Início » Benefícios das Frutas » 20 benefícios da nectarina para saúde!

20 benefícios da nectarina para saúde!

beneficios da nectarina

Os benefícios da nectarina que muitos desconhecem, pois, a nectarina é rica em substancias que favorecem a saúde de nossa pele e corpo em geral. É uma fruta de diversas variedades. Ela é uma fruta genética do pêssego, isto é, surgida a partir do seu cruzamento com as ameixas.

beneficios da nectarina
benefícios da nectarina

Ainda que o sabor da nectarina seja muito semelhante ao do pêssego, a sua casca é bastante diferente. Também, existem diversas variedades de nectarina, entre as que podemos destacar a de carne branca e a amarela. É uma das frutas de primavera mais comuns, e que também é produzida no verão.

Valor nutricional:

A nectarina possui um alto teor de antioxidantes, que são compostos responsáveis por proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, ela possui ainda vitamina A, vitamina B3, vitamina C e potássio.

Benefícios da nectarina para saúde:

1. Combatem os radicais livres:

Esta fruta é composta de ricos antioxidantes, como o betacaroteno e a criptoxantina, que juntos combatem e inibem a ação dos radicais livres.

2. Regular o trânsito intestinal:

Esta fruta possui uma grande quantidade de fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e, além disso, contém pectina, razão pela qual tem propriedades laxantes.

3. Regular o metabolismo:

As nectarinas também possuem diversos minerais como o potássio, o encarregado de regular o metabolismo corporal; esse também é o trabalho do magnésio e do fósforo contidos nessa fruta.

4. Melhorar a visão:

esta fruta é rica em luteína, um nutriente importante que incentiva a saúde ocular e ajuda a reduzir o risco de uma doença como a degeneração macular relacionada com a idade. Além disso, várias investigações mostram que a luteína também é um antioxidante extremamente poderoso que ajuda na redução do risco de catarata nuclear.

5. Saúde do coração:

O consumo regular desta fruta, pode ser benéfico na manutenção da saúde cardiovascular atribuindo à presença de antioxidantes amigáveis ​​com o coração.

6. Oxidação do colesterol:

O ácido clorogênico e as antocianinas presentes nas Nectarinas exercem ação inibitória contra a oxidação do colesterol LDL. Além disso, previne o endurecimento das artérias e favorece a circulação adequada das plaquetas humanas.

7. Reduzir o risco de aterosclerose:

Os flavonoides encontrados na nectarina podem ajudar na prevenção do aumento da agregação de plaquetas e reduzir o risco de desenvolver aterosclerose.

8. Prevenção do câncer:

Como dito anteriormente, as Nectarinas possuem ácido clorogênico, um composto natural que possui múltiplos benefícios para a saúde. Além disso, incluindo a prevenção de vários tumores e câncer, como o câncer de cólon.

O ácido clorogênico, como relatado por pesquisas, possui propriedades quimiopreventivas que inibem a proliferação da carcinogênese do cólon.

9. Saúde de gestantes:

As mães expectantes podem se beneficiar do tesouro vitamínico e mineral presente na nectarina. Além disso, especialmente o conteúdo de folato, que ajudam a reduzir o risco de defeitos do tubo neural como a espinha bífida e também contribui para a saúde geral da mãe e do bebê.

10. Desenvolvimento muscular:

O alto teor de de vitamina C contribui para o bom crescimento e desenvolvimento dos músculos, dentes e vasos sanguíneos.

11. Favorece a digestão:

A presença de fibras alimentares e a natureza alcalina da nectarina ajudam na manutenção da digestão, bem como a saúde geral. Além disso, o conteúdo de fibra presente nesta fruta absorve água, adiciona volume à dieta, regula os movimentos intestinais e evita problemas como gastrite, constipação e úlceras.

12. Combater a obesidade:

Pesquisas recentes relataram que nectarina possui compostos bioativos como antocianinas, catequina, ácido clorogênico e derivados da quercitina que têm potencial para combater condições médicas relacionadas à obesidade.

nectarina
nectarina

13. Saúde da pele:

As Nectarinas possuem bioflavonoides que contribuem de forma produtiva no cuidado da pele. Além disso, componentes antioxidantes como a vitamina C, luteína e betacaroteno encontrados nesta fruta recebem o crédito por esse efeito defensivo.

14. Contra os raios UV:

O betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, presente nas nectarinas são fundamentais para exercer ação protetora contra o dano da pele causado pela exposição a radiações UV.

15. Prevenir a hipocalemia:

As Nectarinas possuem potássio, o que é essencial para a função nervosa e celular adequada. Além disso, o potássio presente nesta fruta ajuda na síntese de proteínas, no funcionamento dos músculos, na manutenção do equilíbrio eletrolítico e na utilização ideal de carboidratos e apoia processos metabólicos.

O déficit de potássio no organismo pode levar a distúrbios como a hipocalemia que pode degradar a saúde muscular e pode causar arritmia cardíaca.

Outros benefícios da nectarina para saúde:

  • Favorece a Perda de Peso.
  • Auxilia no Metabolismo de Carboidratos e Gorduras.
  • Além disso, previne a Catarata.
  • Ajuda a Prevenir o Cancro.
  • Além disso, reduzir o Risco de Desenvolvimento de Aterosclerose.

Efeitos colaterais:

Apesar de possuir todos estes benefícios a sua saúde, esta fruta não indicada para aqueles que sofrem de constipação, pois a ingestão da mesma pode provocar irritação da mucosa e diarreias

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] (nectarina, pêssego e […]

Deixe um comentário