Benefícios das Frutas

30 benefícios da graviola para saúde!

benefícios da graviola

A graviola é rica em componentes importantes a todo nosso organismo. As graviolas são frutas que tem o seu nome científico é Annona muricata L. e pode ser comprada em mercados, feiras e lojas de produtos naturais.

benefícios da graviola
benefícios da graviola

A graviola é também conhecida como Fruta-do-Conde, Sap-Sap, Jaca do Pará ou Jaca de pobre, utilizada como fonte de fibras e vitaminas, sendo o seu consumo recomendado em casos de prisão de ventre, diabetes e obesidade.

A fruta possui um formato oval, com a casca na cor verde-escuro e coberta de “espinhos”. A parte interna é formada por uma polpa branca com o sabor levemente adocicado e um pouco ácido, sendo utilizada na preparação de vitaminas e sobremesas.

Valor nutricional da graviola:

As graviolas são muita ricas em vitaminas B1 e B2 e também vitamina C. A fruta também possui uma série de minerais saudáveis ​​e essenciais, como cálcio, zinco, potássio,  magnésio e fósforo.

Benefícios da graviola para saúde:

1. Ajuda a prevenir o câncer:

As graviolas oferece ação antioxidante para o organismo, já que ajuda a eliminar as toxinas que provocam doenças crônicas como o câncer e outras doenças degenerativas.

2. Mantém a saúde cardiovascular:

Esta fruta possui alto teor de vitamina B2, que é essencial para a produção de energia no corpo e manutenção do coração, mantendo-o mais saudável possível.

3. Auxilia na boa saúde do fígado:

A ingestão regular das graviolas é uma maneira saudável de apoiar as funções tanto do fígado quanto da vesícula biliar.

4. Ajuda na prevenção de gripes:

As graviola são ricas em vitamina C, esta vitamina contribui para a prevenção e combate da gripe e do resfriado.

5. Facilita a perda de peso:

Pesquisas revelaram que a ingestão desta fruta ajuda na perder peso, já que contém poucas calorias. Cada 100 gramas de graviola contém somente 65 calorias.

6. Previne a osteoporose:

Devido ao seu elevado teor de fósforo e cálcio, as graviola são ideais para nos assegurar uma adequada saúde óssea e dental.

7. Controla a pressão arterial:

Não e nenhuma novidade, que as graviolas possuem alto teor de vitamina B1, o que faz ela capaz de acelerar o metabolismo, por isso nos assegura uma adequada circulação e pressão arterial.

8. Controla o diabetes:

Os açúcares que estão presente nas graviolas são fáceis de metabolizar, e seus compostos ajudam a combater e estabilizar os picos de glicose no sangue.

graviola controla o diabetes
graviola controla o diabetes

9. Favorece a saúde de mulheres na menopausa:

As graviolas são altamente aconselhadas para as mulheres na etapa da menopausa, já que é uma excelente forma de proteger os ossos da perda de densidade que sofrem pela redução do estrogênio.

10. Age contra o envelhecimento:

A grande quantidade de vitamina C torna o Suco de graviola um excelente antioxidante. Assim, ajuda a aumentar a resistência do corpo e atrasa o processo de envelhecimento.

11. Combate os radicais livres:

As graviolas são uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam seu corpo a reparar o dano infligido em suas células pelos radicais livres infames.

12. Melhora do sistema digestivo:

As graviolas tem propriedades antivirais e antiparasitárias e tem sido tradicionalmente usada para promover a saúde digestiva.

13. Combate os sintomas da diarreia:

Ainda devido as suas propriedades antiparasitárias, as graviolas podem ser usada para tratar constipação, diarreia e promover movimentos intestinais regulares.

14. Possui agente regenerativos:

Como mencionado anteriormente, as graviolas possuem propriedades antioxidantes que lhe conferem uma série de potenciais como aplicações regenerativas.

15. Previne os sinais de envelhecimento:

A graviola pode ajudar a prevenir e reparar os danos celulares e reverter alguns dos sinais reveladores do envelhecimento, como rugas e outras manchas na pele, devido a sua grande quantidade de antioxidantes.

graviola previne os sinais de envelhecimento
graviola previne os sinais de envelhecimento

16. Aumenta a energia:

Estudos revelam que a graviola possui nutrientes essenciais como o potássio que ajudam a aumentar os níveis de energia e combater a fadiga.

16. Ajuda a tratar a gota:

A graviola pode reduzir a quantidade de ácido úrico em seu corpo, o que tornaria um remédio potencial para a gota.

