Niacina – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Niacina – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!
4.8 (95.73%) 75 votes

Niacina – O Que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos não sabem. Além disso, a niacina é uma vitamina essencial solúvel em água para a saúde humana. O outro nome de niacina é a vitamina B3. função principal desta vitamina no corpo humano é transformar carboidratos em energia.

A vitamina ajuda a espalhar a energia a partir de células de todo o corpo. Ao mesmo tempo, a niacina ajuda a manter a integridade das células do sangue. Deve-se acrescentar uma quantidade adequada de niacina no gráfico dieta regular para garantir mais energia.

Consumo de vitamina B3 impede carboidratos transformando em gordura, e desta forma indiretamente ajuda você a ficar em forma e activo durante todo o dia.

O que é Niacina: 

A niacina ou vitamina B3 é uma vitamina hidrossolúvel e tem um papel de destaque no metabolismo e na reparação do código genético, o DNA.

O ácido nicotínico presente nos alimentos é transformado em niacina com a ajuda do triptofano. Por sua vez, a niacina é a precursora de duas importantes enzimas do metabolismo: a nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato e nicotinamida adenina dinucleotídeo.

A niacina é uma das 8 vitaminas do complexo B. É também conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico, e possui duas outras formas, niacinamida (nicotinamida) e inositol hexanicotinato, que têm efeitos diferentes de niacina.

Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter alimentos (carboidratos) em combustível (glicose), que o corpo usa para produzir energia.

Fontes de Niacina:  

Niacina pode ser encontrada na carne, no PeruAtumOvos, produtos avícolas, coalhada, levedura de cerveja, Amendoim, Legumes, batatas, queijo, Arroz marrom, AveiaCevada, flocos de trigo e leite. Alimentos como pão e cereais também são ricos em niacina. Mesmo os alimentos triptofano-ricos, como iogurte e ovos pode aumentar os níveis de Niacina.

A niacina também é usada para o tratamento das dislipidemias (aumento dos níveis de colesterol no sangue), pois em doses farmacológicas (doses mais altas que precisam ser prescritas pelo médico) auxilia na redução do colesterol LDL e triglicérides, além de contribuir para o aumento do  o colesterol HDL.

Veremos a seguir as propriedades da niacina para saúde e boa forma e você entenderá em detalhes para que serve, explorando cada um dos principais benefícios da niacina, por isso, confira os Benefícios da Niacina Para Saúde:

1. Niacina Para Circulação e Saúde do Coração: 

Quando você come alimentos que contêm niacina, você pode prevenir doenças do coração e manter uma boa circulação. A niacina pode diminuir os níveis do colesterol e prevenir o colesterol que se deposita nas artérias e no fígado. Além disso, evita que a aterosclerose, que é uma condição que pode impedir a circulação sanguínea adequada..

2. Benefícios da Niacina Para Digestão: 

Como um membro de vitaminas do complexo B, a Niacina ajuda no funcionamento normal do sistema digestivo humano, promovendo um apetite saudável. Os nervos funcionam adequadamente e pele fica brilhante.

3. Niacina Para Pelagra: 

Pessoas com músculos fracos, problemas digestivos, irritação da pele ou pelagra pode ter uma deficiência grave de Niacina. Essas pessoas precisam administrar um aumento da dosagem de suplementos de Niacina em sua dieta.

Confira Também: Os 10 Alimentos Ricos em Niacina Para Saúde!

4. Benefícios da Niacina Para Colesterol: 

A ingestão de grandes quantidades de niacina tem sido comprovada que reduz consideravelmente os níveis de colesterol “ruim” LDL e eleva o bom colesterol HDL, o que impede o espessamento das paredes e condições das artérias como aterosclerose.

5. Niacina é Solúvel em Água: 

Niacina é uma vitamina solúvel em água que pode viajar através do fluxo de sangue humano e o corpo tem a opção de descarga do excesso de vitaminas através do processo de micção. Portanto, essas vitaminas podem ser administradas em seres humanos, tanto através de alimentos e líquidos, uma vez que o nosso corpo não precisa de um fornecimento constante.

6. Benefícios da Niacina Para Sexo: 

Niacina ajuda na criação de hormônios sexuais para pessoas que sofrem através de distúrbios sexuais como impotência e disfunção erétil.

7. Benefícios da Niacina Como Fonte de Energia:

Niacina realiza a importante função de conversão de proteínas, hidratos de carbono e gorduras em energia.

8. Niacina Aumenta a Energia do Corpo:

niacina funciona dentro do corpo melhorando os níveis de energia, em parte, porque ajuda o corpo a atingir a absorção de nutrientes ideais. Quando o corpo está recebendo os nutrientes que são necessários, você vai se sentir mais enérgico, porque tudo está funcionando normalmente.

9. Niacina Reduz o Nível de Colesterol no Sangue:

O consumo regular de niacina ajuda a minimizar as lipoproteínas ou de triglicérides e LDL colesterol níveis de baixa densidade. Este, por sua vez, acelera a secreção de lipoproteínas de alta densidade ou nível de HDL no sangue. Estudos sobre os efeitos da niacina no corpo provaram que a ingestão regular de vitamina presente é melhor para o fígado e as artérias.

10. Niacina Previne a Aterosclerose:

Niacina torna possível através da produção de um composto de nomenclatura química histamina que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Esta função da vitamina ajuda a aumentar e acelerar a circulação sanguínea de forma eficaz no nosso corpo. Este, por sua vez, dá mais energia, tornando-nos mais ativo na realização de nosso trabalho do dia-a-dia corretamente.

11. Benefícios da Niacina Para Saúde Mental: 

O desarranjo mental e condições associadas podem ser curados com a administração de suplementos de Niacina ou medicamentos.

12. Benefícios da Niacina Para Diabetes: 

Niacina é conhecida por tratar a diabetes e elevados níveis de açúcar no sangue. A maioria dos pacientes diabéticos são capazes de controlar eficazmente os níveis de HbA1c com a ajuda de niacina.

Veja Também: Os 20 Sintomas da Deficiência de Niacina!

13. Benefício da Niacina Para Prevenir Envelhecimento Precoce:

Niacina é quase como uma substância milagrosa para manter a pele saudável, macia e brilhante. Além disso, melhora as células da pele de forma eficiente e make torna firme. A vitamina é melhor assim para evitar bolhas na pele, como espinhas e acne. O consumo regular de niacinamida ajuda a aumentar o equilíbrio de umidade da pele.

14. Niacina Combate a Artrite:

Um estudo preliminar sugeriu que a niacina pode melhorar os sintomas da artrite, incluindo o aumento da mobilidade articular e reduzindo a quantidade de drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs) necessários.

15. Benefício da Niacina no Tratamento da Esquizofrenia:

O uso concomitante de nutrientes como a niacina para corrigir deficiências associadas com sintomas neurológicos é chamado psiquiatria ortomolecular. Tal abordagem não foi incluída na prática psiquiátrica; no entanto, os recentes avanços científicos e novas hipóteses sobre o benefício de suplementação nutricional no tratamento de transtornos psiquiátricos têm sugerido a reavaliação da medicina ortomolecular pela comunidade médica.

Deficiência de Niacina:

Assim como acontece com outras vitaminas, a deficiência em niacina pode trazer efeitos catastróficos para o nosso corpo. Os sinais e sintomas mais brandos são: irritabilidade, dificuldade para dormir, depressão e manchas na pele. Essa falta de vitamina B3 também pode causar uma doença conhecida como Pelagra que tem como principais sintomas e sinais e a diarreia, confusão mental e inflamações na pele.

Gestantes precisam fazer uso da suplementação porque muito da niacina pode ser perdida pela urina se fazendo assim necessária uma dose extra. O excesso também não faz bem pois pode acarretar o fígado prejudicando outras de suas funções.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

6 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *