Frutas

Semente de melão: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
quais os benefícios da semente de melão?

A semente de melão é uma grande fonte de energia como o magnésio, que é vital para um coração saudável e também uma cura natural para a insônia. Além disso, a semente de melão possui propriedades valiosas para saúde.

Além de tudo, Esta fruta suculenta e pulposa oferece um grande alívio do calor. Mantém você cheio, hidrata-o, dá-lhe fibras suficientes, fornece grande quantidade de vitamina A e mantém sua visão intacta. Em resumo, o a semente de melão tem muito a oferecer em termos de benefícios para a saúde.

quais os benefícios da semente de melão?

Valor nutricional:

E rico em antioxidantes, contém vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, vitamina C e minerais como potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. De origem asiática e aclimatada no Brasil, o melão é refrescante, diurético, combate vermes como a tênia, previne infecções urinárias, doenças hepáticas, acidez, cálculos biliares, hemorroidas e melhora o apetite.

Quais os benefícios da semente de melão?

1. Fortalece o coração:

As Sementes de Melão contêm uma boa proporção de ácidos graxos saudáveis omega-3 que são úteis para o seu coração. Ele ajuda na proteção de doenças cardiovasculares e ajuda na função cardíaca. Mais estudos confirmaram a natureza antioxidante das sementes melão que ajudam a proteger o coração do estresse oxidativo e distúrbios resultantes.

2. Efeito calmante:

A semente de melão tem efeitos calmantes, deixando os músculos e nervos relaxados ideal para uma boa noite de sono. Ainda, por ter grandes quantidades de água e fibra, evita que levantemos a noite para comer ou beber água, proporcionando boas horas de sono com qualidade.

3. Rico em cálcio:

A semente de melão é uma ótima fonte de cálcio bio-disponível (forma mais absorvível), excelente para a saúde dos ossos, e pode ser consumida por crianças, adultos, idosos e atletas. Sua forma de uso é bem variada, pode ser acrescentada em sucos, vitaminas, feijão, bolos, panquecas, etc.

4. Vitaminas e minerais:

A semente de melão é extremamente ricas em antioxidantes e vitamina A, vitamina C e vitamina E. Isso é realmente bom para sua visão, pois a vitamina A, vitamina C e vitamina E ajudam a prevenir a degeneração macular nos olhos.

5. Auxilia no controle do colesterol

Os antioxidantes nas sementes mantêm seus níveis de colesterol no sangue sob controle e também diminuem o risco de câncer.

6. Melhora o sistema imunológico:

A vitamina C na  semente de melão também é muito eficaz na luta contra o resfriado e a gripe, aumentando o seu sistema imunológico.

7. Regula a pressão sanguínea:

As sementes também são uma ótima fonte de minerais como magnésio, fósforo e potássio, ajudando assim a regular sua pressão sanguínea.

8. Previne a diabetes tipo 2:

Consumir semente de melão também irá melhorar a densidade óssea e diminuir as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

9. Combate insônia e depressão:

A semente de melão também é usada no tratamento de enxaquecas, insônia e depressão.

10. Combate doenças cardiovasculares:

Os ácidos graxos ômega-3 encontrado na semente de melão cuidam muito sua função cardiovascular e desempenham um papel fundamental na luta contra doenças cardiovasculares. Eles também são uma boa fonte de gordura insaturada (seu corpo precisa de alguma quantidade de gordura).

11. Ajudar a crescer o cabelo:

Você não tem um crescimento saudável de cabelo? Suas unhas são fracas, lento no crescimento e quebram frequentemente? Consumir semente de melão o pode realmente garantir um crescimento saudável de cabelo e unhas, graças ao alto teor de proteína neles. Também ajuda a manter os tecidos em nosso corpo.

12. Melhora a saúde intestinal:

Alguns estudos também sugerem que a semente o podem ajudar a expulsar os vermes intestinais. Comendo sementes esmagadas é dito ser uma ótima maneira de se livrar dessas pragas. Além disso, essas sementes podem eliminar o excesso de fleuma do corpo e aliviar o congestionamento.

13. Auxilia na perda de peso:

A semente de melão e a “rede” em torno deles são uma ótima fonte de fibra e, portanto, ajudam na perda de peso.

melão

14. Combate a celulite:

O efeito antioxidante do melão e principalmente das sementes do melão, onde encontramos a maior concentração de antioxidantes, ajuda prevenir o envelhecimento precoce e naturalmente a celulite. A dica é comer as sementes secas e torradas levemente entre refeições ou usar elas ou a farinha das sementes em receitas.

15. Trata inflamações no estômago:

Beber orchata de semente de melão ajuda combater inflamações estomacais. As sementes devem ser trituradas depois de secas, sendo 1 litro de água para 1/2 xícara das de chá de sementes secas.

Sair da versão mobile