Vitaminas do complexo B – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitaminas do complexo B – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!
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Benefícios das Vitaminas do complexo B, entenda o que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que ela pode trazer para saúde. Além disso, as oito vitaminas B como vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9 e vitamina B12, desempenham um papel importante em manter nosso corpo funcionando como máquinas bem oleadas. Esses nutrientes são essenciais e ajudam a converter nosso alimento em combustível, permitindo-nos permanecer energizados ao longo do dia. O benefício da vitamina do complexo B é muito importante para a saúde de forma geral.

Estas vitaminas B podem ser encontradas em fontes de animais e plantas, bem como na forma de suplemento. Eles desempenham vários papéis no corpo e oferecem inúmeros benefícios. Tomar muita vitamina pode ser perigoso e causar efeitos colaterais.Vitaminas do complexo B – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!Enquanto muitas das seguintes Vitaminas do complexo B funcionam em conjunto, cada uma tem seus próprios benefícios específicos, promovendo pele e cabelo saudáveis ​​para prevenir a perda de memória ou enxaquecas.

O Que São Vitaminas do Complexo B?

As Vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e não podem ser produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio da alimentação saudável. Além disso, as vitaminas como vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6 contam com funções complementares onde necessitam uma da outra para que realizem suas funções no organismo humano. Já a vitamina B12 e a vitamina B9 não necessitam da presença das primeiras, mas também complementam suas funções entre si.

As Vitaminas do complexo B são responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Além disso, o benefício da vitamina do complexo B ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.

Fontes de Alimentos Ricos em Vitaminas do Complexo B:

  • Fígado;
  • Atum;
  • Leite;
  • Peito de Peru;
  • Espinafre;
  • Bife de carne;
  • Ovos;
  • Banana;
  • Batata;
  • Abacate;
  • Feijão;
  • Salmão;
  • Amêndoas.

Então, Confira agora Os 15 Benefícios das Vitaminas do Complexo B Para Saúde:

1. Benefícios da vitamina B1:

Este nutriente ajuda o corpo a produzir novas células saudáveis. Muitas vezes, é chamado de vitamina anti-stress devido à sua capacidade de proteger o sistema imunológico. Portanto, o benefício da vitamina do complexo B é bastante necessária para ajudar a quebrar os hidratos de carbono simples no corpo.

Fonte de Vitamina B1: Cereais integrais, feijão, espinafres e amendoins.

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2. Benefício da vitamina B2:

A riboflavina como esta vitamina também é conhecida, ajuda o corpo a eliminar partículas que causem danos às células. Também está ligada à prevenção do envelhecimento, e na redução do risco de ataques cardíacos. Além disso, o benefício da vitamina do complexo B é essencial na produção de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio por todas as células do corpo.

Fonte de Vitamina B2: Amêndoas, arroz, ovos, leite, iogurte, espinafres e soja.

3. Benefícios da vitamina B3:

Uma das principais funções deste nutriente é aumentar os níveis de HDL no sangue, o bom colesterol. Portanto, o benefício da vitamina do complexo B é importante no tratamento de problemas de pele como o acne e entre outros.

Fonte de Vitamina B3: Leite, ovos, feijão, vegetais verdes e carne vermelha.

4. Benefício da vitamina B5:

Este nutriente pode ser encontrada em praticamente todo o tipo de alimentos, ainda que em pequenas quantidades. As suas principais funções são metabolizar a gordura e hidratos de carbono em energia, e a produção de hormônios este benefício da vitamina do complexo B é importantes como a testosterona. Além disso, esta vitamina pode ter um efeito positivo na pele, reduzindo os sinais de envelhecimento, vermelhidão e borbulhas.

Fonte de Vitamina B5: Ovos, carne, iogurte, feijão e legumes.

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Vitaminas do complexo B – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

5. Benefícios da vitamina B6:

Muitas pessoas ainda não sabem, mas esta vitamina tem vários benefícios que são pouco conhecidos. Portanto, este nutriente ajuda a regular os níveis de homocisteína (um aminoácido que está associado a doenças cardíacas), ajuda o corpo na produção de serotonina e melatonina, tal como norepinefrina, além de ajudar condição de pacientes que sofram de artrite.

