Benefícios das Frutas

23 benefícios da manteiga de karité para saúde!

manteiga de Karite

manteiga de karité é uma gordura de uma amêndoa que vem da árvore Shea-Karite, que só pode ser encontrada na África. Após a colheita, o fruto é fervido para remover seu líquido. Este líquido é congelado em temperaturas frias e é o único ingrediente na manteiga de karité pura que geralmente tem um cheiro forte.

manteiga de karite beneficio
manteiga de karite beneficio

Como o nome sugere, este creme é amável como a manteiga, e tem sido usado há séculos desde o regime de Cleópatra, pois contém Vitamina A, Vitamina E e F. Acredita-se que hidrata e nutre os lábios, o rosto, as mãos, os pés e os cabelos, além de protegê-lo contra os raios UV.

A manteiga de karité é até apelidada de ouro feminino, não só por causa da variedade de benefícios para beleza, mas também porque esse composto oferece emprego e renda a centenas de mulheres nas aldeias africanas.

É uma substância que tem um ponto de fusão muito baixo, então derrete ao ter contato com o calor. Portanto, algumas pessoas que querem conservá-lo devem colocá-lo na geladeira. Ela possui uma melhor consistência quando mantida em um local fresco.

Ela vai perdendo a força ao longo do tempo e, eventualmente, pode desaparecer, especialmente quando armazenada incorretamente. Você descobrirá quando a manteiga de karité possuir um cheiro rançoso ou azedo.

1. Eliminar caspa: 

A caspa também é um problema enfrentado pelos cabelos em clima frio. Aplique manteiga de karité no couro cabeludo e massageie-a. Em seguida, cubra a cabeça com touca de chuveiro por 20 minutos e depois enxague com água limpa.

2. É um excelente condicionador: 

Ela não só elimina a caspa, como também protege o cabelo da secura, remove o excesso de óleo e hidrata o cabelo. Use duas vezes por semana e veja os resultados.

Para ter um cabelo protegido dos raios UV use uma manteiga de karité. O uso pode manter o cabelo úmido, além de ser um escudo natural para o cabelo contra os raios UV. Use-a também como condicionador de cabelos longos.

3. Cabelo encaracolado: 

Não há necessidade de um tratamento caro, a manteiga de karité pode ser usada para manter a forma encaracolado do cabelo.

4. Reduz o cabelo seco e o couro cabeludo: 

A manteiga de karité pode tratar os cabelos danificados pelos colorantes, secagem e poluição. Além disso, também é muito eficaz para aliviar o prurido do couro cabeludo causado pela secura e caspa. Ela também pode proteger contra sal e cloro quando aplicado antes de nadar.

manteiga de karité
manteiga de karité

5. Descalcificar o cabelo: 

A manteiga de karité é uma gordura natural oleosa, indicada para amaciar o cabelo seco e danificado, além dos fios quebradiços. Para ter cabelos longos e macios, você pode utilizar-la.

O tratamento do cabelo deve ser realizado regularmente, ou seja, duas vezes por semana para o crescimento, melhoramento da textura e hidratação do cabelo.

6. Age como antioxidante: 

Contém antioxidantes, como a  Vitamina A e Vitamina E. Estas vitaminas podem proteger as células da pele dos radicais livres e danos ambientais que não são bons para a saúde da pele. Utilizar a manteiga de karité pode fazer com que a pele fique úmida e protegida contra os raios UV nocivos para a pele.

7. Bom para lactentes: 

A manteiga de karité é um excelente hidratante natural sem composto químico que pode ser usado para todas as idades, incluindo os bebês. Você pode usar em lactentes depois de se banhar. Além disso, o uso desta manteiga também pode curar a erupção cutânea em lactentes devido ao uso de fraldas.

8. Estimula a produção de colágeno: 

Outro benefício oferecido pela manteiga de karité é estimular os produtos de colágeno. O colágeno serve para fortalecimento da pele, tornando o tecido mais flexível, evitando rugas ou proporcionando um envelhecimento lento.

9. Tonalizar a pele: 

Você tem estrias? Se a resposta for sim, você deve escolher produtos de beleza que contenham manteiga de karité. Ela é mais seguro e natural para disfarçar a mancha ou nivelar a cor da pele do que a hidroquinona.

10. É um protetor solar natural: 

A manteiga de karité é útil como protetor solar que protege a pele das queimaduras solares. Por outro lado, ela também contém Vitamina A que serve para curar danos à pele e Vitamina D, que possui um papel na renovação das células da pele morta.

11. Cuidados com os lábios: 

Para evitar lábios rachados ou secos, o uso de manteiga de karité durante o inverno e o verão é um hidratante natural. Você pode usar como um bálsamo para os lábios, que é muito bom para essa região bucal e eficaz para o tratamento de lábios secos e rachados.

12. Possui propriedades antibacterianas: 

Tem propriedades antibacterianas que podem curar feridas. As manchas negras em torno das marcas também podem ser reduzidas. Não só isso, as picadas de insetos também podem ser curadas usando manteiga de karité.

13. Curar distúrbios da pele:

Além de suavizar a pele seca, ela também é capaz de curar distúrbios da pele ou doenças da pele, bem como:

Por outro lado, ela também pode curar as estrias pois contém Vitamina E, Vitamina A e F, que são capazes de manter a pele hidratada.

beneficios da manteiga de Karité
beneficios da manteiga de Karité

14. Hidratar a pele: 

O teor de óleo ou ceras semelhantes aos produzidos pelas glândulas sebáceas presente na manteiga de karité podem tornar a pele mais flexível, macia e suave.

15. Possui propriedades de antienvelhecimento: 

Não é necessário gastar muito dinheiro para comprar um creme antienvelhecimento. Ele pode ser substituído pela manteiga de karité. Este material pode estimular a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele. A vitamina A e E contida na manteiga também pode manter a pele firme e flexível.

Os outros benefícios da manteiga de karité:

  • Ajuda a curar queimaduras.
  • Pode ser usado após o barbear, para que a pele seja mais suave, mais macia e livre de irritação.
  • Alivia picadas de insetos na pele.
  • Alivia a fadiga, a dor e a tensão nos músculos.
  • Pode ser usado antes e depois do exercício pesado para evitar lesões musculares.
  • Alivia os danos causados pela pele devido ao calor (óleo ou água).
  • Reduz os arranhões nos olhos.
  • Pode ser usado como base para desodorante caseiro.
  • Pode ser usado em pálpebras antes de aplicar maquiagem para que dure mais.
  • Pode até ser usado nos narizes durante um resfriado ou gripe.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

1 comentário

  • […] feridas. A seguir veremos uma receita para tratar eczema. Em uma panela, derreta 1/2 xícara de manteiga de karité e 1/4 de manteiga de cacau até ficar líquido. Retire do fogo e adicione 2 colheres de chá de […]

Deixe um comentário