Frutas

Marmelinho Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
quais os benefícios do marmelinho?

O marmelinho (Tournefortia paniculata Cham) é fruto de uma árvore também chamada por muitos de curasarna. Esta árvore é originária das regiões próximas do Mar Mediterrâneo e dos Estudos Unidos.

Sua origem é atribuída às regiões mediterrâneas e aos Estados Unidos da América, ocorrendo amplamente nos trópicos e sub-trópicos.

quais os benefícios do marmelinho?

Valor nutricional do marmelinho:

Possui propriedades que atuam na saúde geral do corpo. Além de ser uma boa fonte de cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre.

Quais os benefícios do marmelinho?

1. Trata doenças do fígado e olho:

O consumo regular de marmelinho é benéfico para aqueles que sofrem de doenças do fígado e olho. Na China, as sementes embebidas e cozidas de marmelinho são usados para preparar uma geleia, que pode acalmar problemas oculares, dor de garganta e inflamação das membranas mucosas.

2. Regula a pressão arterial:

Ele é simplesmente muito útil para manter a pressão sanguínea do indivíduo. A sua riqueza em composições saudáveis, como o magnésio, o potássio e o cálcio, faz com que seja uma escolha ideal para diminuir o nível de pressão sanguínea e também manter o controle frequente na pressão sanguínea da pessoa.

3. Atua como um agente antiviral:

Uma pesquisa mostrou que o marmelinho é rico em propriedades anti-viral. Os fenólicos encontrados no marmelinho possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.

4. Possui propriedades anti-Inflamatórias:

A marmelinho exibe em seu óleo qualidades anti-inflamatórias. É realmente uma cura eficaz para tratar desordens inflamatórias, como artrite, colite ulcerativa, assim como a inflamação intestinal. Geniposide e genipina são dois produtos químicos especiais presentes no marmelinho que prometem ações anti-inflamatórias.

5. Combate o câncer:

As propriedades antioxidantes ajudam o corpo a lutar contra os radicais livres e destroem as células cancerosas malignas. Os grânulos na polpa de marmelinho contêm compostos adstringentes conhecidos como taninos, catequina e epicatequina. Estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.

6. Melhora a memória:

O marmelinho é demasiadamente benéfico para o cérebro, assim como aumenta a função do sistema nervoso em grande medida. Na Realidade, consumir alimentos feitos de extratos de óleos aumenta suas habilidades, portanto, mantém as faculdades mentais de alguma forma meticulosa.

7. Auxilia na perda de peso:

O marmelinho é baixo em calorias mas elevada na fibra dietética. Uma porção de 100 gramas de marmelinho cru contém apenas 57 calorias. Também é pobre em gordura saturada, Sódio e colesterol. Todas estas qualidades tornam uma escolha incrível para perda de peso e saúde geral.

8. Promove a hidratação:

O marmelinho é um agente hidratante que proporciona a hidratação da pele o tempo todo, bem como reparos a pele seca e danifica, portanto, dando-lhe um olhar mais bonito.

9. Atua como anti-inflamatório:

A fruta madura do marmelinho é uma fonte rica da vitamina C, contribuindo com quase 25% da quantidade diária recomendada. A vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias. Ele também possui propriedades anti-alérgicas. O fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite. Também pode ser utilizado na preparação de produtos alimentares para alérgicos.

10. Alivia depressão:

O Marmelinho é adicionalmente um antioxidante incrível que diminui a depressão, bem como administra o estresse. Ele também é capaz de combater problemas mentais complexas demais, como sinais de PMS e hipertensão.

benefícios do marmelinho

11. Alivia o mal humor:

O marmelinho tem inúmeras utilidades na aromaterapia, bem como aumenta o seu humor, diminui a ansiedade, bem como causa o relaxamento. Portanto, a próxima vez que você se sentir para baixo ou até mesmo entrar em um estado de humor podre, inclua algum marmelinho em seu banho, ou mesmo massageie sua cabeça com este óleo. Ele não só irá ajudar a aquecer o corpo para cima, mas também melhorar o seu humor também.

12. Promove a saúde da tireoide:

Mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo. Para quem não tem disfunção da tireoide, também é preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

13. Promove a saúde renal:

É realmente uma rica fonte de potássio, juntamente com outros compostos antioxidantes necessários que em conjunto com vegetais de raiz fornece proteção para a saúde renal.

Sair da versão mobile