Frutas

Ingá cipó: Para que serve, benefícios e como usar

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
inga cipo

A ingá cipó é o fruto da ingazeira que fornece muitos nutrientes para saúde do corpo em geral, é da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a rios e lagos. Suas sementes, são envolvidas por uma polpa branca e adocicada. Além disso, a palavra é de origem indígena e significa “embebido, ensopado”, uma referência à sua polpa aquosa.

ingá cipó

Benefícios da ingá cipó:

1. Auxilia no tratamento da diarreia:

É considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. Além disso, também ajuda no alívio de hemorroidas.

2. Propriedades anti-inflamatórias:

O alto teor de taninos faz da ingá cipó é um importante agente anti-inflamatório. Além disso, em outras palavras, ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.

3. Favorece a saúde da pele:

Pode-se extrair o óleo da semente para preparação de hidratantes de pele. Além disso, pois sabe-se que é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso é altamente nutritiva e hidratante para pele.

  • Alivia as dores por todo corpo;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Combate a degeneração macular;
  • Previne o desgaste ósseo;
  • Combate o envelhecimento precoce.

Como usar ingá cipó:

Alimentação: Os frutos são muito apreciados e comercializados em feiras.

Madeira: Considerada macia, com moderada resistência mecânica e pouco durável. Além disso, é utilizada na caixotaria e para lenha e carvão.

Outros usos: O tanino, substância extraída da casca, pode ser utilizado para curtir couros. Além disso, é também indicada para paisagismo e arborização urbana.

Sair da versão mobile