Vitamina B9 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Vitamina B9 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!
4.7 (93.33%) 18 vote[s]

Benefícios da Vitamina B9, entenda O que é, Fontes, Benefícios e Deficiências que ela pode trazer para saúde. Além disso, a Vitamina B9 também conhecida como ácido fólico, e é aquilo que podemos chamar de uma vitamina B complexa. O principal benefício da Vitamina B9 é ajudar o organismo a produzir o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico), que são dois tipos de ácidos que carregam a informação genética, para a formação de novas células.

A Vitamina B9 é essencial para que haja um crescimento saudável. Como já foi mencionado, a vitamina B9 desempenha um papel muitíssimo importante na formação do DNA e do RNA. Ambos os ácidos contêm a informação genética que acaba por servir como base para a produção de células novas. Além disso, essa vitamina a também ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos que substituem aqueles que são destruídos a cada dia.

 

O Que é Vitamina B9?

A Vitamina B9 ou ácido fólico pertence à família de vitaminas solúveis em água. É essencial incluir esta vitamina em seu plano de dieta de rotina. O corpo humano é capaz de preparar esta vitamina essencial e é então armazenada no fígado.

A necessidade diária do corpo humano utiliza uma parte desta vitamina armazenada e o valor excedente é lançado para fora do corpo através da excreção. Ela executa algumas das funções mais vitais do corpo, incluindo tudo de formação RBC para a produção de energia.

Fontes de Vitamina B9:

Conheça as importantes fontes dessa vitamina, a fim de tornar a sua dieta rica e aproveitar os benefícios que a mesma proporciona. Deve-se incluir alimentos como fígado, vegetais verdes, queijo e cogumelos.

Feijão, legumes, levedura de cerveja e couve-flor são algumas outras ricas fontes dessa vitamina. Laranjas, bananas, ervilhas, marrom arroz e lentilhas também podem ser listados sobre este tema. Então, Confira agora Os Benefícios da Vitamina B9 Para Saúde:

1. Benefícios da Vitamina B9 Para Saúde do Coração:

Essa vitamina é uma ferramenta importante para melhorar o funcionamento do coração humano. Isso se da através da remoção de homocisteína, que é uma das principais causas de ataques cardíacos em idades precoces.

2. Benefício da Vitamina B9 na Prevenção de AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos. Dessa forma, essa vitamina auxilia na prevenção dessa doença.

Veja Também: Suco Detox de Melancia e Uva Para Diminuir o Risco de AVC

3. Benefícios da Vitamina B9 no Combate o Câncer:

Essa vitamina é considerada como um componente essencial para a redução da ocorrência de câncer no corpo humano. Ela ajuda a eliminar as chances de câncer de várias formas, incluindo o câncer do colo do útero, do cólon e pulmão.

Vitamina B9 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

4. Benefício da Vitamina B9 Para as Gestantes:

Essa vitamina é um recurso confiável para limitar defeitos durante a gravidez e o nascimento de uma criança. É uma situação comum que as mulheres grávidas que mantêm uma dieta deficiente desta vitamina são capazes de passar.

5. Benefício da Vitamina B9 na Saúde dos Músculos:

Essa vitamina é considerada como um componente de construção do músculo, uma vez que ajuda no crescimento e manutenção dos tecidos musculares.

Veja Também: Suco Detox de Banana Para Fortalecer os Músculos Rapidamente

6. Benefício da Vitamina B9 Para o Aperfeiçoamento Celular:

Essa vitamina é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano.

7. Benefício da Vitamina B9 Como uma Coenzima:

Essa vitamina é considerada como uma coenzima, o que funciona de forma eficaz em associação com enzimas que realizam as atividades mais desejável e importante do corpo, como a síntese de ADN.

8. Benefício da Vitamina B9 Para a Formação da Hemoglobina:

Essa vitamina é responsável por melhorar o nível de hemoglobina no corpo humano. A hemoglobina é uma componente essencial que ajuda na transferência de oxigênio para as células de órgãos e sistemas que necessitam para funcionar corretamente.

9. Benefício da Vitamina B9 no Controle Emocional:

Essa vitamina é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Por exemplo, é útil no tratamento depressão, um dos problemas de saúde mental mais comuns sofridos por pessoas no mundo moderno de hoje.

10. Benefício da Vitamina B9 Para Aumentar a Energia:

Essa vitamina é responsável por melhorar o nível de hemoglobina no corpo humano. A hemoglobina é um componente essencial que ajuda no transporte de oxigênio para as células para funcionarem corretamente. Isso aumenta naturalmente os níveis de energia.

11. Benefício da Vitamina B9 no Controle do Colesterol:

Um estudo polonês descobriu que o suplemento dessa leva á níveis normais de colesterol. No estudo com 124 indivíduos, os pesquisadores observaram reduções significativas nos níveis de colesterol LDL em pessoas que consumiram 4 mg dessa vitamina diariamente durante 12 semanas.

Veja Também: Suco de Acerola Para Reduzir os Níveis de Colesterol

12. Benefício da Vitamina B9 Para Controlar a Demência:

Um estudo coreano sobre pacientes idosos descobriu que aqueles que sofreram de demência apresentaram os níveis mais altos de homocisteína e níveis mais baixos de Vitamina B9. Os pacientes do grupo que não sofreram demência apresentaram níveis mais elevados dessa vitamina.

Outros Benefícios da Vitamina B9 Para Saúde:

  • Essa vitamina é essencial para que haja um crescimento saudável das crianças;
  • Devido suas propriedades, essa vitamina desempenha um papel muitíssimo importante na formação do DNA e do RNA;
  • A Vitamina B9 também ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos para que substituem aqueles que são destruídos a cada dia;
  • A falta dessa vitamina podem causar doenças relacionadas a anemia e a perda de memória;
  • Essa vitamina também pode levar a problemas graves, como palpitações cardíacas e defeitos de nascimento;
  • Pessoas que são deficientes podem desenvolver a esterilidade e a infertilidade;
  • Essa vitamina controla os níveis de deposição do colesterol no coração humano;
  • A Vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.

Sinais de Deficiência da Vitamina B9:

Embora muitos alimentos são enriquecidos com essa vitamina, a sua falta é bastante comum em comparação com outras vitaminas do complexo B. Um alto consumo é recomendado principalmente na fase de crescimento, e as principais doenças relacionadas com a deficiência dessa vitamina são:

  • Anemia;
  • Doenças do sangue;
  • Depressão;
  • Diarreia;
  • Fadiga;
  • Insônia;
  • Esquecimento;
  • Perda capilar;
  • Irritabilidade;
  • Náusea;
  • Fraqueza;
  • Crescimento deficiente;

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *