Início » Benefícios das Frutas » 23 benefícios da groselha preta para saúde!

23 benefícios da groselha preta para saúde!

beneficios da groselha preta

A groselha preta é umas das frutas mais ricas em nutrientes. Alem disso, a groselha é a bagre de frutas que cresce no arbusto lenhoso do mesmo nome. Pertence à família Grossulariaceae e é nativa de partes temperadas do centro e norte da Europa e do norte da Ásia.

A groselha é uma boa fonte de nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes, flavonoides, ácidos gordos Omega-3, fibras dietéticas.

beneficios da groselha preta
benefícios da groselha preta

A presença desses compostos os torna muito benéficos para a nossa saúde. Neste artigo, saberemos sobre os principais benefícios para a saúde da groselha negra, mas primeiro, vamos dar uma olhada na tabela de nutrição abaixo mencionada da groselha preta.

Benefícios da groselha preta para saúde:

1. Para o sistema cardiovascular:

Comer groselha preta em uma base regular e moderada é muito benéfico para o nosso coração, pois ajuda a manter nosso coração saudável e reduz o risco de vários problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, batimentos cardíacos irregulares, etc.

Este benefício da groselha preta é principalmente devido à presença de compostos polifenólicos como flavonoides neles.

2. Controlar a pressão arterial:

A groselha preta é muito benéfica para os indivíduos que estão lutando com hipertensão arterial.

O consumo regular e moderado de groselha preta é muito benéfico para reduzir o risco de hipertensão ou hipertensão por causa da presença de potássio nele.

O potássio é um vasodilatador natural que relaxa nossos vasos sanguíneos e assegura um fluxo fluido de sangue e, portanto, ajuda na regulação da pressão arterial.

3. Fonte rica de ácido graxo ômega-3:

As groselha de preta também são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3 e a presença de Omega-3 os torna muito benéficos para a regulação do nível de colesterol em nosso corpo.

Comer groselha preta de forma regular e moderada diminui o nível de colesterol LDL (também conhecido como colesterol LDL) e, ao mesmo tempo, aumenta o nível de colesterol bom (também conhecido como colesterol HDL).

4. Para o câncer:

As groselhas negras são de natureza anticancerígena, o que significa que eles reduzem o risco de desenvolvimento de câncer em nosso corpo.

Este benefício da groselha preta é principalmente devido à presença de antioxidantes como Vitamina C, beta-caroteno, criptoxantina, zeaxantina.

5. Combater infecções:

Outro benefício importante para a saúde da groselha preta é a sua capacidade de fortalecer nosso sistema imunológico e construir uma resistência contra infecções. Este benefício da groselha preta é principalmente devido à presença de vitamina C nele.

Uma xícara de groselha preta fornece cerca de 338 por cento dos requisitos diários de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural que luta com os radicais livres do nosso corpo, estabiliza-os e, assim, evita que causem danos oxidativos às células do nosso corpo (incluindo o sistema imunológico).

6. Reduzir infecções bacterianas:

O consumo regular e moderado de groselha preta é também benéfico para reduzir o risco de infecções bacterianas como a infecção do trato urinário e outras infecções.

Esta natureza antibacteriana da groselha é principalmente devido à presença de compostos químicos como taninos e antocianinas neles.

Estes compostos dificultam o crescimento de bactérias no trato urinário e, assim, reduz o risco de infecção.

7. Para o nosso cérebro:

A groselha é boa, não só para a saúde geral, mas também para a saúde do cérebro. Comer grosseiro em uma base regular (mas moderada) aguda nossa memória e também aumenta o fornecimento de oxigênio ao nosso cérebro. Este benefício da groselha preta é principalmente devido à presença de ferro e antioxidantes neles.

8. Para anemia:

Comer grosseiro branco regularmente também é benéfico para reduzir o risco de anemia e para proporcionar alívio do mesmo. Este benefício da groselha preta é principalmente devido ao presente de ferro neles.

O presente de ferro na salsa de groselha negra na formação de glóbulos vermelhos e garante que o sangue oxigenado chegue a todas as partes do nosso corpo, reduzindo assim o risco de anemia.

9. Tratar inflamação gastrointestinal:

As groselhas de groselha são uma fonte rica de vários antioxidantes e outros compostos como taninos, antocianinas, fitonutrientes, etc.

A presença desses compostos os torna muito benéficos para prevenir a inflamação gastrointestinal e cardiovascular. Esta é outra razão interessante e importante para incluir a groselha na sua dieta.

10. Para os olhos:

Nossos olhos são um órgão vital que nos permite desfrutar da beleza do mundo. É importante para nós garantir que estamos cuidando nossos olhos. Comer groselha preta regularmente pode ajudar a fazer o mesmo.

Isso ocorre porque as groselhas negras são uma boa fonte de uma série de antioxidantes como a vitamina C que luta com os radicais livres do nosso corpo, estabiliza-os e, assim, evita que eles causem danos oxidativos aos nossos olhos.