17. Ajuda na redução de dores:

Estudos concluíram que consumir a graviola regularmente, ou beber suplementos que tenham a fruta em sua composição ajudam a aliviar a dor nas articulações.

18. Combate a herpes:

Estudos revelaram que substancias extraídas da graviola são eficazes para o tratamento do vírus do herpes simples. O estudo avaliou as notas que, quando aplicado a uma área afetada, o extrato funciona bloqueando a ação viral nas células e nos tecidos, encurtando o período de infecção e potencialmente prevenindo novos surtos.

19. Age na prevenção do câncer:

Estudos revelaram que a graviola inibiu a sobrevivência e o metabolismo das células de câncer de pâncreas – e isso indica sucesso potencial na cura da doença letal.

20. Favorece a saúde ocular:

Pesquisas observaram que a graviola está repleta de antioxidantes. Estes antioxidantes, especialmente as vitaminas C e E, zinco e beta-caroteno, diminuíram o risco de doença ocular.

21. Previne o reumatismo:

O consumo da graviola é altamente recomendado durante muitas décadas, para prevenção e tratamento do reumatismo.

22. Favorece a saúde mental:

A graviola é amplamente rica em potássio. O sistema nervoso também depende amplamente desse mineral, uma vez que o potássio é essencial para a condutividade elétrica dos neurônios, favorecendo a saúde mental.

23. Regula o metabolismo:

Ainda sobre o potássio presente em grande quantidades na graviola,ele tem o papel de regular o metabolismo.

24. Regula os níveis de açúcar no sangue:

O potássio presente na graviola regula os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos tanto quanto a escassez. Nesse sentido, por isso potássio é um mineral especialmente importante para os diabéticos.

25. Aumentar a concentração:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados ​​pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de Fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração.

26. Favorecem a saúde bucal:

As graviolas são ricas em Fósforo que fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente.

27. Ajuda na absorção de nutriente:

Ainda sobre o Fósforo contido em grandes quantidades nas graviolas, ele ajuda a absorver as vitaminas, especialmente a Vitamina B, no corpo. As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

28. Aumenta a produção de colágeno:

A graviola é muito rica em magnésio. A produção de colágeno é beneficiada por níveis adequados de magnésio no organismo, de modo que essas importantes proteínas se tornam mais abundantes em tecidos fibrosos como os tendões, os ligamentos e a pele.

29. Melhora a pratica de atividades físicas:

Como mencionado acima a graviola possui quantidades significativas de magnésio, que é importante para a síntese de ATP, a molécula utilizada pelo corpo como fonte de energia.

Dessa forma, pessoas com baixos níveis de magnésio sofrem com uma menor disponibilidade energética, o que é especialmente evidente durante a prática de atividade física.

Veja no vídeo abaixo, outros benefícios das graviolas para saúde:

30. Favorece a digestão:

Ainda sobre o magnésio presente nesta fruta, ele é essencial para uma gravidez saudável. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

Efeitos colaterais das graviolas:

As mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem consumir as graviolas. Não há pesquisas sobre a segurança dos suplementos a base de Graviolas em bebês ou fetos não nascidos.

Estudos revelaram que tomar suplementos de graviolas porque pode matar as células nervosas do cérebro e causar problemas de mobilidade semelhantes aos problemas de movimento associados à doença de Parkinson.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

8 comentários

  • […] Graviola; […]

  • […] 6 folhas de graviola; […]

  • […] natural de cuidar da sua saúde. Além disso, o suco de graviola é muito prático de fazer e a graviola não é uma fruta comum, mas sim uma opção deliciosa e ideal para preparar uma variedade de sucos […]

  • […] como a ata, pinha ou fruta-do-conde, como o araticum-do-cerrado ou marolo, como a graviola e como a pindaíba, o Biribá é conhecido Brasil afora por vários nomes diferentes. Dependendo da […]

  • […] 13 folhas frescas de Graviola. […]

  • Graviola muito bom

  • […] Alho; Mamão; Aveia; Chá Verde; Romã; Linhaça; Feijão; Cúrcuma; Graviola; Uva; Azeitona; Banana; Algas; […]

  • […] fruta pertence à família das anonáceas, da qual fazem parte a fruta-do-conde, a atemoia e a graviola, por exemplo. Pode ser consumido “in natura” ou na forma de licores, sucos, sorvetes, […]

Deixe um comentário