Benefícios das Frutas

30 benefícios da chia para saúde!

chia

A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colômbia. A planta é mais conhecida por sua semente, que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo.

Além disso, essa semente é considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas, entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3.

chia é um dos alimentos mais tradicionais da antiga cultura asteca e são encontradas com enorme facilidade em regiões da Guatemala e do México. Assim como o alho, ela é considerada um super alimento, pela enorme quantidade de nutrientes encontrados nela.

No entanto a chia está sendo muito estudada pois seu potencial alimentício é enorme e, de certa maneira, ainda desconhecido da culinária mundial. Aqui um estudo científico para quem quiser se aprofundar.

chia e seus beneficios
chia e seus benefícios

Benefícios da chia para saúde:

1. Estimular a perda de peso:

A perda de peso é provavelmente a principal razão pela qual a maioria das pessoas faz o que faz. Na verdade, é uma indústria de vários bilhões de dólares. E se você está olhando para perder peso, as sementes de chia podem ser uma das primeiras opções que você pode considerar.

2. Rica em ácidos graxos ômega-3:

As sementes chia são um dos poucos tipos de sementes que são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3. E a importância do ômega-3 não é desconhecida. Além disso, um estudo realizado pela Universidade do Arizona sobre pintos de frango registrou uma melhora no teor de ácidos graxos e no desempenho do crescimento após a ingestão de ômega-3.

3. Prevenir a constipação:

Uma vez que são embalados com fibras, especialmente fibras insolúveis, as sementes de chia se transformam em gel quando entram em contato com a água. Isso aumenta suas fezes e ajuda a evacuações intestinais, aliviando o constipação. Fibra também foi encontrada para melhorar a digestão.

4. Regular os níveis de açúcar e prevenir a diabetes:

A capacidade de chia para diminuir a digestão pode ser associada à prevenção do diabetes. O revestimento gelatinoso de sementes desenvolvidas também pode evitar picos nos níveis de açúcar no sangue.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, chia é um desses alimentos considerados úteis no tratamento do diabetes. As sementes também conseguiram melhorar os níveis de pressão arterial em diabéticos.

Outra razão pela qual o chia pode ser bom para os diabéticos é a presença de ácidos graxos ômega-3 que são conhecidos como sendo nutricionalmente importantes para o tratamento da doença.

5. Ajuda a combater o câncer de mama:

De acordo com um relatório publicado pelo UCSF Medical Center, as sementes de chia são uma boa fonte de ácido alfa-linoléico, que pode ajudar a prevenir o câncer de mama. O mesmo vale para ácidos graxos ômega-3 também.

O óleo dessas sementes também encontrou propriedades anti-câncer. Parecia reduzir o crescimento tumoral e inibir a replicação de células cancerosas.

6. Ajude a baixar o colesterol:

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 recebem o crédito, novamente. Estes ácidos graxos ajudam a reduzir o colesterol no sangue e prevenir a doença cardíaca coronária no processo. As gorduras monoinsaturadas em sementes de chia ajudam a diminuir os níveis de colesterol. A Academia de Nutrição e Dietética também afirma que adicionar sementes de chia à dieta pode controlar os níveis de colesterol.

7. Melhorar a saúde cardiovascular:

De acordo com um relatório publicado pela Universidade da Virgínia Ocidental, o teor de ácidos graxos ômega-3 de sementes de chia pode melhorar a saúde do coração e prevenir quaisquer doenças relacionadas ao coração.

Os ômega-3 também reduzem os triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue. Além disso, eles reduzem o risco de batimentos cardíacos irregulares, diminuem a pressão arterial e diminuem o acúmulo de placa arterial.

