Frutas

Umari Fruta: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 23/02/2018 (atualizado em 27/07/2023)
umari

A umari, é uma fruta nativa típica da Amazônia, conhecida popularmente pelo nome de ‘mari’, cujo o nome cientifico é poraqueiba sericeia Tul, e pode ser encontrada nas feiras de Manaus nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Em geral, os frutos são consumidos na forma in natura a fruta tem sabor e aroma acentuado e marcante.

umari

Benefícios do umari para saúde:

1. Melhora a visão:

Existem dois antioxidantes que estão abundantemente presentes nele, nomeadamente a luteína e zeaxantina. Além disso, estes antioxidantes ajudam a melhorar a sua visão e prevenir a degeneração macular.

2. Ajuda a tratar infecções virais:

umari é rico em vitamina A, a deficiência de vitamina A pode levar à cegueira e aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa de cegueira em crianças.

3. Melhora o sistema digestivo:

A fibra acoplada no umari com consumo adequado atreves de líquidos, irá mover-se rapidamente através de seu sistema digestivo. Também contribui com para um bom funcionamento do sistema digestivo. Outros benefícios da fibras são a diminuição do risco de diabetes, doença cardíaca e obesidade.

4. Ajuda a tratar bronquite:

Além disso, a umari contém glicosídeos sulfurados, que têm efeito expectorante e podem ser úteis no tratamento da bronquite crônica e da tosse.

5. Ajuda a ter mais disposição:

As proteínas contidas no umari são componentes importantes que são feitos de aminoácidos essenciais para a energia do corpo. No entanto, as proteínas controlam muitas funções metabólicas no corpo e são componentes fundamentais para todas as células vivas.

6. Combate os radicais livres:

umari tem bastante vitamina E, que é conhecida como a vitamina da vida e da juventude, pois ela é uma das responsável pela neutralização dos radicais livres na pele. No entanto, os radicais livres são os principais responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento precoce. Além disso, deve ingerir, diariamente, cerca de 15 mg de vitamina E.

7. Rico em antioxidante:

Além disso, o umari contém uma boa quantidade de antioxidantes, que ajudam seu corpo a resistir aos efeitos nocivos dos radicais livres. Ele ajuda a combater os efeitos do envelhecimento, trazendo grandes benefícios para a saúde.

Outros Benefícios do Umari Para Saúde:

  • Possui antiartrítica ajudando, na diátese constitucional ocasionada por distúrbios da nutrição;
  • Ele é usado no tratamento da artrite reumatoide e outros tipos de artrites;
  • Reduzir o reumatismo;
  • diminuir os Problemas Intestinal;
  • Ajuda a tratar a disenteria;
  • Contra diarreia, a prender o intestino, aliviando este incômodo;
  • Aliviar as dores por todo corpo.
Sair da versão mobile