Início » Benefícios das Frutas » 30 benefícios do caqui para saúde!

30 benefícios do caqui para saúde!

benefícios do caqui

O caqui era chamado de “alimento dos deuses” pelos antigos gregos. Eles são conhecidos por seu sabor extraordinário e qualidades nutricionais. Hoje, os maiores suprimentos de caquis secos estão no Japão e na China.

Lá, essa fruta é tradicionalmente seca e consumida durante todo o ano. O processo de secagem do caqui aumenta a concentração nutricional da fruta. Os caquis secos contêm quantidades 4 vezes maiores de fibras e carboidratos na forma de frutose em comparação com as frutas frescas.

benefícios do caqui
benefícios do caqui

Existem alguns dos melhores benefícios do caqui. O fruto de pele de cor laranja brilhante que compartilha uma semelhança com o tomate aparentemente, é uma baga.

Valor nutricional do caqui: 

Uma única porção de 100 g (que equivale a 2/3 de um caqui de tamanho médio) fornece quase 15% da ingestão diária recomendada (IDR) de fibra (3,6 g), 12% da IDR de vitamina C, 5% da IDR de vitamina E e ainda uma boa concentração de vitamina A, cobre, magnésio, ferro e manganês.

Benefícios do caqui para saúde:

  • Fósforo que o pêssego fornece é essencial para a saúde dos ossos e dentes, uma vez que o fósforo ajuda muito na formação óssea.
  • A vitamina A estimula o sistema imunológico, protege o sistema reprodutor e protege a visão.
  • O potássio age sobre os tecidos musculares, previne a fadiga muscular e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso central.
  • Pêssegos contêm altos níveis de luteína que inverte os danos causados pelo stress.

Por ser uma fruta riquíssima em fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, por exemplo. Também é rico em vitamina C e minerais que atuam no bom desenvolvimento das funções do organismo”, explica a nutricionista que destaca outros benefícios da fruta.

Benefícios do caqui para saúde:

1. É uma boa opção de lanche:

Uma fruta de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece apenas 31 gramas de carboidratos. A fruta quase não tem gordura nele. Esses dois fatores tornam um amigo ideal para aqueles que desejam fazer um lanche enquanto tentam derramar esses quilos extras!

2. Boa fonte de fitoquímicos:

A fruta é uma rica reserva de fitoquímicos variados catequinas e antioxidantes polifenólicos. Catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a evitar reações e infecções inflamatórias indesejadas.

3. Contem propriedades anti-hemorrágicas:

O caqui japonês é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não é de admirar que tenha sido usado para controlar o sangramento excessivo de feridas desde tempos imemoriais.

4. Mantém o sistema digestivo saudável:

As Fibras, como você sabe, são essenciais para bons movimentos intestinais. O uso regular desta fruta rica em fibras pode ajudar a aliviar as questões relacionadas ao movimento intestinal, abrindo assim o caminho para a manutenção de um sistema digestivo saudável. Os taninos, presentes nos caquis, regulam o movimento intestinal, oferecendo alívio da diarréia. Isso, por sua vez, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

5. Benéfico para diabéticos:

Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a cravings da fome, e isso também bastante frequentemente. Sendo rico em fibras, esta fruta pode ser apreciada pelos diabéticos para reduzir os níveis de fome. A fruta também é conhecida por regular o nível de açúcar no sangue.

6. Bom para hipertensão:

O Sódio, quando incluído excessivamente na dieta, pode desencadear a hipertensão. O caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio. Por isso, ele pode ser usado como parte de uma dieta balanceada com baixo teor de sódio projetada para aqueles que têm hipertensão.

caqui é bom para hipertensão
caqui é bom para hipertensão

7. Fortalece a imunidade:

Sendo uma boa fonte de vitamina C, a fruta, quando usada regularmente em sua dieta balanceada, pode ajudar a fortalecer os níveis de imunidade. Assim, ele atua como um escudo contra o resfriado comum, gripe, bem como várias infecções pulmonares, incluindo a asma.

8. Ajuda a combater o câncer:

Sendo uma rica fonte de antioxidantes, esta fruta ajuda a reduzir os radicais livres. Estes, de outra forma, podem danificar células e desencadear câncer. A presença de vitamina A, bem como o shibuol e o ácido betulínico, enriquecem as propriedades de combate a câncer desta fruta.

9. Melhora a visão:

O caqui contém vitamina A em quantidades significativas. E, é um fato estabelecido que a vitamina A tem potencial para melhorar a visão.

10. Melhora a produção de glóbulos vermelhos:

O cobre, presente nesta fruta, ajuda na adequada absorção de ferro. Isso, por sua vez, ajuda na produção de glóbulos vermelhos.

11. Mantém o fígado saudável:

O caqui é rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres prejudiciais ao oxigênio em nosso corpo. Também reduz o efeito de materiais tóxicos e evita o dano celular. Isso resulta em um corpo desintoxicado e um fígado saudável .

12. Reduz a retenção de água:

Sendo a natureza diurética, o caqui pode parar a retenção de água e aumentar a quantidade de urina que flui através dos rins. Com alto teor de potássio, garante que nenhum mineral significativo seja perdido durante a micção.

13. Oferece muita energia:

O suco de caqui é considerado um energizador natural devido ao seu elevado teor de potássio e açúcar. O consumo de um copo de suco de caqui pode nos dar energia instantânea para realizar qualquer atividade empacotada. É uma boa opção para aliviar o esgotamento e o estresse.

