Os 7 Benefícios do Butiá Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Os Benefícios do Butiá Para Saúde são bem variados, pois ele possui diversos benefícios que são fundamentais para boa manutenção da saúde geral do corpo. Além disso, o Butiá é o nome mais comum no sul do Brasil. Em Goiás e Minas Gerais, é chamado de coquinho-azedo ou também de coco-cabeçudo, uma alusão ao formato arredondado das plantas que ocorrem na região, parecendo mesmo o formato de uma cabeça.

Pertencente à família Arecaceae, ele é igualmente conhecida por outros nomes: butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-de-vinagre, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, butiazeiro, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza.

Suas frutas são minúsculas, tecidas no formato de um globo, igualmente amarelas e tornam-se maduras durante o verão. Elas são consumidas naturalmente.

Para que Serve:

O Butiá é considerado uma importante fonte de fibras e vitamina C e, como alimento “laranja”, é um fortalecedor do sistema imunológico, previne contra o envelhecimento das células, contra a cegueira, doenças cardíacas e câncer.

beneficios do butia

Elas são consumidas naturalmente e de sua polpa são fabricados o licor e o vinho. Da semente é aproveitado um azeite que pode ser perfeitamente utilizado na gastronomia. O tronco, de longa duração, é utilizado para a edificação de estruturas grosseiras. As folhas são largamente usadas na confecção de chapéus, cestos, cordas, entre outros produtos.

Valor Nutricional:

Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rico em fibras, vitaminas A e vitamina C, além de potássio. Então, confira Os 7 Benefícios do Butiá Para Saúde:

Aumenta a Imunidade:

Rico em vitamina C, devido aos Benefícios do Butiá ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como gripes e resfriados. A vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na laranja.

Benefício do Butiá Na Prevenção do Câncer:

O Câncer pode ser restringido pela sua ingestão. Outro dos Benefícios do Butiá se dá porque contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.

O Butiá Melhora a Digestão:

Rico em fibras, o Butiá melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.

Benefício do Butiá para o Coração:

O Butiá contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.

Esses Benefícios do Butiá é graças a sua riqueza em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o estresse, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele.

butia beneficios

Outros Benefícios do Butiá:

  • Diminuir a prisão de ventre, porque eles são ricos em fibras;
  • Tem Nutrientes essenciais para Manter uma pele bonita e saudável;
  • Ajudar a emagrecer, porque tem o baixo teor calórico.
  • Ajuda a reparar danos ao DNA.

Usos:

Das suas sementes, as quais também podem ser consumidas, é retirado o óleo que as revestem.
Devido às suas propriedades nutricionais e ao delicioso sabor, o coquinho azedo resulta em uma série de produtos beneficiados como sucos, polpas, picolés, geleias, licores e sorvetes, assim como é muito apreciado in natura.

O potencial nutricional deste fruto tem levado alguns municípios dos estados onde ocorre a adotarem este produto do Cerrado no cardápio da alimentação escolar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *