Benefícios das Frutas Alan Costa

30 benefícios do jenipapo para saúde

jenipapo também é conhecido como Jenipá ou jenipapo e fornece nutrientes como o Ferro e o cálcio e vitaminas do complexo B e C. Toda a planta pode ser aproveitada, sendo possível usar a raiz, a polpa, o suco ou a casca do jenipapo. Por possuir propriedades digestivas, laxantes e tônicas, o seu consumo é altamente recomendado.

jenipapo

jenipapo

O jenipapeiro é da família das Rubiáceas. A fruta, de fácil colheita e farta durante quase todos os meses do ano, embora encontrada normalmente nas feiras do norte e nordeste e utilizada artesanalmente na produção de tintas, não é produzida em escala comercial.

Além disso, o jenipapo torna-se mais agradável para o consumo quando amadurece e amolece no pé; sua casca enruga-se e adquire uma coloração avermelhada ou amarelada, diferente da cinzenta e áspera do fruto verde.

Valor nutricional:

0 Jenipapo possui um grande elevado conteúdo de ferro. Por isso, é aconselhável um grande uso da Jenipapo. Também possui cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, e às vitaminas B1, B2, B5 e C.

Veja também: Receita Caseira Para Controlar as Crises de Asma

1. Tratar bronquite:

O Jenipapo também é muito útil para os pulmões ajudando a combater a bronquite. Essa utilidade já é bastante conhecida no Norte e Nordeste, onde se costuma preparar um xarope natural de jenipapo para solucionar o problema de bronquite.

2. Melhorar o desempenho sexual:

Embora poucas pessoas saibam disso, esse fruto possui substâncias que atuam como afrodisíaco natural, melhorando o desempenho sexual tanto de homens quanto de mulheres.

3. Regula os impulsos nervosos:

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, o Cálcio do jenipapo é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

4. Má digestão:

A quantidade de Ferro que encontramos no jenipapo não apresenta apenas benefícios para a anemia, uma vez que também promove e o melhora o funcionamento do sistema digestivo. Dentro das suas propriedades, é possível encontrar a ação tônica, laxante e mesmo hepática!

5. Combate a anemia:

Graças à alta quantidade de ferro presente neste fruto, ele é muito eficaz no combate à anemia, ajudando o organismo também a absorver outros nutrientes que melhorem a saúde sanguínea.

6. Tratar bronquite e asma:

Outro dos usos comuns do jenipapo trata-se de ele ajudar no tratamento de gripes, resfriados, bronquite e até mesmo asma, ajudando a limpar o sistema respiratório.

7. Tratar inflamações intestinais:

O consumo desse fruto é muito eficiente no tratamento de uma doença conhecida como enterite, uma inflamação que afeta a mucosa do intestino delgado, que geralmente causa dor no abdômen, falta de apetite, diarreia, vômito, febre e presença de sangue e muco nas fezes.

8. Estimula o apetite:

Enquanto algumas pessoas sofrem para perder os quilinhos em excesso, outras têm dificuldade para engordar e possuem um peso abaixo do ideal. Isso pode acontecer em decorrência de um baixo apetite.

Sabendo que não comer a quantidade suficiente de alimentos saudáveis pode prejudicar o envio dos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, é importante tratar o problema.

Veja também: As 5 Dicas Para Prevenir o Reumatismo

9. Ajuda tratar a elefantíase:

Também conhecida como filariose linfática, esta doença consiste numa doença parasitária (causada por animais ou insetos), responsável por provocar a inflamação dos vasos linfáticos que causa a dilatação da perna afetada.

10. Ajuda no tratamento de reumatismo:

Pelo fato de este fruto ajudar na circulação sanguínea, ele é benéfico para o tratamento do reumatismo, auxiliando no alívio dos principais sintomas da doença, como dores e inchaço nas articulações.

11. Combater a anemia:

O Jenipapo apresenta 3,6 mg de Ferro a cada 100 gramas, o que o torna um grande aliado no combate à anemia, podendo tanto prevenir o problema como servindo como auxiliar no tratamento, desde que haja acompanhamento médico. Para tratamento de anemia é recomendado tomar suco de jenipapo adoçado com melado de cana diversas vezes ao dia.

