Os 30 Benefícios da Seriguela Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios da Seriguela Para Saúde
5 (100%) 3 vote[s]

Os Benefícios da Seriguela Para Saúde que todos devem saber. Além disso, a seriguela é uma fruta de sabor doce e coloração amarelada, sendo bastante parecida com outra fruta, o Cajá. Ela também é conhecida como ciriguela, ameixa-da-espanha, ciroela, jacote e cajá vermelho. Sua árvore pode atingir até 7 metros de altura e esta planta é originária da América Central, sendo também encontrada no México, e na América do Sul.

Benefícios da SeriguelaPossui sabor bem adocicado e quando maduro pode ser amarelada ou avermelhada. Sua composição é bem similar a da pêra e traz muitos benefícios para a saúde.

Propriedades Nutricionais da Seriguela:

A Seriguela é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C. Além disso, a Seriguela é uma ótima fonte em vários minerais, tais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na siriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo. Agora, confira Os 30 Benefícios da Seriguela Para Saúde.

Benefícios da Seriguela Para Melhorar a Digestão:

A seriguela é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento intestinal, prevenindo e ajudando no tratamento de problemas, como diarreia, disenteria e gases.

Benefícios da Seriguela Para Ajudar no Emagrecimento:

Essa grande quantidade de fibras da fruta é essencial para promover sensação de saciedade, espaçando assim o tempo que o organismo volta a sentir fome. Além disso, cada 100 gramas de seriguela contém apenas 76 calorias, e ela é rica em vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais.

Benefícios da Seriguela Para Combater a Anemia:

Por ser rica em Ferro, a seriguela auxilia no combate a anemia, na medida em que beneficia o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo.

Benefícios da Seriguela Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

A presença de Ferro e outros nutrientes, como as Vitamina A, B e Vitamina C, Cálcio e Fósforo, tornam a seriguela uma excelente aliada do fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral. Ela é tão boa para esse fim que é usada, inclusive, no tratamento de doenças debilitantes, como a dengue;

Seriguela é um Excelente Cicatrizante:

A seriguela possui também efeito cicatrizante, sendo muito útil e eficaz no tratamento de feridas e queimaduras;

Benefícios da Seriguela Para Dá Mais Energia:

Os carboidratos presentes na fruta, bem como o Ferro, atuam de modo a energizar o organismo, de modo geral. Por isso ela é indicada para praticantes de esportes e para minimizar os efeitos da fadiga no corpo;

Seriguela é um Excelente Diurético:

A seriguela reduz o inchaço no corpo, na medida em que é composta de 75% de água. Alimentos que contém muita água são diuréticos naturalmente;

Benefícios da Seriguela Para Ajudar no Bom Funcionamento do Corpo:

Ela é também rica em antioxidantes, prevenindo assim a ação de radicais livres, que degeneram as células do corpo, facilitando a entrada de doenças e o envelhecimento precoce;

Benefícios da Seriguela Para Aliviar Espasmos:

Benefícios da Seriguela

A grande quantidade de vitaminas, potássio e cálcio que a seriguela tem fornecem ao organismo nutrientes essenciais para minimizar espasmos, contrações involuntárias dos músculos, que costumam ocorrer por deficiência de tais sais minerais.

Benefícios da Seriguela Para Provocar Saciedade:

A seriguela é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminuir a fome ao longo do dia e, por esse motivo, pode ser um aliado para o emagrecimento durante a dieta.

A ação da fibras no intestino também ajudam a regularizar o seu ritmo, evitando a prisão de ventre e diminuindo inchaço abdominal e formação de gases.

Benefícios da Seriguela Para Dar Energia:

Por ser uma fruta doce, a seriguela é rica em carboidratos que são fonte de energia para realizar exercícios e as atividades do dia-a-dia. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.

Benefícios da Seriguela Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:

A seriguela é rica em antioxidantes, como o betacaroteno e Vitamina C, que são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, e desta forma, previne o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e aterosclerose.

O consumo de alimentos antioxidantes também é um aliado para a beleza, pois ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Saiba mais sobre o que são e para que servem os antioxidantes.

Benefícios da Seriguela Para Favorecer o Equilíbrio do Corpo e do Sistema Imune:

Diversas vitaminas e minerais fazem parte da composição da seriguela, como Vitamina C, Vitamina B1, Cálcio, Magnésio, Potássio, FósforoFerro, por isso, esta fruta ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, ao regularizar a produção de enzimas e hormônios, permitir um bom funcionamento de órgãos como cérebro, coração, músculos, além de equilibrar o sistema imune.

Benefícios da Seriguela Para Hidratar o Corpo:

Mais de 75% de água é encontrada nesta fruta e então pode ser considerada diurética. Com isso, tem grande poder em hidratar o corpo e repor os nutrientes perdidos em situações de gasto calórico, gripes ou qualquer condição em que se perdem líquidos e minerais.

Benefícios da Seriguela Para Regular o intestino:

Por ser uma fruta rica em fibras, a seriguela ajuda no bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e outros desconfortos intestinais. A ingestão correta de fibras faz com que o intestino libere qualquer obstrução existente, garantindo conforto ao organismo e melhor qualidade de vida.

Seriguela é um Excelente Anti-inflamatório Natural:

Benefícios da Seriguela

Devido a sua composição e ao fato de proteger a imunidade, a seriguela tem sido utilizada como um anti-inflamatório natural, principalmente para problemas de garganta e até mesmo queimaduras e feridas. Existem inclusive pomadas a base de seriguela, mas não são facilmente encontradas, sendo mais comuns as a base de arnica.

Benefícios da Seriguela Para Prevenir o Câncer:

Como já falamos, a seriguela é fonte de antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. Assim, é uma fruta que combate os radicais livres que invadem o organismo, principalmente moléculas prejudiciais que podem levar ao surgimento de tumores. Dessa forma, os antioxidantes presentes na seriguela são capazes de lutar contra as células cancerígenas, protegendo o organismo.

Benefícios da Seriguela Para Reduzir o Colesterol:

A seriguela possui baixo índice glicêmico e muitas fibras, fazendo com que haja controle dos níveis de açúcar no sangue. Assim, por consequência, reduz o colesterol ruim e acaba por prevenir diabetes. Além disso, as fibras presentes nesta fruta impedem o acúmulo de pólipos no corpo, o que facilita a digestão e a correta absorção dos nutrientes.

Benefícios da Seriguela Para Prevenir Espasmos Musculares:

Geralmente, os espasmos, ou cãibras, são causados por deficiência de minerais. Consumindo a seriguela, que é rica em minerais como Potássio e Cálcio, é possível tratar estes problemas. O ideal é consumi-la todos os dias para combater os sintomas dos espasmos musculares, repondo assim a deficiência de minerais.

Benefícios da Seriguela Para Tratar Disenteria e Gases:

O acúmulo de gases pode levar a distensão, dores abdominais, prisão de ventre, má digestão, diarréia, entre outros problemas gastrointestinais, causando desconforto em quem sofre disso. A ingestão de alimentos ricos em fibras e em água, como a seriguela, estimulam o correto funcionamento do intestino, evitando o desconforto causado pelos gases. Só tome cuidado, pois fibras em excesso também causam gases, então ingira bastante água neste processo.

Benefícios da Seriguela Para Prevenir a Osteoporose:

O desgaste ósseo ocorre muito em casos de deficiência de cálcio e a reposição deste mineral através da ingestão de frutas e vegetais todos os dias é muito importante. A seriguela, por ser fonte de cálcio, mantem o PH do organismo e ajuda na correta absorção deste nutriente, levando a ossos saudáveis e prevenindo a osteoporose.

Você acha que acabou? está muito enganado! Agora é que estar por vim os principais Benefícios da Seriguela! Veja o vídeo a baixo:

Outros Benefícios da Seriguela Para Saúde:

  • A seriguela possui propriedades diurética e energizante.
  • A seriguela é indicada para aliviar espasmos.
  • A seriguela é bom para diarreia.
  • A seriguela é indicada para disenteria.
  • A seriguela é indicada para febre.
  • A seriguela é indicada para gases.
  • A seriguela é indicada para inflamação.
  • A seriguela é indicado para limpeza de feridas e queimaduras.
  • A seriguela fortalece o Sistema Imunológico.
  • A seriguela é recomendada no tratamento de anemias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *