Nutrientes

8 benefícios do tocoferol para saúde e beleza!

beneficios do tocoferol

Os benefícios do tocoferol são essenciais para saúde geral do corpo, pois, é referido genericamente como vitamina E, pois é tipicamente composta de tocoferol e outras substâncias similares. É um composto presente em uma variedade de alimentos diferentes, como sementes de girassol, avelãs, amêndoas e frutas e vegetais, como manga, abacate e brócolis.

beneficios do tocoferol
benefícios do tocoferol

A forma mais comum é o alfa-tocoferol. Atua como um antioxidante natural no corpo, ajudando na eliminação dos danos radicais, enquanto também desempenha um papel fundamental em muito funcionamento dos órgãos.

Isso pode ajudar na diminuição do processo de envelhecimento e ajuda no tratamento de uma variedade de problemas, como doenças cardíacas e pressão arterial elevada.

Benefícios do tocoferol para saúde e beleza:

1. Controle do colesterol:

O Tocoferol pode auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol, cujo tem um impacto positivo na saúde, incluindo na prevenção de doenças cardíacas.

O colesterol é produzido naturalmente pelo fígado e é importante para que muitos dos processos corporais funcionem adequadamente, incluindo os nervos, hormônios e células. No entanto, quando o colesterol é oxidado, tornar-se muito perigoso para a nossa saúde.

Vários estudos demonstraram que a vitamina E pode auxilia no combate a oxidação do colesterol trabalhando como um antioxidante natural. Isso auxilia no combate aos danos dos radicais livres, que pode resultar na oxidação do colesterol, protegendo a saúde do corpo.

2. Prevenção de doenças:

Nossa exposição a poluentes ambientais, produtos químicos domésticos e até mesmo nossos alimentos significa que é quase impossível evitar o contato com radicais livres nocivos à saúde.

Esses radicais livres fazem com que nossas células saudáveis se quebrem, o que pode resultar em problemas extremamente graves, como câncer e doenças cardíacas.

O tocoferol é um potente antioxidante que pode prevenir e combater os danos causados pelos radicais livres. Ele pode ajudar na prevenção da inflamação e diminuição do processo de envelhecimento do corpo, mas também pode evitar problemas específicos como câncer ou doenças cardiovasculares.

3. Para saúde da pele:

O tocoferol pode ajudar no melhoramento da saúde e a aparência da pele. Isso ajuda no fortalecimento das paredes capilares da pele, aumenta a umidade e melhora a elasticidade. Na verdade, estudos demonstraram que não só ajuda na redução da inflamação interna, como também da inflamação da pele, que pode manter uma aparência juvenil.

Também pode auxiliar no aceleramento do processo de cicatrização da pele após lesões ou queimaduras solares. É absorvido pelas camadas epidérmicas da pele, o que o torna ideal para tratamento da irritação ou queimaduras solares.

4. Saúde do cabelo:

A mesma capacidade antioxidante que ajudam tanto o corpo quanto a pele também pode ser usada pelos cabelos. Ela pode estimular e aumentar a circulação do seu couro cabeludo.  Os óleos tópicos que contêm vitamina E podem.

Ser usados para a manter a umidade natural, impedindo que o couro cabeludo se torne quebradiço e seco. Além disso, algumas gotas de um óleo de vitamina E podem ser massageadas pelo cabelo para proporcionar mais brilho.

5. Fortalecimento do sistema imunológico:

O tocoferol pode inibir o dano causado pelos radicais livre, mantendo o sistema imunológico do organismo saudável, o que o protegerá de doenças irritantes. Além disso, também pode ajudar o corpo na reparação do DNA e reforçar o metabolismo. O consumo de tocoferol e vitamina E também dificulta a produção de substâncias cancerígenas.

6. Para saúde dos olhos:

O tocoferol pode ajudar no melhoramento da saúde dos olhos e também proteger contra a degeneração macular.

É importante lembrar que, para que a vitamina E proporcione melhores efeitos em sua visão, ela deve ser consumida com quantidades adequadas de vitamina C, bem como de zinco e betacaroteno. Além disso, vários estudos também constataram que o tocoferol pode ajudar na prevenção das cataratas que tendem a afetar os idosos.

7. Controlar os hormônios:

A vitamina E também pode ajudar a saúde do seu sistema nervoso e endócrino, o que, por sua vez, mantém os hormônios do corpo equilibrados. Além disso, é crucial, pois os sintomas de desequilíbrio hormonal podem ser bastante graves.

Entre estes sintomas estão: o aumento de peso, síndrome pré-menstrual, ansiedade, aumento de peso, fadiga, alergias e infecções do trato urinário.

8. Energia e resistência:

O tocoferol também pode reduzir a fadiga e melhorar o nível de resistência física. Além disso, de acordo com uma pesquisa publicada no ano 2000, ele auxilia no aumento dos níveis de energia e reduzem o estresse oxidativo nos músculos após um período de exercício.

Ajuda no combate a fadiga promovendo uma melhor circulação sanguínea e fortalecendo as paredes capilares que alimentam as células.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

1 comentário

  • […] alcaloides, flavonoides, óleos essenciais e taninos. Os brotos têm um caroteno, riboflavina, tocoferol, e outras vitaminas e […]

Deixe um comentário