Benefícios das Frutas Alan Costa

30 benefícios do mirtilo para saúde!

O mirtilo também conhecido como Blueberry é uma frutinha com alto teor de antioxidante, é riquíssima em nutrientes e tem um poder inacreditável para o nosso organismo. Essa fruta é um arbusto baixo da família das Ericaceae, nativo da Europa e Ásia, onde abunda nos campos e nas cidades.

É uma planta de inverno forte, com gelo e neve, que rebrota na primavera e se enche de frutinhas azuis. O mirtilo também é conhecido como uva-do-monte ou arando (ou arándano, pois o nome é espanhol) é medicinal, extremamente nutritivo e muito gostoso.

Além disso, esta braga possui um valor nutritivo indiscutível; é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina PP, possuindo ainda sais minerais, magnésiopotássiocálciofósforoferromanganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.

mirtilo

mirtilo

Benefícios do mirtilo para saúde:

1. Combate ao envelhecimento:

Os antioxidantes são o seu melhor amigo para manter o father Time à distância. Além disso, eles ajudam a reverter o dano causado por toxinas e radicais livres e ajudar seu corpo a se defender contra patógenos perigosos.

Não só os mirtilo  são ricos em antioxidantes como um todo, mas eles são especialmente ricos em proantocianidinas. Que foram observadas para ter propriedades anti-envelhecimento adicionais em vários estudos em animais.

2. Reparação e substituição de tecidos velhos:

A vitamina A presente nos mirtilo desempenha um papel importante na substituição de tecidos antigos e desgastados por outros novos, bem como mantém seus ossos e dentes fortes.

3. Impulsionar o cérebro:

Como eles contêm uma quantidade tão elevada de fenóis, particularmente ácido gálico, os mirtilo são conhecidos como “agentes neuroprotetores”. Além disso, segundo os pesquisadores do Irã, isso significa que eles podem proteger literalmente nossos cérebros da degeneração, neurotoxicidade e estresse oxidativo.

4. Vasos sanguíneos:

O Mirtilo também garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

5. Suporte digestão:

Sendo uma fonte natural de fibra solúvel e insolúvel, os mirtilo podem ajudar a regular sua trilha gastrointestinal ao comer apenas alguns punhados por dia.

6. Promover a saúde cardíaca:

Além disso, a revista Circulation publicou um estudo mostrando que comer morangos e mirtilo juntos tem um efeito de equipe de tag de superpotência que realmente diminui seu risco de ataque cardíaco em até 33 por cento.

7. Bom Funcionamento do organismo em geral:

Os mirtilo proporcionam um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonóides e outros ingredientes fundamentais para a saúde. Além disso, a braga aumenta o fluxo de urina e ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.

benefícios do mirtilo

benefícios do mirtilo

8. Beneficia a pele:

Os produtos de cuidados com a pele do extrato de mirtilo estão se tornando muito populares em todo o mundo. Foi relatado que o amplo espectro de vitaminas e minerais ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, o que contraria a acne. Além disso, isso faz dos mirtilo um excelente remédio caseiro para a acne.

9. Melhorar a textura da pele:

Além disso, o colágeno também fornece a estrutura para os vasos sanguíneos. Os minúsculos vasos sanguíneos sob a pele carregam oxigênio e nutrientes que mantêm a pele saudável. Sem nutrientes suficientes, a pele se tornará áspera e seca.

10. Ajuda perda de peso:

Esses alimentos podem ajudar a controlar o apetite e atrasar as pistas de fome, o que pode ajudar com o controle de peso. O açúcar no sangue equilibrado também pode ajudar a reduzir o risco de resistência à insulina.

11. Níveis de energia:

Ele equilibra nossos sistemas de corpo interno em inúmeras condições ambientais. Além disso, ele auxilia na produção de dopamina no sistema nervoso e suporta a função adrenal para o aumento da energia metabólica.

12. Manutenção de ossos saudáveis:

Os mirtilo contêm ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K. Cada um destes é um componente do osso. A ingestão adequada destes minerais e vitaminas contribui para a construção e manutenção da estrutura óssea e da força.

O ferro fe o zinco desempenham papéis cruciais na manutenção da força e elasticidade dos ossos e articulações. A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. No entanto, a ingestão adequada de vitamina K melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a perda de cálcio.

13. Trata asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C, composto presente nos mirtilo, têm uma grande chance de desenvolver asma. Além disso, a maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação.

14. Redução da pressão arterial:

Além disso, a manutenção de baixos níveis de sódio é essencial para manter a pressão arterial a um nível saudável. Os mirtilo são isentos de sódio. Eles contêm potássio, cálcio e magnésio. No entanto, alguns estudos demonstraram que as dietas baixas nesses minerais estão associadas à maior pressão arterial.

Espera-se que a ingestão dietética adequada desses minerais ajude a reduzir a pressão arterial. No entanto, outros estudos contrariaram essas descobertas. Por exemplo, um estudo de 2015 sobre pessoas com síndrome metabólica descobriu que o consumo diário de mirtilo durante 6 semanas não afetou os níveis de pressão arterial.

15. Previne e cura acne:

Para pessoas com pele que é propensa à acne, o mirtilo pode auxiliar a conquistar a pele sem mancha. Essa fruta possuem uma concentração alta de salicilatos, este se caracteriza o sal do ácido salicílico.

