Frutas

Damasco: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 09/02/2018 (atualizado em 28/07/2023)
damasco beneficios

damasco é rico em diversas propriedades medicinais que favorecem significantemente a  saúde. o seu nome cientificamente conhecido como Prunus armeciaca, é uma fruta nutritiva pertencente à família Rosacea. Seu nome científico é derivado da Armênia, onde se acredita ter se originado. Foi cultivada na Índia há mais de 3000 anos.

Além disso, ele é uma pequena fruta de cor laranja com uma carne macia e picante, além de uma pele fina eles são tipicamente de cor amarela ou laranja com uma leve tonalidade vermelha de um lado. Leia mais para saber sobre os benefícios de saúde, pele e cabelo desta fruta tangente.

damasco benefícios

Benefícios do damasco para saúde:

1. Contra o câncer:

O damasco é uma excelente fonte de antioxidantes. Os radicais livres geralmente são causados pela poluição, raios solares e outras condições ambientais. Eles impedem o processo de crescimento celular, proporcionando mudanças no DNA das células. Isso leva à formação de células cancerígenas no corpo.

Portanto, ele pode protege-lo do câncer. Além disso, estudos também revelaram que as sementes de damasco incluem um composto chamado B17, que ajuda no tratamento do câncer. Contém níveis elevados de vitamina A e vitamina C, que aumentam o sistema imunológico, combatendo câncer causando células.

2. Saúde dos olhos:

Alimentos ricos em vitamina A, vitamina C, carotenoides e betacaroteno podem reduzir o risco de problemas de visão. O efeito degenerativo dos radicais livre pode levar à catarata. Também pode inibir o fornecimento de sangue aos olhos, causando degeneração macular.

Os altos níveis de betacaroteno melhoram o fluxo sanguíneo para os olhos, reverte a degeneração macular relacionada à idade. Contém um antioxidante chamado Zea xanthin, que fornece funções de filtragem de luz, melhorando assim a visão.

3. Aliviar a constipação:

Os damascos contêm uma grande quantidade de pectina, uma fibra solúvel, que ajuda no tratamento da constipação. Recomenda-se frequentemente aos pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável e constipação.

A fibra absorve as fezes, facilitando o transporte através dos intestinos. Ativa o movimento peristáltico do trato digestivo, regulando os movimentos intestinais. Os altos níveis de fibra nele também são vitais para a saúde do cólon.

4. Saúde dos ossos:

O damasco contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento ósseo saudável. Desta forma, comer alperces regularmente irá garantir o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Portanto, ele também evitará problemas relacionadas à idade, incluindo osteoporose. As propriedades anti-inflamatórias reduzem a inflamação no corpo, aliviando a dor e a gota de artrite.

5. Equilibrar os fluídos:

Além disso, o potássio presente no damasco ajuda no mantimento do equilíbrio de fluido no corpo, garantindo que a energia seja distribuída igualmente pelos órgãos. Um equilíbrio saudável de eletrólitos garante que tenha mais energia e resistência para lidar com atividades do dia-a-dia.

6. Contra dores de ouvido:

O óleo de damasco é conhecido por curar dores de ouvido. Deixe cair algumas gotas de óleo no canal auditivo afetado para um alívio rápido.

7. Aliviar a febre:

O suco de damasco cura a febre pois as suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias afetam a temperatura do corpo, curando a febre. Prepare uma mistura com suco e água. Adicione 1 colher de sopa de mel. Beba esta mistura duas vezes por dia para aliviar frio, tosse e febre.

8. Saúde cardiovascular:

O damasco é uma excelente fruta para manter a saúde do coração. Além disso, as pesquisas descobriram que as pessoas que comem alimentos ricos em vitamina C são menos suscetíveis a doenças cardíacas. Os altos níveis de fibra dietética eliminam o excesso de colesterol das artérias, reduzindo a tensão no coração.

Ele protege a lipoproteína de baixa densidade da oxidação, prevenindo doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. O potássio no regula o equilíbrio dos níveis de água intracelular e extracelular, regulando assim a pressão arterial. Meia xícara de damascos fornece ao corpo 10% da quantidade recomendada de potássio.

9. Contra anemia:

Além disso, o damasco é uma excelente fonte de ferro, um mineral que desempenha um papel muito importante na formação da hemoglobina. No entanto, ele também contém cobre, o que ajuda na absorção de ferro. Isso melhora o fluxo sanguíneo no corpo, evitando a anemia.

10. Perda de peso:

Esta fruta com baixas calorias é uma excelente adição ao seu regime de perda de peso. Cem gramas contêm 45 calorias. A fibra insolúvel no damasco absorve água e mantém o estômago cheio por mais tempo. A fibra também promove o rápido movimento dos alimentos pelo trato digestivo.

11. Saúde respiratória:

O óleo de damasco é de natureza antiasmática. É muito benéfico para tratamento de doenças respiratórias e seus sintomas relacionados. O óleo tem qualidades expectorantes e estimulantes, o que ajuda no alívio da pressão e o estresse do sistema respiratório. Isso ajuda na prevenção dos ataques de asma.

12. Gestação:

Além disso, o damasco é muito benéfico para as mulheres grávidas. Contém vários nutrientes essenciais, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento do feto. As mulheres grávidas são aconselhadas, pois contém grandes quantidades de ferro.

O ferro facilitará a circulação do sangue no organismo, evitando a anemia. A fibra dietética que previne indigestão e constipação em mulheres grávidas.

13. beneficia a pele:

A semente de damasco em pó é usada como esfoliante para eliminar as células mortas da pele, permitindo que sua pele se renove. Portanto, a sua ação esfoliante pode eliminar as linhas finas e as rugas.

Além disso, o esfoliante de damasco também pode ajudá-lo a obter um tom de pele uniforme. Ele remove e esfolia a pele danificada, revelando as células novas e mais claras da pele. Também é útil para eliminar as manchas na pele.

14. Contra Acne:

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de damasco podem ajudar no tratamento da acne e vermelhidão da pele. A carne de é particularmente benéfica para tratamento da pele propensa a acne.

  • Aplique uma pasta de damasco para curar acne e espinhas.
  • O suco da folha de alperce é útil no tratamento de sarna, queimaduras solares e eczema.
  • O esfoliante reduz os cravos, desobstrui os poros e limpa profundamente a pele, evitando a ocorrência de acne.

15. Hidratar a pele de bebês:

O óleo de amêndoa de damasco é muito útil para a pele sensível. Além disso, ele também é usado em produtos para bebês devido à sua natureza suave e suave.

16. Massagens:

O óleo de damasco é comumente usado para massagear o corpo e a pele. Além disso, ele é usado em massagens de aromaterapia para manter a pele saudável e equilibrar o sistema nervoso. Não se esqueça de consultar seu médico antes de usá-lo, especialmente se você tiver uma pele sensível.

17. Hidratante corporal:

As propriedades hidratantes do óleo de amêndoa de damasco tornam-se um hidratante natural. Os altos níveis de ácido linoleico presentes neste óleo mantêm o equilíbrio de umidade da pele. É um óleo leve que é absorvido na pele, sem deixar nenhuma gordura para trás.

Este óleo é adequado para todos os tipos de pele, incluindo a pele oleosa e propensa à acne. Você também pode adicionar algumas gotas deste óleo ao seu hidratante ou soro.

18. Contra o envelhecimento:

O consumo de damasco mantém a elasticidade e a flexibilidade da pele. Além disso, a vitamina E ajuda na retardação dos sinais de envelhecimento. Também tonifica e firma a pele. Você pode usar a pasta como uma máscara facial para suavizar a pele.

19. Contra eczemas:

Além disso, o damasco contém ácido oleico e vitamina A, que evitam danos na pele. As propriedades anti-inflamatórias do Damasco são úteis para aliviar as pequenas condições da pele como eczema e pele seca.

damasco

20. Saúde capilar:

Os nutrientes presentes no damasco tornam-se muito benéfico para o cabelo.

21. Contra calvície:

Vários produtos de cabelo afirmam melhorar o crescimento e a textura do cabelo, mas apenas um punhado desse óleo pode proporcionar resultados. Além disso, em vez de usar produtos de cabelo prejudiciais e com carga química, você pode tentar o óleo de amêndoa de damasco para melhorar a saúde do seu cabelo.

22. Tratamentos capilares:

O consumo de damasco pode fazer maravilhas em seu cabelo. Ele promove a produção de sebo no couro cabeludo, mantendo-o condicionado e hidratado. Adicione algumas gotas de óleo de semente ao seu shampoo e condicionador para tornar o cabelo macio, suave e controlável.

Também é usado como óleo de tratamento antes dos tratamentos químicos. Você também pode usar óleo de semente de damasco para controlar cabelos crespos. Pegue algumas gotas de óleo e alise em seu cabelo.

23. Hidratar o couro cabeludo:

A aplicação de óleo de damasco pode tornar o cabelo brilhante e macio. Massageie seu couro cabeludo com óleo de damasco para manter as raízes do cabelo alimentadas e condicionadas. Também estimula os folículos, promovendo o crescimento do cabelo.

24. Contra caspa:

Além disso,  óleo de damasco é muito benéfico para o tratamento de problemas de couro cabeludo, como couro cabeludo, caspa, eczema e psoríase.

25. Possuir ferro:

damasco seco contém uma concentração relativamente alta de ferro  fornecido pelo damasco seco é conhecido como ferro não-heme. O ferro não-heme leva muito tempo para ser absorvido pelo corpo.

Consumir este frutos secos com alimentos ricos em vitamina C pode aumentar a taxa de absorção de ferro. Meia xícara de Damascos secos fornece cerca de 12% da dose diária recomendada de ferro.

26. Rico em antioxidantes:

Além disso, o damasco seco contêm altos níveis de antioxidantes e outros potentes fitonutrientes como a luteína, a xantina zea e a criptoxantina beta. Esses compostos fornecem proteção contra radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) que podem causar envelhecimento, câncer e outras doenças nocivas.

27.  Fonte de nutrientes:

Os damascos secos têm um alto teor de vitamina A, E e betacaroteno. Meia xícara de damascos secos fornece 14% da quantidade recomendada de vitamina A. Além disso, este fruto seco contém grandes quantidades de carboidratos. Na verdade, meia xícara de produz 3 vezes mais calorias do que frescos.

28. Laxante natural:

Além disso, o damasco seco atua como um laxante natural para eliminar os resíduos indesejados do corpo. Ele também reage com os sucos digestivos do corpo, produzindo um ambiente mais alcalino para auxiliar a digestão.

Escolha damascos secos orgânicos em vez da variedade artificialmente seca. No entanto, ele seco orgânico é de cor marrom e não é submetido a tratamento químico. Assim, os damascos secos orgânicos irão ajudá-lo a colher os benefícios, sem causar efeitos colaterais. Para melhores resultados, consuma 4 a 6 porções secos diariamente.

Sair da versão mobile