Os 20 Benefícios do Açaí Para Saúde

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Os 20 Benefícios do Açaí Para Saúde
4.6 (92%) 5 vote[s]

Os Benefícios do Açaí Para Saúde são de grande importância para saúde em geral. Além disso, você já imaginou que uma pequena fruta redonda poderia mudar sua vida para melhor? O Açaí é consumido por pessoas para melhor a qualidade de vida há milhares de anos. E há uma boa razão para isso.

Existem muitas frutas saudáveis que podem ser adicionadas em sua dieta, mas o Açaí é uma das bagas mais saudáveis que podem ser encontradas. Essas frutas avermelhadas e redondas são encontradas nas florestas tropicais da América do Sul.

Elas contêm antioxidantes, vitaminas e minerais importantes que ajudam na perda de peso, reduzem o colesterol e promovem um coração saudável além de fornecer vários outros benefícios.

O Açaí possui várias propriedades que foram conhecidas por melhorar nossa saúde do corpo. Eles ajudam na prevenção da artrite, inflamação, disfunção erétil, obesidade, doenças cardíacas e colesterol.

Por isso, é seguro dizer que o Açaí é saudável quando consumido regularmente. No entanto, não exagere demais. Verifique se há reações alérgicas antes de adicioná-lo em sua rotina diária. Então, veja agora Os 20 Benefícios do Açaí Para Saúde:

Benefícios do Açaí Como Fonte em Antioxidantes:

Os alimentos que comemos e o ar que respiramos – tudo contém toxinas que podem prejudicar nosso corpo. Essas toxinas são composta principalmente de radicais livres.

Um dos motivos que explica o porquê o Açaí é tão popularmente usada na indústria da saúde é que tem níveis de antioxidantes excepcionalmente elevados em comparação com outros alimentos vegetais.

O Açaí é conhecido por reparar o dano oxidativo causado por esses radicais livres ao corpo.  Não só isso, esses antioxidantes inibem o crescimento de organismos prejudiciais e ajudam na desintoxicação do nosso corpo de todos os contaminantes que podem causar doenças cardiovasculares e câncer.

Previne Doenças Cardíacas e Diabetes:

Pesquisas mostram que o Açaí são extremamente altas em antocianinas, antioxidantes que promovem a saúde do coração.

Um estudo de 2014 feito em ratos submetidos a infarto do miocárdio (ataque cardíaco) concluiu que o Açaí ajuda significativamente no tratamento de doenças relacionadas ao coração, como hipertrofia cardíaca, fibrose e disfunção cardíaca.

Outro estudo foi feito na Califórnia em 10 indivíduos com excesso de peso que receberam a polpa de Açaí durante 30 dias. Houve redução nos níveis de açúcar no sangue, insulina e colesterol no organismo.

Ajuda na Perda de Peso:

Muitas marcas comercializam seus suplementos de Açaí como uma solução para perda de peso. Mas o fato é que, embora as Açaí possam ser extremamente saudáveis e contenham uma grande variedade de nutrientes, não basta consumi-los sozinhos para aumentar a perda de peso.

Pesquisas mostram que a fibra e o teor de ácidos graxos no Açaí ajudam no aumento do metabolismo, aumento da queima de gordura e diminuir o desejo por comidas. Por isso, pode-se afirmar com segurança que o consumo Açaí junto com uma dieta saudável pode ajudá-lo na perda de peso melhor e mais rápido.

Promove uma Boa Digestão:

A grande quantidade de fibras presentes no Açaí ajuda no melhoramento da digestão e a assimilação de nutrientes e previne a constipação.
Tradicionalmente, o suco de Açaí foi usado como tratamento natural para a diarreia. Acredita-se que limpe as toxinas e fortaleça o sistema digestivo.

Ajuda a Combater Células de Câncer:

Vários estudos provaram que o consumo de Açaí regularmente poderia ajudar na prevenção de vários tipos de câncer, particularmente aqueles do cólon e do peito.

Um estudo realizado em 2014 afirmou que a Açaí possuem propriedades anticancerígenas e podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos quimiopreventivos.

Outro estudo do Texas sugeriu fortemente que o Açaí continha propriedades anti-inflamatórias e citotóxicas que lutaram efetivamente e diminuíram o câncer de cólon.

Melhora o Funcionamento Cognitivo:

Açaí ajuda significativamente no mantimento da saúde do cérebro. Um estudo de 2012 realizado em ratos sugeriu que a polpa de Açaí tem propriedades protetoras de células cerebrais, o que proporciona melhores funções cognitivas e motoras.