Fonte de Vitamina B6: Sementes, arroz, salmão, atum, peru e frango.

6. Benefício da vitamina B7:

Este nutriente é bastante conhecido como a vitamina da beleza por ter vários benefícios quando falamos em aparência. Foi ligada a melhorar o aspecto da pele, cabelo e unhas. Além disso, o benefício da vitamina do complexo B, pode ajudar a controlar os níveis de glucose no sangue, e pode ser benéfica para aqueles que sofrem de diabetes. Também é uma vitamina importante na gravidez pois suporta o crescimento normal do bebé.

Fonte de Vitamina B7: Frango, porco, gema de ovo, batata e frutos secos.

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7. Benefícios da vitamina B9:

O ácido fólico, como essa vitamina também pode ser chamada, tem vários benefícios chave para saúde. Portanto, os benefícios das Vitaminas do complexo B esta ligada à prevenção da perda de memória, tal como a melhora em situações depressivas. Também está ligada ao desenvolvimento normal dos bebés, e na prevenção de deficiências de nascença.

Fonte de Vitamina B9: Vegetais folhosos, espargos, leite, trigo, feijão e salmão.

8. Benefício da vitamina B12:

O principal papel da deste nutriente é ajudar as outras vitaminas B a completar os seus trabalhos. Portanto, esta vitamina apenas está disponível em produtos animais, pois os benefícios das Vitaminas do complexo B é bastante eficaz para saúde.

Fonte de Vitamina B12: Peixe, porco, vaca, produtos lácteos e ovos.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios das Vitaminas do complexo B:

Outros Benefícios da Vitamina do Complexo B Para Saúde:

  • Por ser um excelente nutriente, esta vitamina é eficaz para combater a anemia, pois os benefícios das Vitaminas do complexo B são eficazes para combater este problema;
  • Este nutriente funciona como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres;
  • Muitas pessoas não sabem ainda, mas este nutriente ajuda no alivio da dor de artrite de forma eficaz;
  • Este nutriente atua como um anti-inflamatório para combater infecções e bactérias do corpo;
  • Esta vitamina é bastante importante para a saúde cerebral;
  • Por ser um nutriente essencial para saúde, o complexo B contem vitaminas que são essenciais para aumentar energia no corpo, pois os benefícios das Vitaminas do complexo B se torna útil para esse problema;
  • O complexo B contem nutrientes que são eficazes para ajudar na perda de peso, por isso o benefício das Vitaminas do complexo B é útil para emagrecer.

Vitaminas do complexo B – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Deficiência das Vitaminas do Complexo B:

Embora os suplementos do complexo B sejam solúveis em água e não permaneçam no corpo por muito tempo, ao consumir regularmente essas vitaminas pode ser benéficas para saúde de forma geral. Além disso, a deficiência desta vitamina pode causar diversos problemas para saúde como:

  • A falta de Vitaminas do complexo B, especialmente B12, pode potencialmente levar a anemia que é uma baixa contagem de glóbulos vermelhos. Os sintomas deste incluem cansaço e fadiga, falta de ar, dores de cabeça, tonturas, pele pálida, falta de apetite e perda de peso;
  • Outros sintomas de deficiência desta vitaminas incluem lesão dolorida, úlceras na boca, parestesia, irritabilidade e depressão;
  • Outros sintomas em pessoas com anemia causada por uma deficiência de folato podem incluir dormência, fraqueza muscular e depressão;
  • A deficiência de vitamina B1 e B2 geralmente não mostra sintomas, e é por isso que é seguro, pelo menos, incluir uma forma de alimento ou suplemento na sua dieta diária;
  • Pessoas que são deficientes nestas vitaminas podem desenvolver sintomas como diarreia, bem como produzir defeitos de nascimento em bebês em desenvolvimento;
  • A falta dessas vitaminas pode causar distúrbios da pele, como irritação ou erupção cutânea. Isso também pode levar a irritação, depressão ou aumento do risco de infecções.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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