8. Aumenta a energia e o metabolismo:

Além disso, as sementes chia são embaladas com vitamina B, zinco, ferro e magnésio – tudo o que ajuda a aumentar a energia. Você pode adicionar as sementes ao seu smoothie favorito e desfrutar de uma explosão refrescante de energia. De acordo com um relatório publicado pela Universidade de New Hampshire, as sementes também podem aumentar seu metabolismo.

chia
chia

9. Pode ser usado como bebida de treino:

Os exercícios podem ficar cansativos às vezes. Mas com sementes de chia, isso não deveria mais ser um problema. Dada a quantidade de ômega-3 que eles contêm, as sementes podem ser usadas para sustentar a energia.

10. É rica em proteína:

Não precisamos discutir a importância das proteínas, essas sementes são uma ótima fonte de proteína. De acordo com um estudo brasileiro, as sementes de chia mostraram excelente qualidade proteica. Eles também melhoraram os perfis lipídicos (níveis de colesterol, basicamente) em ratos.

Essa semente contêm 19% de proteína. E de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, uma dieta rica em proteínas pode reduzir a fome e incentivar a saciedade. As sementes contêm proteínas de alta qualidade com todos os aminoácidos necessários.

11. Melhorar o humor:

A chia é considerada um superalimento, acredita que melhora seu humor sobre o consumo regular. De acordo com um estudo de Pittsburgh, os ácidos graxos ômega-3 estão associados ao melhor humor e comportamento. Portanto consumir sementes de chia também pode ajudá-lo a combater a depressão.

12. Rico em antioxidantes:

Todos sabemos o quão importante são os antioxidantes. E as sementes de chia têm em abundância. Os antioxidantes não só são bons para as células, mas também para a pele – pois ajudam a diminuir os sinais de envelhecimento. Além disso, os seus antioxidantes nas também foram encontrados para reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas. Um alto teor de antioxidantes é o que torna essas sementes mais estáveis em prateleiras do que outras sementes.

13. Fortalece os ossos:

Um estudo mostrou que o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio, como essas sementes, pode melhorar a saúde esquelética. O consumo dessas sementes também é considerado uma maneira eficaz de melhorar a ingestão de cálcio.

Além do cálcio, as sementes de chia também são ricas em manganês – as quais são cruciais para a manutenção de ossos e dentes fortes.

As sementes de chia também são ricas em fósforo, um mineral que foi encontrado para melhorar a saúde óssea. A presença de antioxidantes nessa semente também pode proteger seus dentes de danos.

14. Pode melhorar a saúde da pele:

Os ácidos graxos ômega-3 em sementes de chia foram encontrados para aumentar a circulação e reduzir a secura e inflamação da pele. E, de acordo com um estudo de Manchester, os ômega-3 ajudam a proteger a pele da radiação UV. Além disso, estas sementes possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir rugas. As sementes também ajudam a diminuir a flacidez da pele.

15. Pode tratar a dislipidemia:

A dislipidemia é uma doença metabólica em que existe uma quantidade anormal de colesterol no sangue. De acordo com um estudo, verificou-se que as sementes atenuam esta condição.

Em outro estudo argentino, o ácido alfa-linoléico presente nessas sementes melhorou a condição de ratos que sofrem de dislipidemia. Além de tratar a dislipidemia, as sementes de chia também foram encontradas para aumentar os níveis de HDL ou colesterol bom.

16. Ajude a tratar a diverticulose:

A diverticulose é a presença de estruturas tipo tubo no intestino sem sinais de inflamação. Além disso, as sementes de chiaa, simplesmente porque são vegetarianas e ricas em ômega-3, são encontradas para ajudar a prevenir a doença diverticular.

A falta de fibra também foi associada à diverticulose – e as sementes de chia sendo uma excelente fonte de fibra, podem ajudar a tratar esta condição. Eles absorvem a água no cólon e suavizam os movimentos intestinais.

17. Pode substituir os ovos:

Se você acha que quer proteína, mas não tome ovos, você tem boas notícias! Você pode usa-las como substituto dos ovos.

O processo é simples. Tudo que você precisa é uma colher de sopa de sementes e 3 colheres de sopa de água. Aterre as sementes de chia e depois misture com água em uma tigela pequena. Mantenha-o de lado durante 5 minutos, publique o que a mistura assume uma consistência suave – semelhante à gema de ovo cru. Você pode adicionar isso aos seus pratos e desfrutar da qualidade das proteínas de alta qualidade.

18. Tem propriedades anti-Inflamatórias:

A presença de ômega-3, fibra e proteína fazem dessas sementes um dos melhores alimentos anti-inflamatórios lá fora. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias das sementes de chia também podem ajudar no tratamento da artrite.

19. Não contém glúten:

O glúten é a proteína presente nos grãos de cereais, especialmente o trigo, e é responsável pela textura elástica da massa. Em certos indivíduos, o glúten é conhecido por causar alergias e intolerância ao glúten. No entanto, com sementes de chia, é um cenário diferente. É 100% sem glúten.

É particularmente útil no cozimento sem glúten. Elas são especialmente benéficas para indivíduos que sofrem de doença celíaca. Segundo os estudos, as pessoas com doença celíaca tendem a consumir menos cálcio e fibras do que as recomendadas – e as sementes de chia, sendo ricas nesses dois nutrientes, podem preencher a lacuna.

20. É Rica em manganês:

benefícios da chia
benefícios da chia

Além de vários outros nutrientes, as sementes de chia também são ricas em manganês. O manganês pode ajudar no tratamento de artrite, diabetes e epilepsia. O manganês também possui excelentes propriedades antioxidantes. Além disso, melhora o metabolismo e acelera a cicatrização de feridas.

21. Rico em magnésio:

Uma porção de sementes de chia contém 30% da RDA de magnésio. O mineral tem vários benefícios – alguns deles incluem o tratamento de hipertensão e doenças cardíacas, osteoporose e diabetes tipo 2. O magnésio também ajuda na produção de energia no corpo e a falta dele pode causar fadiga, insônia, irritabilidade e má memória.

22. Melhorar o sono:

Existem dois hormônios que são essenciais para o sono – serotonina e melatonina. Estes dois hormônios são produzidos por triptofano, um aminoácido no organismo. As sementes de chia, sendo altas em triptofano, ajudam o bom sono e relaxamento. De acordo com um estudo americano, o triptofano também é usado para tratar inúmeros distúrbios do sono.

23. São carregadas com antioxidantes:

Outra área onde as sementes de chia brilham está em sua alta quantidade de antioxidantes. No entanto, esses antioxidantes protegem as gorduras sensíveis nas sementes de ranço. Além disso, embora os suplementos antioxidantes não sejam muito eficazes, os antioxidantes dos alimentos podem ter efeitos positivos na saúde.

Mais importante ainda, os antioxidantes combatem a produção de radicais livres. Que podem danificar as moléculas nas células e contribuir para o envelhecimento e doenças como o câncer. Existem algumas contradições sobre a chia ter mais antioxidantes do que os mirtilos, mas não nada foi encontrado para verificar essa afirmação.

24. Elas ajudam a desintoxicar o corpo:

Como a maior fonte de plantas combinadas de ômega-3, fibra e proteína, as sementes de chia são uma excelente adição aos seus esforços de desintoxicação. Portanto, eles ajudam a apoiar as vias de desintoxicação natural do seu corpo, reparar suas células, reduzir a inflamação e apoiar um sistema digestivo saudável.

25. Reduz o risco de câncer de cólon:

Com 36% de teor de fibra e um equilíbrio perfeito de 80% insolúvel versus 20% solúvel, o chia ajuda a reduzir o colesterol, melhora a saúde intestinal e a regularidade e pode reduzir o risco de câncer de cólon.

26. Reduza seu risco de síndrome metabólica:

Elas são ricas em fibras solúveis que se dissolvem na água, inchaço para formar uma substância semelhante a um gel. Isso ajuda a melhorar a saúde do seu coração, mantendo os picos de açúcar no sangue na baía e diminuindo o colesterol.