Outro estudo realizado em ratos em 2014 concluiu que os compostos presentes no Açaí poderiam proteger seu cérebro de dano à medida que envelhecemos.

Promove a Saúde das Células:

As propriedades antioxidantes das bagas de Açaí aumentam a eficiência das células na absorção de nutrientes e reduzem as chances de morte celular.

Impulsiona o Sistema Imunológico:

Um dos maiores benefícios de Açaí é a sua capacidade de impulsionar e fortalecer o sistema imunológico. Os frutos ricos em antioxidantes combatem os radicais livres e protegem seu corpo de várias doenças e infecções.

Um estudo de 2011 mostrou que as respostas imunológicas do Açaí têm potencial de tratar asma e doenças infecciosas.

Aumenta os Níveis de Energia:

Açaí é rico em carboidratos, proteínas e gorduras boas que ajudam no mantimento de nossos níveis de energia e energia elevados

Esta fruta é comumente denominada “Viagra da Floresta Amazônica”, uma vez que aumenta a libido e melhora o desejo sexual. O Açaí também é conhecido por melhorar a circulação sanguínea.

Ainda não há pesquisas que apoiem esta reivindicação, mas o Açaí recebeu depoimentos positivos de muitas pessoas.

Ajuda na cura de Feridas:

O Açaí possui propriedades significativas para cicatrização de feridas, devido à sua natureza anti-inflamatória.

Um estudo de 2017 constatou que uma ferida inflamada cicatrizou mais rapidamente após 24 horas do uso extratos de de Açaí.

Promove uma Boa Noite de Sono:

O Açaí é conhecido não só para aumentar os níveis de energia e resistência, como também para promover um melhor sono à noite.

Tome um copo de suco de Açaí antes de ir dormir todas as noites, e veja uma diferença em breve. No entanto, é necessária mais pesquisa para fundamentar essa afirmação.

Combate o envelhecimento precoce:

O Açaí são uma potência de nutrientes importantes. Eles também possuem propriedades antioxidantes, o que ajuda no combate aos radicais livres e atrasa os sinais de envelhecimento.

Essas propriedades torna-o um ingrediente perfeito para cremes faciais e corporais antienvelhecimento. Usá-los todos os dias mantém a pele brilhante e saudável.

Açaí Ajuda a Controlar a Hiperpigmentação: 

Açaí foi considerado um dos ingredientes mais benéficos para tratar a hiperpigmentação.

Previne a Acne:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o Açaí é excelente no controle da acne e dos surtos.

Açaí Limpa as Manchas da Pele:

Caso tenha marcas de acne ou cicatrizes, o uso de Açaí pode aliviar a situação. Esmague algumas bagas de Açaí e um abacate e aplique como se fosse uma máscara no rosto.

Deixe por cerca de 10-15 minutos e depois lave. Este tratamento deixará sua pele lisa e sem defeito.

Atua Como Hidratante Para Pele:

Sua pele facial é propensa ao desgaste devido à exposição excessiva ao sol, produtos químicos e poluentes. Os antioxidantes presentes no Açaí ajudam na reparação do dano e reabastecimento da umidade perdida.

Promove Lábios Macios:

A aplicação do suco de Açaí é conhecida por manter os lábios hidratados, macios e lustrosos devido às suas excelentes propriedades hidratantes.

Fortalece os Fios do Cabelo:

O Açaí, sendo uma potência de nutrientes essenciais, ajuda no mantimento de um couro cabeludo saudável e fortalece as raízes do cabelo. Isso, por sua vez, evita a queda do cabelo.

Açaí Auxilia no Crescimento do Cabelo:

O Açaí é rico em proteínas, gorduras saudáveis (ômega 3, 6 e 9) e uma grande variedade de vitaminas, como o complexo A, Vitamina do complexo B, Vitamina C e Vitamina E. Todos esses nutrientes trabalham juntos para ajudar o crescimento do cabelo.

Promove a Saúde do Couro Cabeludo:

Açaí contêm uma quantidade significativa de zinco e ácido fólico. O zinco é conhecido por beneficiar grandemente a saúde do couro cabeludo e prevenir a queda de cabelo, tornando as raízes mais fortes.

O ácido folicular melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajuda na regeneração das células que contribuem para o crescimento do cabelo e evita o enrugamento dos cabelos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *