Cobre – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Cobre – o que é, Benefícios e Deficiência, Veja essa Analise completa sobre tudo do Sódio!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Especialista do Cura Natural

Cobre – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que iremos lhe mostrar neste artigo. Além disso, o cobre é indispensável para que o nosso corpo funcione adequadamente. Não, não sou eu que estou dizendo isso, mas sim a ciência. São vários os benefícios que essa substância traz quando está presente de maneira correta no nosso organismo.Cobre - O que é

Cobre O que é:

O cobre é um mineral considerado essencial para o organismo. Ele é um oligoelemento, elemento químico essencial para os seres vivos encontrado em baixa concentração nos organismos, porém de fundamental importância biológica.

O corpo humano não consegue produzir este mineral, ele é obtido por meio da alimentação. O cobre ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, também contribui para a síntese de neurotransmissores, formação da bainha de mielina e regulação da expressão gênica. Este mineral ainda ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e na formação de tecidos conjuntivos.

Fontes de Alimentos Ricos em Cobre:

Embora este Mineral esteja presente de forma natural no seu organismo, devido a algumas situações, seus níveis podem diminuir e você venha a sofrer esta deficiência.

Confira Os Benefícios do Cobre Para Saúde:

1- Benefício do Cobre Para a Pele:

Este Mineral possui função importante na formação de melanina, auxiliando na pigmentação da pele, cabelos e olhos. Por isso, seu consumo é essencial para impedir a formação de manchas na pele e melasma. Veja Também: 

2- Benefício do Cobre ao Cérebro:

Este mineral é parte na formação de enzimas essenciais para manter a atividade do sistema nervoso através da síntese de neurotransmissores, sem os quais o transporte dos impulsos elétricos é impossível. Além do mais, o cobre também faz parte da produção da bainha de mielina, importante protetora que cobre a superfície dos nervos.

3- Benefício do Cobre ao Sistema Imunológico:

Como um mineral importante para a ação da vitamina C, o cobre auxilia na produção de glóbulos brancos, que são as células protetoras do organismo. A vitamina C, ativada pelo cobre também possui uma poderosa ação antioxidante, que também age no combate a infecções por vírus, fungos e bactérias.

4- Benefício do Cobre Para o Coração:

como um poderoso antioxidante, o cobre também age impedindo a ação dos radicais livres sobre a oxidação de gorduras, impedindo o seu acúmulo nas artérias e prevenindo o risco de doenças cardíacas. Veja Também: Suco Detox de Uva Para Fortalecer a Saúde do Coração

5- É ótimo para o Combate da Artrite:

Este mineral  apresenta ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir os sintomas terríveis sentidos por aqueles que sofrem com artrite. Você talvez não saiba, mas muita gente vende pulseiras de cobre prometendo justamente a cura dessa doença tão dolorosa!Cobre

6-  Auxilia no Crescimento:

Para que cresçamos com normalidade este Mineral é fundamental. Uma dieta que conta com altas quantidades desse mineral colabora para que desenvolvamos o nosso sistema esquelético, cardiovascular e também o nervoso, o que é maravilhoso!

7- Ajuda na Pigmentação dos Cabelo e dos Olhos:

É um elemento primordial para que a melanina escureça a nossa pela, o nosso cabelo e também os nossos olhos, por mais incrível que pareça. Essa substância tão conhecida é produzida por outra chamada melanócitos, na presença da tirosinase. Sendo assim, quando mais cobre você consome menos cabelos brancos você terá!

8- Colabora Para Nutrir os Tecidos Conjuntivos:

Ele é primordial para que haja a síntese da hemoglobina, da mielina e também do corpo da melanina como já dissemos, além de também ajudar no colágeno. Dessa forma ele nutre como poucos minerais a bainha de mielina que fica ao redor dos nossos nervos. Além disso, ele também está na produção do tecido conjuntivo que existe no nosso organismo, mais conhecido como elastina.

9- Ajuda a Absorver Outros Nutrientes:

A absorção do ferro e do açúcar dependem exclusivamente do cobre e da sua presença no trato intestinal e no fígado! Só assim essas substâncias serão adequadamente utilizadas pelo nosso organismo!

10- Este Mineral Diminuem o envelhecimento Precoce:

Este mineral é um excelente antioxidante, que consegue evitar que as nossas células sejam danificadas pelos radicais livres, que as envelhecem e prejudicam a ponto de muitas se tornarem cancerígenas.

10- É Responsável Pelo Aumento da Energia do Nosso Corpo:

Graças a síntese de trifosfato de adenosina este mineral acaba ajudando a compor a energia do nosso organismo, tão fundamental para que nos mantenhamos de pé e façamos o que é necessário no nosso dia a dia!

Veja Algumas das Deficiência do Cobre:

A deficiência de Cobre pode apresentar os seguintes sintomas em seres humanos:

  • Anemia;
  • Baixa temperatura corporal;
  • Ossos frágeis;
  • Osteoporose;
  • Vasos dilatados;
  • Baixa contagem de células brancas;
  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Níveis elevados de colesterol;
  • Baixa resistência a infecções;
  • Defeitos de nascimento;
  • Baixa pigmentação da pele;
  • Desordens na tireoide.

Alguns outros sintomas incluem letargia, palidez, feridas, edemas, crescimento atrofiado, perda capilar, anorexia, diarreia, sangramentos subcutâneos e dermatites. Em meninos jovens, deficiências deste mineral herdada da Síndrome de Menke onde a absorção natural de Cobra se torna impossível mais pode ocorrer. Intervenção médica imediata é essencial nesses casos.

Riscos do Consumo em Excesso:

O excesso deste mineral ocorre normalmente por meio da suplementação. Os sintomas de toxicidade aguda de cobre incluem dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.

Sinais mais graves de toxicidade aguda de cobre incluem danos severos no fígado, insuficiência renal e coma. O excesso deste mineral pode causar também a diminuição da absorção de vitamina C.

ATUALIZADO 12.12.17

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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