Santol – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Santol – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 1 vote[s]

Santol – O que é, Benefícios e Como Usar que você precisa saber. Além disso, o Santol é uma fruta nativa do Camboja, Laos e Malásia e foi introduzido na Australia e nos Estados Unidos no início do século XX. Também é cultivada nos países asiáticos onde encontramos os frutos em grande abundância nos mercados locais. É uma árvore muito elegante e com crescimento bem rápido, alcançando, em seu estágio adulto, até 45m de altura.

Santol

Os frutos são bagas globosas, levemente achatadas, amarelo e aveludado quando maduro, possuindo de 2 até 5 sementes comestíveis de cor castanha em seu interior. A parte comestível do fruto é arilosa e refrescante. Normalmente é consumido ao natural mas pode-se fazer ótimas geléias. O fruto jovem também pode ser cristalizado.

Valor Nutricional do Santol:

O Santol é rico em vitamina C e é utilizado para vários fins medicinais, possui propriedades anti-inflamatórias, tônico estomacal contra a diarréia e desinteria. Também pode ser usado como vinagre. O pó da casca também é utilizado para curar micoses. Então, confira Os benefícios da Santol Para Saúde:

Auxilia na Perda de Peso:

A Santol contêm fibras solúveis e insolúveis. Alimentos que são ricos em fibras podem nos encher e nos ajudar a nos sentir completos. Isso torna nossos desejos de comida mais baixos, enquanto melhoramos nossa saúde geral com todos os compostos nutricionais que possui.

Fortalece o Sistema Imunológico:

A Santol contêm quercetina, um antioxidante que pode ajudar a impulsionar nosso sistema imunológico. A quercetina é um flavonóide que pode ser encontrado na maioria dos vegetais e frutas.

Combate Anemia:

A anemia é uma condição de falta de glóbulos vermelhos saudáveis. A Santol contêm ferro, um mineral muito importante para produzir glóbulos vermelhos. Além disso, a Santol também contêm Vitamina C. A vitamina C é conhecida por ajudar os instantes a absorver o Ferro efetivamente.

Previne o Câncer:

A Santol contém muitos antioxidantes que podem prevenir o crescimento de células cancerosas.

Auxilia na Saúde Bucal:

A Santol estimula as glândulas salivares a produzir mais saliva, reduzindo a cárie dentária reduzindo o número de bactérias na boca.

Reduz o Colesterol:

A fruta de Santol contêm pectinas, uma fibra solúvel. A pectina, juntamente com o colesterol bom (HDL), irá se unir ao colesterol ruim (LDL) nos intestinos, impedindo que as gorduras sejam absorvidas pelo nosso sistema circulatório. O alto nível de LDL contribui para hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

Previne a Doença de Alzheimer:

Consumir a Santol regularmente pode manter a doença de Alzheimer longe, graças a altos antioxidantes contidos nesta fruta. Os antioxidantes podem combater o processo de envelhecimento do cérebro.

Combate a Diarreia e a Constipação:

A Santol contêm fibras que podem ajudar o processo de defecação. As fibras presente na Santol podem tirar água de nosso cólon ou absorver o excesso de água de nossas fezes para manter nossas fezes em consistência macia. Isso torna o processo de defecação muito mais fácil.

Como Usar a Santol:

A Santol contêm quantidade de colágeno ideal Para pele, pode ser consumida é de 10g por dia, porem é necessário verificar com seu médico a quantidade recomendada para você.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *