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Vitamina B2 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Você conhece Benefícios da Vitamina B2? Já se perguntou se é benéfica para a saúde? Pois confirmamos que é. Você vai amar saber tudo sobre a Vitamina B2! Além disso, a Vitamina B2 (riboflavina)é importante para o metabolismo das gorduras, dos hidratos de carbono e das proteínas. Um dos Benefício da Vitamina B2 é regular a enzima da tiroide e na produção de corticosteroides. Então, confira agora tudo sobre a Vitamina B2:

O Que é a Vitamina B2:

A Vitamina B2, também conhecida como riboflavina, é uma vitamina do importantíssimo complexo B, essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas, pois participa de diversos processos químicos dentro do organismo.

Mas este não é o único motivo para procurar esta vitamina, uma vez que existem diversos benefícios dela para a nossa saúde.

Caso não seja consumida em doses recomendadas, tais processos podem não ocorrer de forma satisfatória e, consequentemente, o aparecimento de doenças é inevitável.

Para que Serve a Vitamina B2:

Assim como todas as vitaminas pertencentes ao complexo B, há diversos benefícios dela fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano.

Ela auxilia na quebra de proteínas, gordura e carboidratos, ou seja, ajuda a transformar o alimento em energia para as atividades diárias ou físicas.

Fontes de Vitamina B2:

Leite e seus derivados, carne vermelha, ovos, nozes, farinha, pães ou cereais enriquecidos, peru, peixe, vegetais verdes, aspargos, alcachofra, abacate, brócolis, feijão, feijão branco, batata doce, abóbora são as principais fontes e alimentos com ela. Então, confira agora os benefícios da Vitamina B2:

1. Benefícios da Vitamina B2 Para Prevenir a Perda de Memória:

Ela é auxiliar na formação da bainha de mielina, peça fundamental em torno das fibras nervosas e permitir o fluxo de mensagens entre os neurônios.

2. Benefício da Vitamina B2 Para Inibir Danos aos Nervos do Pé:

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação.

Por isso, seu consumo é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

3. Benefícios da Vitamina B2 Para Prevenir a Anemia:

Uma das causas da anemia é a baixa produção ou excesso de glóbulos vermelhas defeituosas, acarretando numa distribuição deficiente de nutrientes e oxigênio pelo corpo.

Veja Também: Como Combater a Anemia em Poucos Dias!

4. Benefício da Vitamina B2 Para Inibir o Câncer Cervical:

A riboflavina ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis.

5. Benefícios da Vitamina B2 Para Acabar com a Enxaqueca:

Inúmeros estudos comprovam que a enxaqueca, independente da causa do seu desencadeamento, pode ser combatida com o uso de altas doses de riboflavina sob supervisão médica.

6. Benefício da Vitamina B2 Para Aumentar a Imunidade:

A riboflavina também ajuda a aumentar a imunidade natural através do reforço das reservas de anticorpos e do reforço do sistema de defesa contra infecções

Lembre-se de ter uma dieta bem equilibrada para garantir o fornecimento de riboflavina, que precisa ser reabastecida diariamente.

7. Benefícios da Vitamina B2 Para Ajudar na Produção de Energia: 

Ela desempenha um papel importante na produção de energia através do apoio do metabolismo das gorduras, hidratos de carbono e proteínas.

8. Benefício da Vitamina B2 Para Combater a Catarata:

Ela é essencial para que as enzimas responsáveis pelo combate à opacidade do cristalino funcionem de maneira saudável, protegendo os nossos olhos de possíveis problemas, como a catarata.

9. Benefício da Vitamina B2 Para Aumentar os Hormônios:

A riboflavina é responsável por liberar hormônios muito importantes ao serem durante as atividades físicas, como a adrenalina, garantindo a sensação de bem estar e satisfação.

10. Benefício da Vitamina B2 Para Combater Acne:

Ela é capaz de restaurar tecidos danificados é a responsável pelo combate à acne, já que ela nada mais é do que tecidos inflamados por causa do entupimento dos poros.

Outros Benefícios da Vitamina B2 Para Saúde:

  • Manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  • Manter a saúde dos olhos e prevenir catarata;
  • Manter a saúde da pele e da boca;
  • Participar da produção de energia no corpo;
  • Favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  • Atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e aterosclerose;
  • Manter o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas.

Sinais da Deficiência da Vitamina B2:

Efeitos causados pela ausência dela:

  • Inflamações na boca (língua vermelha e feridas no canto da boca);
  • Sensação de frio ou dor nas extremidades do corpo;
  • Cansaço;
  • Descamação na pele;
  • Falta de energia;
  • Sensibilidade visual;
  • Anemia;
  • Vascularização da córnea;
  • Coceira na pele;

Apesar desses serem os sintomas de maior ocorrência por conta da falta dela, para que se identifique a ausência desse nutriente no organismo não é preciso passar por todas essas reações.

Quantidade Recomendada da Vitamina B2:

A quantidade recomendada de consumo dela varia de acordo com a idade e o gênero, como mostrado na tabela a seguir: Idade e Quantidade de por dia:

  • 1 a 3 anos – 0,5 mg
  • 4 a 8 anos – 0,6 mg
  • 9 a 13 anos – 0,9 mg
  • Meninas de 14 a 18 anos – 1,0 mg
  • Homens de 14 anos ou mais – 1,3 mg
  • Mulheres de 19 anos ou mais – 1,1 mg
  • Mulheres grávidas – 1,4 mg
  • Mulheres que amamentam – 1,6 mg

A falta desta vitamina pode causar problemas como cansaço frequente e feridas na boca, sendo mais comum em pessoas que fazem dietas vegetarianas sem a inclusão de leite e ovos no cardápio.

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Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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