14. São bons anti-inflamatórios:

O caqui é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo antioxidantes polifenólicos e catequinas. Estes contribuem para a propriedade anti-inflamatória da fruta, que eventualmente ajuda a prevenir os ataques de doenças infecciosas.

15. Melhora a saúde ocular:

Os Principais benefícios do caqui contêm antioxidantes luteína e Zaksanin dois dos carotenóides descobriram que os compostos que são de grande interesse na prevenção da rede de decomposição e água azul. Eles também são ótimas vantagens em proteger o olho de círculos escuros.

16. Previne envelhecimento:

Assim como a prevenção ao câncer, as vitaminas do caqui ajudarão na constante renovação celular do corpo, favorecendo o aspecto jovial, uma vez que o envelhecimento precoce será retardado. O consumo diário de ao menos 1 caquis é o suficiente para começar a garantir este benefício.

17. Regula a pressão sanguínea:

O caqui também possui potássio, mineral muito importante no controle da pressão sanguínea. Sendo assim, o caqui é altamente indicado para quem sofre de distúrbios de pressão, tal qual a hipertensão. Aqui é necessário um cuidado especial, pois o caqui não deve ser consumido em demasia por quem já tem pressão baixa, uma vez que isso pode piorar o caso.

18. Faz bem para a saúde dos olhos:

As vitaminas do complexo B presentes no Caqui têm mostrado grandes resultados como antioxidantes que auxiliam na manutenção da saúde dos olhos. Alguns estudos, inclusive, já mostraram que o consumo das vitaminas deste complexo podem auxiliar no tratamento de catarata e cegueira noturna.

caqui faz bem para a saúde dos olhos
caqui faz bem para a saúde dos olhos

20. Combate os radicais livres:

As vitaminas e os carotenoides que citamos no tópico 2 também possuem ação antioxidante, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres, que causam danos às células e são responsáveis pelo desenvolvimento de um câncer.

21. Auxilia na saúde do coração:

O caqui é fonte de potássio, um nutriente que expande os vasos sanguíneos e relaxa os músculos, o que colabora com o controle da pressão arterial. E uma vez que a pressão arterial está bem regulada, o coração não sofre estresse e consegue funcionar direitinho. O fato da fruta ser rica em água e pobre em gordura ainda faz com que ela colabore com os bons níveis de colesterol.

22. Age como diurético:

Para quem sofre com a retenção de líquido, o alimento é uma ótima opção, tendo em vista que possui efeito diurético, ou seja, que estimula a urina, sem provocar a perda de potássio, algo que pode ocorrer com o uso de alguns medicamentos diuréticos.

23. Possui propriedades anti-tumores:

Além das propriedades antioxidantes que reduzem as chances de câncer, você também pode diminuir seus riscos de desenvolver tumores. O caqui contêm ácido betulínico, que é um composto antitumoral comprovado.

Isso pode reduzir as chances de contrair tumores induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada, e se você já possui um tumor, pode reduzir o tamanho e impedir o câncer de se metatizar.

24. Favorece a saúde do sangue:

Juntamente com a pressão arterial mais baixa, essa fruta também fornecem cobre, um elemento essencial na criação de novos glóbulos vermelhos. Sem cobre, você não pode absorver nutrientes essenciais caros para fazer hemoglobina adicional.

25. É rico em fitoquímicos:

A fruta é uma rica em reserva de fitoquímicos variados – catequinas e antioxidantes polifenólicos. Catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a evitar reações e infecções inflamatórias indesejadas.

26. Protege de doença comum:

Para se manter protegido de doença comum, é importante comer alimentos ricos e nutritivo em nutrientes que Aumentam a imunidade para proteger da gripe, resfriado e infecções.

27. Auxilia na perda peso:

Um fruto de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece apenas 31 gramas de carboidratos. A fruta quase não tem gordura. Estes dois fatores fazem dele um amigo ideal para as pessoas que desejam fazer lanche ao tentar perder os quilos extras.

28. Combate as inflamações:

O fruto é rica reserva de fitoquímicos sortidos, catequinas e antioxidantes polifenólicos. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a prevenir reações inflamatórias indesejadas e infecções.

29. É rico em antioxidante:

O alto teor de antioxidantes presentes nas vitaminas e fitonutrientes faz do caqui uma fruta que contribui com vários beneficio no combate aos radicais livres associados a diversas doenças, como as cardiovasculares, de ossos, visão, envelhecimento precoce, etc. Fortalece o sistema imunológico e age na manutenção da saúde.

30. São ricos em vitaminas:

O beneficio do caquis contém nutrientes como vitamina A, vitamina C e vitamina K que são conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Esses nutrientes são cruciais para proteger o olho do dano da retina.

Contraindicações do caqui:

O beneficio caquis proporcionam muitos nutrientes à saúde. mas, Ele contém grande quantidade de tanino, que é o fator de risco. se comer com o estômago vazio pode causar diarreia. Também comer em excesso também causar diarreia devido ao seu alto teor de tanino. Então, segure-se de comer o caquis em uma quantidade limitada. Pacientes com diabetes devem ficar longe dele, pois ele contém uma quantidade elevada de açúcar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] é nativo da China. O Caqui não é tecnicamente uma fruta, mas uma baga grande e redonda, com uma casca fina e lisa. A polpa interna do Caqui é macia e cremosa e tem um sabor […]

Deixe um comentário