12. Combater a faringite:

O consumo dessa fruta está associado ao tratamento natural da faringite, uma inflamação aguda na faringe.

13. Contem propriedades afrodisíacos:

O suco do jenipapo pode ser usado para apimentar a vida íntima do casal, aumentando a libido e abrindo o apetite sexual. Para beneficiar das propriedades afrodisíacas do jenipapo, coloque uma colher de chá de videira da punctura, uma colher de chá de mel, jenipapos a gosto e água no liquidificador. Bata até ficar homogêneo e tome uma vez ao dia.

14. Controle das plaquetas do sangue:

Outro dos principais benefícios do jenipapo para a saúde é o seu auxílio eficiente no controle das plaquetas do sangue, podendo ser usado por pessoas que estão sendo tratadas com quimioterapia. O tratamento pode diminuir o número dessas células, contribuindo para o aparecimento de coceira, feridas, vermelhidão ou sangramentos.

15. Bom para gravidez:

O jenipapo oferece, também, benefícios para mulheres grávidas. As gestantes podem sofrer com vômitos e náuseas, o que melhora com o suco desse fruto. Se você está grávida e está tentando combater esse problema, prepare o suco do jenipapo e cozinhe-o até reduzir para metade. Em seguida, espere um pouquinho até amornar e tome uma colher de sopa a cada duas horas.

16. Enterite crônica:

Outros benefício do jenipapo para a saúde é seu auxílio aos pacientes que sofrem de enterite crônica, uma inflamação da mucosa do intestino delgado. Para as pessoas diagnosticadas com esse problema, o ideal é consumir um copo de suco adoçado com mel diariamente.

17. Trata a elefantíase:

A filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária que provoca uma reação inflamatória nos vasos linfáticos, dilatando a perna afetada. Pessoas com elefantíase também podem aproveitar os benefícios do jenipapo para a saúde, uma vez que um copo de 200 ml do suco do fruto podem melhorar a sua condição.

Veja também: Saiba Como Detectar Úlceras no Estômago e Como Trata-la

18. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo:

A quantidade de ferro não apresenta apenas benefícios para a anemia, ele também promove a melhora e o funcionamento do sistema digestivo.

19. Trata a diarreia:

A diarreia causa aumento do número de evacuações e modifica a consistência das fezes, que ficam mais líquidas. O jenipapo por ser rico em fibras, ele promove uma melhora rápida para esse problema.

20. Combate a faringite:

Os princípios ativos contidos no jenipapo podem inibir os sintomas da faringite, eliminando a dor, irritação, e a coceira da garganta causados por essa doença.

21. Tratar as úlceras:

Na medicina caseira, o Jenipapo apresenta diversos benefícios. De seu tronco, é possível fazer um chá indicado para tratar de úlceras.

22. Combate a faringite:

Os princípios ativos contidos no Jenipapo podem inibir os sintomas da faringite, eliminando a dor, irritação, e a coceira da garganta causados por essa doença.

23. Combate a doenças intestinais:

Outros benefícios do jenipapo para a saúde é seu auxílio aos pacientes que sofrem de enterite crônica, uma inflamação da mucosa do intestino delgado. Para as pessoas diagnosticadas com esse problema, o ideal é consumir um copo de suco de jenipapo adoçado com mel diariamente.

Confira agora neste vídeo outros benefícios do jenipapo para saúde:

24. Fortalece os ossos:

O jenipapo é rico em Cálcio que é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia.

Confira alguns dos benefícios do jenipapo:

  • 25  O Jenipapo Ajuda nas Inflamações do sistema respiratório;
  • 26  Jenipapo atua no tratamento da Asma;
  • 27  Beneficio do Jenipapo auxilia no tratamento do Reumatismo;
  • 28  Jenipapo é bastante eficaz no tratamento dos rins, nos fígados e no baço;
  • 29  Jenipapo auxilia no tratamento da Diarreia;
  • 30  Benefícios do Jenipapo para tratar a Úlcera.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Vanderlan Souza disse:

    Muito bom, mas não são 30 benefícios, pois alguns estão repetidos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.