11. Para produção de energia:

Comer groselha preta regularmente também é benéfico para a produção de energia em nosso corpo. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de manganês nutriente vital nele.

O manganês pode ajudar algumas enzimas responsáveis ​​pela produção de energia em nosso corpo. Além disso, o manganês também desempenha um papel importante no fortalecimento da defesa antioxidante em nosso corpo.

12. Para menopausa:

Blackcurrant é amplamente utilizado como uma medicina herbal em muitas partes da Europa. É tomado por mulheres para aliviar sintomas de PMS e menopausa. Alguns outros benefícios à base de plantas da groselha preta incluem o tratamento de resfriado, gripe e febre. Quase todas as partes, seja elas folhas, óleo de sementes, frutas, etc. de planta de groselha é usada como remédio.

13. Para doenças anti-inflamatórias:

A groselha é de natureza anti-inflamatória e isso os torna muito benéficos para proporcionar alívio de doenças anti-inflamatórias, como artrite reumatóide, gota, etc. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de vitamina C nele.

14. É uma fonte de vitamina C:

A groselha é uma fonte rica de vitamina C, que é um nutriente vital que desempenha vários papéis. Sendo um antioxidante, luta com os radicais livres do nosso corpo e nos impede do dano oxidativo. Também aumenta o nosso sistema imunológico e reduz o risco de infecção pelo frio, a gripe, etc.

Também reduz o risco de vários tipos de câncer e a natureza antiinflamatória da vitamina C ajuda a proporcionar alívio de doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatóide etc.

15. Controlar o nível de açúcar no sangue:

O consumo regular e moderado de groselha é muito benéfico para o indivíduo que sofre de diabetes. Isso ocorre porque as groselhas pretas têm um GI baixo (índice glicêmico), o que significa que eles liberam açúcar na corrente sanguínea em um ritmo lento e, portanto, ajuda no controle da diabetes.

16. Para alívio da insônia:

Outro benefício importante da groselha é a capacidade de melhorar a qualidade do sono e proporcionar alívio da insônia. Se você enfrenta dificuldade em dormir, então será uma boa idéia incluir groselhas negras na sua dieta.

O magnésio presente na groselha negra desempenha um papel importante na melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono. Ele regula o metabolismo, proporciona alívio dos distúrbios do sono e minimiza a ocorrência de Insônia.

17. Para alívio da constipação:

A groselha é muito boa para o nosso estômago e desempenha um papel importante na manutenção do nosso sistema digestivo saudável. Este benefício da groselha é principalmente devido à presença de fibras dietéticas nela.

As fibras dietéticas presentes na groselha negra regulam o movimento intestinal e garante a eliminação suave dos resíduos do nosso corpo e, portanto, proporcionam alívio da constipação.

Como a constipação é uma grande ameaça para o nosso sistema digestivo, por isso, eliminando a constipação, as groselhas pretas também eliminam o risco de vários problemas digestivos.

18. Para infecção causada por vírus:

De acordo com um estudo publicado na edição 2013 de “Frontiers of Microbiology”, verificou-se que os extratos obtidos das folhas de groselha negra podem se defender contra o vírus influenza A (vírus da gripe), pois previne a propagação do vírus da gripe durante os estágios iniciais.

Concluiu-se que o extrato de folhas de groselha negra poderia ajudar na redução do risco de infecção causado pelo vírus da Influenza A (embora isso não possa ser dito com certeza, já que ainda é necessário testar humanos).

19. Para reduzir o inchaço:

Outro benefício importante da groselha é a sua capacidade de reduzir o inchaço nos pacientes que sofrem de doença arterial periférica. Para este benefício, consumir suco de groselha em combinação com suco de laranja.

groselha preta
groselha preta

20. Problemas circulatórios:

O consumo regular e moderado de groselha negra diminui a dor e o inchaço em mulheres que sofrem de problemas circulatórios ligados a pílulas anticoncepcionais.

21. Fortalecer ossos:

A groselha é uma boa fonte de cálcio, magnésio, cobre, etc. A presença destes nutrientes vitais desempenha um papel importante para fortalecer nossos ossos e dentes.

O consumo regular de groselha negra não só melhora a força dos nossos ossos, mas também reduz o risco de osteoporose (uma condição em que os nossos ossos ficam extremamente fracos e frágeis e correm maior risco de fratura).

22. Para queda do cabelo:

A ingestão regular de groselhas pretas pode salvar suas tranças.

Eles compreendem o Ácido Gamma-Linolênico (GLA), um ácido gordo essencial que evita a queda frequente do cabelo e promove o crescimento do cabelo.

23. Para quebra do cabelo:

Além de evitar a perda de cabelo, as groselhas pretas ajudam você a combater vários outros problemas de saúde. Estes incluem a secura do couro cabeludo, a separação do cabelo e a quebra excessiva do cabelo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] diariamente uma ou duas groselhas frescas pela manhã, pode fazer seu cabelo crescer preto, lustroso e […]

Deixe um comentário