O ácido salicílico é de modo amplo usado nos produtos de tratamento da acne tópicos. A capacidade de remoção da pele morta, abrir poros entupidos, e atuar contra bactérias, faz dele tratamento bastante eficiente para acne.

16. Ajuda a gerenciar diabetes:

Estudos descobriram que as pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas com alta fibra têm níveis baixos de glicose no sangue e as pessoas com diabetes tipo 2 que consomem o mesmo podem ter níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina melhorados. Além disso, um  copo de mirtilo contribui com 3,6 gramas (g) de fibra.

17. Alivia dores menstruais:

Por ser rico em vitamina K, os mirtilo ajudam também a regularizar a menstruação e ajudam no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

18. Prevenção de câncer:

A vitamina C, a vitamina A e os vários fitonutrientes nos mirtilo funcionam como poderosos antioxidantes que podem ajudar a proteger as células contra danos causados por radicais livres ligados à doença.

Além disso, os antioxidantes podem inibir o crescimento do tumor, diminui a inflamação no corpo e ajudar a reduzir os cânceres de esôfago, pulmão, boca, faringe, endométrio, pancreático, próstata e cólon.

Os mirtilos também contêm folato, que desempenha um papel na síntese e no reparo do DNA. Portanto, isso impedir a formação de células cancerígenas devido a mutações no DNA.

19. Melhorar a saúde mental:

benefícios do mirtilo

benefícios do mirtilo

Estudos baseados na população mostraram que o consumo de mirtilo está ligado ao declínio cognitivo mais lento em mulheres mais velhas. Além de reduzir o risco de danos cognitivos, os mirtilos também podem melhorar a memória de curto prazo e a coordenação motora de uma pessoa.

20. Para o Cabelo:

Para obter uma juba saudável, precisamos comer alimentos saudáveis. No entanto, uma dieta saudável reflete em nossa pele e cabelo. Ele desempenha um papel importante na melhoria da saúde da nossa pele e cabelo. A vitamina C do mirtilo oferece muitos benefícios para o cabelo.

21. Tratar a infecção do trato urinário:

A formação de certas colônias bacterianas como E-coli ao longo do revestimento das paredes internas do trato urinário é responsável por esta infecção. Isso resulta em inflamação, que é uma sensação de queimação durante a passagem da urina.

Para esta condição, o mirtilo podem ser surpreendentemente benéficos. Além disso, eles têm um composto formado por moléculas grandes semelhantes a polímeros, que inibem o crescimento de tais bactérias.

Eles também possuem certas propriedades antibióticas que aumentam esse efeito. Portanto, essas moléculas pesadas esfregam as bactérias nas paredes ao longo do trato, evitando assim a infecção. Até agora, este composto só foi encontrado nessa fruta.

22. Curar feridas:

O corpo usa a vitamina C para substituir o tecido danificado e ajuda a curar a ferida em um ritmo mais rápido. Além disso,  as feridas que cicatrizam lentamente indicam deficiência de vitamina C. A vitamina C, presente nessa fruta melhora a elasticidade da pele e ajuda a criar tecido cicatricial e ligamentos para recuperação rápida.

23. Cuida dos olhos:

Os mirtilo são uma das melhores alternativas para óculos, lentes de contacto, colírios, medicamentos e cirurgias oculares. Eles podem prevenir ou atrasar todos os problemas oculares relacionados à idade. Além disso,  como degeneração macular, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções. Particularmente aqueles pertencentes à retina, devido às suas propriedades antioxidantes.

A degeneração macular é um problema grave em que a retina do olho degenera gradualmente, levando a uma cegueira completa ou parcial. Você não pode colocar essa fruta diretamente em seus olhos, mas você pode simplesmente comê-los para uma visão mais saudável.

Os mirtilo contêm antioxidantes especiais chamados carotenóides (luteína, zeaxantina etc.), flavonóides (como rutina, resveratrol, quercetina etc.). E outros compostos antioxidantes como vitamina A, C, E, selênio, zinco e fósforo, que são todos muito benéficos e essenciais para a saúde ocular.

24. Rico em vitamina C:

Os Mirtilo contêm toneladas de vitamina C; Uma porção lhe dá quase 25% de seu valor diário. Além disso, a vitamina C ajuda a formação de colágeno e também mantém gengivas saudáveis ​​bem como um sistema imunológico saudável.

25. Hipertensão:

Ele diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

26. Garganta inflamada:

mirtilo tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar garganta e evitar o congestionamento.

27. Previne a gripe e resfriado:

Mirtilo é uma excelente fonte de vitamina C e ajudam na prevenção de gripe e resfriados.

28. Aliviar sintomas comuns na gravidez:

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência de vitamina K, que está presente nesta fruta, uma dose adequada ajuda a controlar esse mal estar.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios do mirtilo para a saúde:

Efeitos colaterais do mirtilo:

As pessoas que estão tomando diluentes de sangue, como a varfarina, não devem alterar de repente a ingestão de mirtilo ou outras fontes de vitamina K. A vitamina K desempenha um papel fundamental na coagulação do sangue. Portanto, ele pode afetar a ação de diluição do sangue da droga.

Além disso, a dieta geral é mais importante do que qualquer alimento único na prevenção de doenças e na boa saúde. A chave para uma vida saudável é adotar uma dieta variada, em vez de se concentrar em alimentos individuais.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.