27. Versátil e fácil de usar:

Essas sementes podem ser facilmente adicionadas a muitos alimentos e bebidas. Eles podem ser usados inteiros ou moídos e podem até servir como um substituto de ovo em receitas. Além disso, ao contrário de alguns “superalimentos” como a espirulina, as sementes de chia não têm um sabor forte e podem ser facilmente usadas em receitas e adicionadas a smoothies sem afetar o sabor.

28. Contém niacina e tiamina:

Cada dose de 2 colheres de sopa de sementes de chia fornece 12 por cento da DV para niacina e tiamina. A vitamina B é importantes para transformar os alimentos em energia e manter seu sistema nervoso funcionando corretamente.

29. Contém cobre:

Você precisa de cobre para manter seus nervos saudáveis e formar glóbulos vermelhos e ossos fortes. Portanto, você obterá 0,3 miligramas de cobre, ou 13% da DV, em cada porção de sementes.

30. É rica em cálcio:

este mineral é o mais abundante no corpo humano, tornando-o essencial para ossos, músculos e nervos. Além disso, alguns minerais como o zinco e o ferro podem ter uma taxa de absorção reduzida devido ao teor de ácido fítico das sementes .

Confira no vídeo a seguir mais benefícios da Chia para a saúde:

Efeitos colaterais da chia:

Além disso, as sementes chia são ricas em fibra, elas fornecem 11g de fibra em cada porção de 28g. No entanto, a fibra é essencial para a sua saúde, pois promove a regularidade e apoia as bactérias benéficas do intestino, entre outros papéis importantes.

Portanto, comer muita fibra pode causar problemas para algumas pessoas pode causar problemas como dor abdominal, constipação, diarreia, inchaço e gases.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

27 comentários

  • […] colher de chia ou […]

  • […] de girassol, semente de gergelim, semente de linhaça, semente de chia; óleo de amendoim e algumas […]

  • […] porque a Chia e o Limão são importantes antioxidantes, que fazem um detox poderoso no organismo, facilitando a […]

  • […] ½ xícara de sementes de chia, […]

  • […] muito simples! Ocorre que a semente de chia, quando tem contato com a água, incha e forma uma substância viscosa. É isso o que faz acontecer […]

  • […] 1 colher (sopa) de chia. […]

  • […] 1 copo (200ml) de suco de ½ mamão papaia batido com água, 1 colher (sopa) de amêndoa e 1 colher (sopa) de chia […]

  • […] Brócolis; Limão; Linhaça; Manga; Soja; Trigo Integral; Amêndoas; Chia; Tomate; Lentilha; Leite Integral; Macarrão; Pera; […]

  • […] 1 colher de chia […]

  • […] de chia Melhoram a Memória: As sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega 3 e fibras solúveis e insolúveis. Essas pequenas sementes […]

  • […] 1 colher (sopa) de chia […]

  • Pede pra alguém dar uma revisada no texto. Precisa melhorar a gramática para passar mais credibilidade.

  • […] 1 colher de sopa de Chia […]

  • […] 1 colher (sobremesa) de chia; […]

  • […] 1 colher (sobremesa) de chia; […]

  • […] 1 colher (sobremesa) de chia; […]

  • […] 1 colher (sobremesa) de chia; […]

  • […] 1 colher de sopa de chia. […]

  • […] 1 colher de chia; […]

  • […] 1 punhado de sementes de chia. […]

  • […] 1 punhado de sementes de chia. […]

  • […] 1 punhado de sementes de chia. […]

  • […] 1 punhado de sementes de chia. […]

  • […] da manhã: 1 colher de chá de chia mais […]

  • […] 1 colher (sobremesa) de chia […]

  • […] Semente de chia; […]

  • […] ser servido acompanhado de frutas, mel, granola, linhaça ou sementes de chia e também é muito utilizado para se fazer vitaminas e temperar […]

Deixe um comentário