Benefícios das Frutas

Estragão – o que é, benefícios e como usar!

estragao

O estragão é uma planta muito benéfica para o corpo, pois ele é rico em inúmeros benefícios. Além disso, o estragão é muito popular na Europa e é um ingrediente típico da cozinha francesa, utilizado para realçar o sabor de alguns alimentos, desde saladas até carnes peixes. Suas folhas pequenas e estreitas têm sabor adocicado, com leves notas picantes.

O aroma é bastante parecido com o da erva doce. Como tempero, pode ser usado na preparação de manteigas aromáticas e azeite, assim como o manjericão.

beneficios do estragao
benefícios do estragão

O que é o estragão?

O estragão é uma planta medicinal, também conhecida como estragão-francês ou Erva-dragão, que pode ser usada como erva aromática por ter um sabor delicado como o do anis, e útil para fazer remédios caseiros para tratar as cólicas menstruais.

Esta planta pode chegar a 1 metro de altura e tem folhas lanceoladas, apresentando minúsculas flores e seu nome científico é Artemisia dracunculus e pode ser encontra nos supermercados, em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Benefícios do estragão para saúde:

1. Fortalecer os dentes:

O cálcio e o fósforo contidos no estragão também podem ajudar a fortalecer os dentes através de seu mecanismo específico.

2. Ajuda a regular o ciclo menstrual:

Além disso, o estragão pode ter a capacidade de regular o ciclo menstrual, e aliviar os sintomas pré-menstruais (PMS), servindo como um poderoso emenagogue (ou erva que estimula o fluxo sanguíneo na área pélvica e útero).

3. Prevenir de anemia:

O estragão contêm mineral de ferro que é importante para formar glóbulos vermelhos que contêm hemoglobina. Também é apoiado pela vitamina C que ajuda a absorção de ferro. E as suas folhas pode prevenir a anemia.

4. Para o coração:

O Estragão podem proteger seu coração das doenças cardíacas. O efeito anti-inflamatório do antioxidante mantém seus vasos de quaisquer danos. Portanto, ele contêm também mineral de potássio que desempenha o papel importante para regular a contração cardíaca.

5. Combater Câncer:

Além disso, um estudo de 2005 descobriu que o óleo de estragão luta contra o dano dos radicais livres às células, se o corpo não for capaz de expô-las eficientemente como um desperdício. Evitando assim o surgimento de vários tipos de câncer.

6. Combate vermes intestinais:

As crianças pequenas são sempre vulneráveis ​​a lombras intestinais e tênias. O estragão é útil para destruir esses parasitas.

7. Ajuda a combater a demência:

Pesquisas indicaram que o estragão poderia prevenir a desvanecimento da condução nervosa aliviada e neuropatia sensorial em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura que causa obesidade, hiperglicemia e problemas de condução nervosa.

estragao
estragão

8. Combater diabetes:

Estudos indicaram que o estragão possui atividade anti-hiperglicêmica (ou atividade anti-alta de açúcar no sangue). Além disso, esta erva tem o potencial de aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a sinalização dos receptores de insulina.

9. Proteger a mucosa intestinal:

zinco contido nas folhas de estragão tem a função de proteger a mucosa intestinal. Isso ajuda a reparar a mucosa intestinal se houver algum dano, como no caso da diarreia.

10. Baixa os níveis de açúcar no sangue:

Além disso, esta erva é ricas em fibras dietéticas que podem distribuir a caloria em todos os órgãos do corpo. Este mecanismo pode diminuir o nível de açúcar no sangue nos pacientes diabéticos.

Como fazer o chá de estragão?

Etapas:

  1. Em primeiro lugar Ferva uma xícara de água filtrada e depois adicione uma colher (de sobremesa) das folhas de estragão.
  2. Em seguida tampe o recipiente e deixe por infusão por aproximadamente 10 minutos.
  3. Após o tempo determinado, coe o líquido e tome sem adicionar açúcar, adoçante ou mel.

Dicas:

  • A dica é tomar uma xícara da bebida após as principais refeições, portanto uma no café-da-manhã, outra no almoço e por fim uma na janta.
  • Outra questão importante diz repeito ao armazenamento do chá, caso o paciente precise prepará-lo de uma vez só, mas para consumir durante o dia.

Desta forma, é preferível colocá-lo em uma garrafa térmica e tomar a substância no mesmo dia em que foi preparada. O chá de estragão após um dia já não possui as propriedades medicinais.

Uso terapêutico do estragão:

Além do uso culinário abrangente, o estrago também possui propriedades que trazem benefícios à nossa saúde. As folhas desta planta possuem elevado teor de iodo, sais minerais e vitamina A e vitamina C.

Tem efeito diurético e anti-aterosclerótica, estimula o apetite, acelera a digestão, alivia a cólica menstrual e tem efeito tônico de uso geral. Lembre-se sempre que qualquer uso terapêutico deve ser acompanhado por um especialista.

Contraindicações do estragão:

Além disso, o estragão não deve ser usado durante a gravidez ou em caso de suspeita de gravidez porque pode levar ao aborto, já que promove a contração uterina.

Como plantar?

A planta se desenvolve bem em vasos ou jardineiras, preenchidas com terra adubada e drenada. Mantenha-a em local iluminado, mas sem excesso de calor, e regue constantemente. Só não vá encharcá-la!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário