Benefícios das Frutas Alan Costa

30 benefícios da uva para saúde!

A uva possui a capacidade de tratar constipação, indigestão, fadiga, distúrbios renais, degeneração macular e prevenção de catarata. As uvas são uma das frutas mais populares do mundo por causa de seu sabor, textura, variedade e facilidade de portabilidade. Esta fruta popular e deliciosa também está repleta de muitos nutrientes importantes.

A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém Vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

benefícios da uva

benefícios da uva

A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da Uva rosada possui uma substância cardio protetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

1. Melhora a pele: 

Fonte de Vitamina C e de antioxidantes, o consumo da uva ajuda a prevenir o processo de oxidação pelos radicais livres, processo que acelera o envelhecimento e aparecimento de rugas.

2. Tem propriedades anti- inflamatórias:

Os antioxidantes também assumem a a função anti-inflamatória, apresentando maior eficácia em evitar inflamações no sistema cardiovascular.

3. Melhora a circulação:

Os antioxidantes presentes nas uvas, como o resveratrol, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, nutrindo os neurônios e combatendo os radicais livres, protegendo do estresse oxidativo e retardando o aparecimento de doenças cognitivas, como o Alzheimer e outras demências.

4. Previne  o aparecimento de câncer:

Os antioxidantes, como o resveratrol, reduzem o metabolismo de células cancerígenas e as proantocianidinas a antocianinas, outros antioxidantes, combatem os radicais livres que formam as células cancerosas e inibem seu crescimento.

5. Melhora a digestão:

A fruta apresenta em sua composição celulose e ácido orgânico, tornando-a uma espécie de laxante e prevenindo a constipação. As fibras dietéticas também presentes na fruta limpam o trato intestinal e trás saúde para o estômago, evitando possíveis irritações.

6. Ajuda na recuperação muscular:

O ácido úrico presente na uva acelera a recuperação muscular em atletas após exercícios físicos.

7. Melhora a saúde do coração: 

A grande quantidade de flavonoides presentes na uva contribuem para relaxar os vasos sanguíneos aumentando o seu diâmetro, dessa forma o fluxo de sangue fica livre aumentando a oxigenação das células e facilitando o transporte de nutrientes. As uvas também aumentam a concentração de ácido nítrico no sangue, esta substância reduz a coagulação sanguínea, evitando a trombose e ataques cardíacos.

8. Regula a pressão arterial:

A alta concentração de potássio da uva ajuda a manter os níveis de sódio no sangue, protegendo da hipertensão, AVC‘s e mantendo a pressão arterial.

9. Ajuda a ter uma visão saudável:

A uva tem uma grande variedade de antioxidantes que ajudam a proteger a retina dos radicais livres que causam a sua degeneração, podendo levar a perda completa de visão.

10. Auxilia a saúde cognitiva:

Os antioxidantes presentes nas uvas, como o resveratrol, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, nutrindo os neurônios e combatendo os radicais livres, protegendo do estresse oxidativo e retardando o aparecimento de doenças cognitivas, como o Alzheimer e outras demências.

uva auxilia a saúde cognitiva

uva auxilia a saúde cognitiva

11. Auxilia no emagrecimento:

A f é uma das frutas mais indicadas para ajudar na redução de peso, além de ajudar na digestão e na evacuação ela também reduz o acúmulo de gordura na região abdominal. É importante lembrar que a uva contém açúcar, dessa forma deve ser uma opção para substituir alimentos mais calóricos.

12. Previne o diabetes:

A fruta e excelente para os diabéticos, porque o resveratrol presente na uva ajuda a reduzir a queda da glicemia em diabéticos.

13. Previne doenças cardiovasculares:

seus componentes, tais como os antocianos, taninos e flavonoides, são ideais para cuidar de nosso coração. Sua ação vasodilatadora evita que sedimentos se acumulem em nossas artérias, prevenindo problemas Tais como a arteriosclerose.

14. Evita a prisão de ventre:

As uvas roxas contêm uma dose muito característica de fibras, que atuam como laxantes sempre que as consumimos, incluindo suas cascas e sementes.

15. Melhora a digestão:

Para melhorar a digestão, basta consumir suco natural de uvas.

16. Evitam infecções:

As uvas roxas têm fortes propriedades antivirais e antibacterianas, são excelentes para limpar nosso sangue e nossos órgãos.

17. Combate a pressão arterial:

A alta concentração de potássio da uva ajuda a manter os níveis de sódio no sangue, protegendo da hipertensão, AVC‘s e mantendo a pressão arterial.

18. Previne a constipação:

A fruta é conhecida como um laxante devido à presença de ácido orgânico e de celulose. As uvas são ricas em fibra dietética que os torna potente na limpeza do trato intestinal. Elas são conhecidos para acalmar a membrana intestinal e estômago. A fibra insolúvel pode ajudar na formação de grandes quantidades e pode promover a excreção saudável.

19. Previne a catarata:

A fruta é uma excelente para a saúde dos olhos por causa dos antioxidantes presentes que ajudam na redução de ocorrência de doenças tais como a degeneração macular e catarata. Estes antioxidantes também impedir o processo de oxidação e perda de visão.

20. Protege o sistema nervoso:

Pesquisadores da Suíça descobriram que o resveratrol pode proteger contra doenças neurodegenerativas por prevenir a os danos oxidativos dos radicais livres que estão ligados ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

21. Promove a saúde do cérebro:

O Resveratrol encontrado nas uvas pode ajudar no retardamento do processo de danos em células do cérebro, bem como os danos que ocorrem devido aos radicais livres.

22. Reduz diabetes tipo 2:

Os polifenóis nas uvas e os produtos feitos a partir dela, podem reduzir a síndrome metabólica e prevenir o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2, atuando como moduladores multialvo com antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios.

23. Fortalece o cabelo:

Fortalecem e lutam contra a calvície, estimulando a circulação e fortalecendo os vasos sanguíneos.

24. Aumentar a recuperação muscular:

Durante o exercício ácido úrico se deposita nas células e órgãos de atleta que mais tem uma lenta recuperação.

25. Combate a asma:

As Uvas também podem ser utilizadas para cura da asma devido ao seu valor terapêutico

26. Tem propriedade antibacteriana:

Elas tem propriedades anti-bacterianas e anti-viral, que protege contra infecções.

uva tem propriedade antibacteriana

uva tem propriedade antibacteriana

27. Previne Alzheimer:

Várias doenças de demência relacionada podem ser adiada pelo consumo de uva. O Resveratrol encontrado nas uvas pode ajudar no retardamento do processo de danos em células do cérebro, bem como os danos que ocorrem devido aos radicais livres.

28. Combate a prisão de ventre:

A fruta é considerada uma fruta com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

29. Fortalece o sistema imunológico:

A uva possui propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, o que significa que o seu consumo pode também aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas, resfriados e gripes.

Veja através do vídeo abaixo outros Benefícios da Uva Para Saúde:

30.  Fortalece os ossos:

A fruta é uma excelente fonte de cobre a vitamina K. Por isso, ela pode não só melhorar a saúde dos nossos ossos como também a coagulação sanguínea e o transporte de oxigênio, já que esses nutrientes participam ativamente da fixação de ferro na hemoglobina.

Efeitos colaterais da uva:

As uvas são deliciosas e fáceis de comer, mas esteja ciente do tamanho da sua porção. Se você comer demais em uma sessão, as calorias e carboidratos se somarão rapidamente. Isso pode aumentar seu risco de aumento de peso.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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