Frutas

Cidra Fruta: O que é, valor nutricional, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
o que é a cidra?

A cidra é considerada uma fruta medicinal importante na medicina ayani e ayurvédica, onde são usadas tanto a casca quanto a fruta inteira para saúde. Além disso, a Cidra (Citrus medica), sabe que esta não é como a maioria das outras frutas cítricas, mas pode fornecer uma ampla gama de impressionantes benefícios para a saúde, então adicione-a à sua cesta de fruta se puder.

o que é a cidra?

Valor nutricional da cidra:

Conhecida em todo o mundo por muitos nomes diferentes, a cidra é usada para uma variedade de aplicações culinárias e medicinais, devido aos seus altos níveis de vitamina C e outros poderosos antioxidantes. Esta fruta também oferece altos níveis de fibra dietética, cálcio, ferro, betacaroteno, niacina, manganês, zinco, selênio, vitamina B6 e potássio.

O que é a cidra?

A Cidra é atualmente uma das 4 frutas cítricas originais – as outras são pomelo, papeda e mandarina. Esta grande fruta cítrica pode ter um exterior irregular e muitas vezes é colorida como um limão.

A forma pode variar amplamente, dependendo da forma de cultivar e outros fatores como o clima e até mesmo a disposição do galho. Ao contrário da maioria das frutas cítricas, p.ex. os limões e as laranjas, existe uma quantidade muito pequena de suco numa cidra, porque a maior parte da polpa interna está seca.

A casca branca, no entanto, é o que a maior parte das pessoas procura para fins culinários devido à sua rica composição de nutrientes. Conhecida em todo o mundo por muitos nomes diferentes, a cidra (Citrus medica) é usada para uma variedade de aplicações culinárias e medicinais, devido aos seus altos níveis de vitamina C e outros poderosos antioxidantes.

Quais os benefícios da cidra?

1. Controla os níveis de acidez:

O suco e o óleo da Cidra são capazes de equilibrar os níveis de acidez no intestino e melhorar a eficiência digestiva, além de eliminar problemas como excesso de flatulência, constipação e náuseas.

2. Previne o câncer:

Existem muitos antioxidantes, tornando-o uma maneira ideal de varrer os radicais livres no corpo e reduzir suas chances de doença crônica relacionada ao estresse oxidativo.

3. Propriedades Analgésicas:

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do suco e óleo essencial da cidra torna-o ideal para dor aguda ou problemas crônicos, como dor de cabeça ou desconforto causada pela artrite.

4. Redução da hipertensão Arterial:

O potássio, a vitamina C e outros eletrólitos ajudam no melhoramento da pressão sanguínea, reduzindo a tensão nas artérias e diminuindo o risco de ataque cardíaco, aterosclerose e acidente vascular cerebral.

5. Sistema Imunológico:

Com um nível significativo de vitamina C, a cidra é capaz de estimular o sistema imunológico e aumentar a produção de glóbulos brancos, a primeira linha de defesa do corpo contra infecções.

Receitas de chá de cidra:

  1. Dica 1: Mistura uma colher (de sobremesa) de folhas de cidra com a mesma quantidade de flores. Em seguida, coloque a mistura em uma xícara de água fervente. Espere por cinco minutos com o recipiente fechado e após o tempo determinado, tome o chá.
  2. Dica 2: Com a casca de um fruto seca, pique e coloque os pedacinhos dentro de uma xícara fervente. Depois, aguarde cinco minutos até que ocorra a infusão. Finalize coando o líquido e bebendo.
  3. Dica 3: Primeiramente, toste as sementes de cidra e depois coloque-as em um moedor. Depois de moídas, acrescente-as em uma xícara de água fervente, tampe e deixe a infusão ficar pronta por até cinco minutos. Após o preparo, coe e beba.
Sair da versão mobile