Início » Benefícios das Frutas » Gabiroba faz bem para Pele: veja 10 benefícios dessa fruta

Gabiroba faz bem para Pele: veja 10 benefícios dessa fruta

quais os benefícios da gabiroba?

Gabiroba faz bem para Pele: veja 10 benefícios dessa fruta para saúde.  A gabiroba fruta é rica em carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. A Gabiroba pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e sobremesas.

A fruta onde possui muitos benefícios que auxiliam  na saúde do corpo em geral. Por isso, veja aqui quais os benefícios e como usar no seu dia a dia.

gabiroba fruta
gabiroba fruta

O que é gabiroba?

A gabiroba e uma fruta produzida por uma árvore da família Myrtacae. O fruto também é conhecida por gabirobeira, araçá-congonha, gabiroba, guabirá, gabirova, goiaba-da-serra, gavirova, gabiroba-da-mata, guabirova, guabirobeira, guarirova, guariroba, guavira, guavirova, guaviroba e guariroba.

A árvore vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico e precisa estar sempre exposta ao sol. Ela não é exigente quanto ao solo e chega a crescer, inclusive, em terrenos pobres.

É uma fruta arredondada, de pigmentação verde-amarelada. Ao se extrair as sementes do fruto, elas devem ser semeadas de imediato, caso contrário irão perder a capacidade de germinar.

Quais os benefícios da gabiroba?

O consumo da fruta pode servir para tratamentos gastrointestinais, como diarreia e disenteria. Ela tem propriedades adstringente. Ela também pode ser usada para combater problemas como a gripe e no tratamento de cãibras e males do trato urinário.

A infusão das folhas, através de banhos de imersão, pode ser usada como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores. A casca da árvore também pode servir para fazer um benéfico chá que auxiliará no tratamento de problemas como cistite e uretrite.

  • Diminui o Colesterol;
  • Reduz de Peso;
  • Alivia Dor de Dente;
  • Combate Distúrbios Gastrointestinais;
  • Cura Hemorroidas;
  • Combate Disenteria;
  • Fortalece Sistema Imunológico;
  • Previne Infecções;
  • Ajuda na Saúde da Pele;
  • Rico em Vitamina C.

Usos da fruta:

Enquanto as cascas e as folhas da gabiroba são fontes de propriedades medicinais, as frutas desta planta são repletas de princípios ativos que colaboram com a saúde do organismo, por isso é uma ótima opção consumi-las ainda “in natura”.

É tanto que esta opção é excelente para tratar diarreias e outras alterações do sistema digestivo. Além disso, a fruta também pode ser usada no preparo de sucos, geleias, doces etc.

Como preparar o chá de gabiroba:

Esta receita leva 30 g de cascas e/ou folhas e meio litro de água filtrada. Antes de mais nada, é necessário ferver o líquido e só depois misturar com o ingrediente principal. É importante deixar o chá coberto e em infusão durante 10 minutos, para só depois consumi-lo. A dica é beber sem adição de açúcar ou qualquer outro adoçante e, no máximo, três vezes ao longo do dia.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

2 comentários

  • […] da língua guarani, que quer dizer, árvore da casca amarga. Ela é conhecida popularmente por gabiroba, guabirova, guavirova, gavirova ou […]

  • […] nutrientes, ela também pode auxiliar no tratamento de várias doenças, como febre, problema digestivo e problemas de […]

Deixe um comentário