Frutas

Santol Fruta: Valor nutricional, benefícios e como usar

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
benefícios da santol

O santol é uma fruta nativa do Camboja, Laos e Malásia e foi introduzido na Australia e nos Estados Unidos no início do século XX. Também é cultivada nos países asiáticos onde encontramos os frutos em grande abundância nos mercados locais. É uma árvore muito elegante e com crescimento bem rápido, alcançando, em seu estágio adulto, até 45m de altura.

Além disso, os frutos são bagas globosas, levemente achatadas, amarelo e aveludado quando maduro, possuindo de 2 até 5 sementes comestíveis de cor castanha em seu interior.

A parte comestível do fruto é arilosa e refrescante. Normalmente é consumido ao natural mas pode-se fazer ótimas geleias. O fruto jovem também pode ser cristalizado.

benefícios da santol

Valor nutricional do santol:

O santol é rico em vitamina C e é utilizado para vários fins medicinais, possui propriedades anti-inflamatórias, tônico estomacal contra a diarréia e desinteria. Além, ele também pode ser usado como vinagre ou o pó da casca também é utilizado para curar micoses.

Benefícios da santol para saúde:

1. Auxilia na perda de peso:

No entanto, o santol contêm fibras solúveis e insolúveis e os alimentos que são ricos em fibras podem nos encher e nos ajudar a nos sentir completos. Isso torna nossos desejos de comida mais baixos, enquanto melhoramos nossa saúde geral com todos os compostos nutricionais que possui.

2. Fortalece o sistema imunológico:

O santol contêm quercetina, um antioxidante que pode ajudar a impulsionar nosso sistema imunológico. Além disso, a quercetina é um flavonoide que pode ser encontrado na maioria dos vegetais e frutas.

3. Combate anemia:

A anemia é uma condição de falta de glóbulos vermelhos saudáveis, o santol contêm ferro, um mineral muito importante para produzir glóbulos vermelhos. Além disso, este fruto também contêm Vitamina C é conhecida por ajudar os instantes a absorver o Ferro efetivamente.

4. Previne o câncer:

O Santol contém muitos antioxidantes que podem prevenir o crescimento de células cancerosas.

5. Auxilia na saúde bucal:

Além disso, ele estimula as glândulas salivares a produzir mais saliva, reduzindo a cárie dentária reduzindo o número de bactérias na boca.

6. Reduz o colesterol:

A fruta contêm pectinas, uma fibra solúvel. A pectina, juntamente com o colesterol bom (HDL), irá se unir ao colesterol ruim (LDL) nos intestinos, impedindo que as gorduras sejam absorvidas pelo nosso sistema circulatório. Portanto, o alto nível de LDL contribui para hipertensão, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

7. Previne a doença de alzheimer:

Consumir o santol regularmente pode manter a doença de Alzheimer longe, graças a altos antioxidantes contidos nesta fruta. Os antioxidantes podem combater o processo de envelhecimento do cérebro.

8. Combate a diarreia e a constipação:

Além disso, o santol contêm fibras que podem ajudar o processo de defecação. As fibras presente no santol podem tirar água de nosso cólon ou absorver o excesso de água de nossas fezes para manter nossas fezes em consistência macia. Isso torna o processo de defecação muito mais fácil.

Como usar o santol:

No entanto, o santol contêm quantidade de colágeno ideal Para pele, pode ser consumida é de 10g por dia, porem é necessário verificar com seu médico a quantidade recomendada para você.

Sair da versão mobile