Devido à sua atividade antioxidante, ela pode, potencialmente, ajudar a prevenir o dano oxidativo que ocorre ao longo dos anos e leva à degeneração dos nutrientes que compõem a pele.

Alimentos ricos em zeaxantina também servem para ajudar na proteção dos lipídios, a gordura natural da pele dos efeitos da radiação e de poluentes encontrados no ar, que levam ao ressecamento e envelhecimento precoce.

4. Previne a aterosclerose:

Um fluxo sanguíneo restrito ao coração pode levar a dor no peito, falta de ar e ataques cardíacos. Além disso, a zeaxantina pode ajudar a prevenir a aterosclerose, ajudando a prevenir o engrossamento das paredes arteriais.

5. Perda de Gordura:

Pessoas que  incluíram mais este carotenoide tiveram uma redução acelerada na gordura corporal (ou seja, “queima de gordura”) quando combinado com o exercício, em comparação com o exercício sozinho.

benefícios da zeaxantina
benefícios da zeaxantina

6. Protege contra queimaduras solares e outros danos causados ​​pela radiação:

Além disso, a capacidade deste carotenoide de proteger contra os efeitos da radiação ultravioleta intensa pode realmente ajudá-lo a evitar queimaduras solares. No entanto, a pesquisa atual mostra que se você tomar 2 mg  por dia por um mês, será muito difícil para você queimar com o sol.

Outros benefícios da zeaxantina para saúde:

  • Impede cataratas, edema macular e brilho prejudicial.
  • Aderece a demência e a infecção por radical peroxilo.
  • Aumenta a saúde dos olhos e reforça a imunidade do organismo.
  • Melhora a condição cerebral e promove a saúde das mulheres.

Sinais de deficiência de zeaxantina:

Além disso, a catarata, principal causa de cegueira entre pessoas com mais de 40 anos de idade, especialmente nos países em desenvolvimento, e possui relação com a deficiência de carotenoides na alimentação.

Efeitos colaterais da zeaxantina:

Não existem efeitos colaterais conhecidos ou interações negativas de zeaxantina com outras drogas. Além disso, os indivíduos que excedem o nível máximo diário recomendado para adultos, que é de dez miligramas, ou que comem grandes quantidades de cenouras ou frutas amarelas e verdes cítricos, podem desenvolver uma coloração amarelada inofensiva da pele chamada carotenemia.

Embora o aparecimento da doença seja um pouco alarmante e ela possa ser confundida com icterícia, a coloração desaparece assim que o consumo destes alimentos é interrompido.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

3 comentários

  • […] da Manga Verde Para Combater os Radicais Livres: A manga contém um antioxidante chamado zeaxantina. Isso ajuda na redução dos efeitos dos radicais livres contra a poluição. Portanto, ajuda o […]

  • […] Brócolis para Saúde dos Olhos: O Brócolis é fonte de carotenóides. Ela é rica em luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração […]

  • […] como vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexa B, como ácido fólico, piridoxina, tiamina, zeaxantina, licopeno, betacaroteno e […]

Deixe um comentário