Vitamina D – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitamina D – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!
4.8 (95.19%) 79 vote[s]

Vitamina D – O Que é, Fontes Benefícios e Deficiência que poucos conhecem. Além disso, a Vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que é essencial para a saúde humana. A Vitamina D também é chamada de vitamina esteroide, porque aumenta o metabolismo e absorve o cálcio e fósforo.

Vitamina D

O Que é Vitamina D:

Esta vitamina é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

Fontes de Vitamina D:

Esta vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados.

Outra fonte natural desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares. Por isso, para produzir quantidades adequadas dela, pessoas de pele clara devem ficar ao sol durante pelo menos 15 minutos por dia, enquanto pessoas de pele negra precisam de cerca de 1 hora de exposição solar diária.

Além destas diversas fontes adquiridas na natureza, a Vitamina D também pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas ou em gotas, que só devem ser usados em casos de deficiência dessa vitamina. Conheças os 20 Benefícios da Vitamina D Para Saúde:

1. A Vitamina D Evita infecções:

Esta vitamina Auxilia no funcionamento do sistema imunológico, deixando-o mais forte para prevenir diversos tipos de infecções.

2. Benefício da Vitamina D Para Saúde do Coração:

Esta vitamina participa de diversos processos no corpo, como auxílio no relaxamento de vasos sanguíneos e controle das contrações do músculo cardíaco, que servem para bombear o sangue para o resto do corpo.

3. A Vitamina D Diminui o Risco de Diabetes:

Esta vitamina ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, por isso é necessária para diminuir o risco de desenvolvimento de diabete tipo 2.

4. Benefício da Vitamina D Durante a Gestação:

Em níveis adequados no corpo da mãe, esta vitamina diminui o risco de aborto nos primeiros meses. Além disso, é essencial para o desenvolvimento do cérebro do neném.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Exercício Físico Para Gestação…

5. Este Nutriente é Importante Para Saúde Óssea:

Esta vitamina auxilia na fixação do cálcio nos ossos, que também é responsável pelo fortalecimento dos dentes.

Fontes de Vitamina D

6. Benefício da Vitamina D no Controle da Pressão Arterial:

Esta vitamina também é importante no combate à pressão arterial, segundo os pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, isso se dá porque a esta vitamina é a principal responsável pelo controle do enrijecimento das artérias que eleva a pressão arterial.

7. A Vitamina D Combate a Insuficiência Renal:

Esta vitamina é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina.

8. Benefício deste Nutriente no Combate ao Câncer:

Essa vitamina ainda participa da diferenciação celular e inibe a proliferação das células. Junto com a mutação, a proliferação celular pode ocasionar doenças como o câncer.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Prevenir o Câncer…

9. Este Nutriente Ajuda a Tratar Doenças Autoimunes:

Esta vitamina já está sendo utilizada no tratamento de doenças autoimunes, condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.

10. Benefício da Vitamina D na Prevenção do Autismo:

Como esta vitamina é importante para o desenvolvimento do cérebro, ela ajuda a prevenir o autismo durante a gestação.

11. A Vitamina D Previne Gripes e Resfriados:

Este benefício tem sido estudado com base em alguns problemas causados pela falta desta vitamina. Crianças com deficiência desta vitamina tem mais chances de desenvolver infecções respiratórias.

 Benefícios da Vitamina D

12. A Vitamina D Diminui o Risco de Morte Prematura:

Uma pesquisa publicada no Archives odfInternal Medicine sugere que tomar suplementos desta vitamina podem reduzir as taxas de mortalidade.

Confira Outros Benefícios da Vitamina D, no vídeo abaixo:

  • Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
  •  Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis;
  • Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
  • Aumentar a produção de músculos;
  • Melhorar o equilíbrio;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a saúde cardiovascular;
  • Prevenir o envelhecimento precoce.

Agora que já conhecemos os benefícios deste nutriente para saúde, conheça também os Sinais da Deficiência da Vitamina D:

Sinais da Deficiência da Vitamina D:

A deficiência desta vitamina pode causar uma série de problemas de saúde. A falta dela aumenta o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1. Em mulheres grávidas a deficiência de desta vitamina aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

6 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *